quarta-feira, 31 de agosto de 2011

DIA DO NUTRICIONISTA

O nutricionista é um profissional de saúde com formação generalista, humanista e crítica. Está capacitado para atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. Sua atuação contribui para a melhoria da qualidade de vida e deve ser pautada em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural do país.


Áreas de atuação
Alimentação Coletiva - Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), Alimentação Escolar e Alimentação do Trabalhador.
Nutrição Clínica - Hospitais, clínicas em geral, clínicas em hemodiálises, instituições de longa permanência para idosos e spa; ambulatórios; banco de leite humano (BLH); lactários/centrais de terapia nutricional; atendimento domiciliar.
Saúde Coletiva - Políticas e programas institucionais; atenção básica em saúde; vigilância em saúde.
Docência - Ensino, pesquisa e extensão (graduação e pós-graduação) e coordenação de cursos.
Indústria de Alimentos - Desenvolvimento de produtos.
Nutrição em Esportes - Clubes esportivos; academias e similares.
Marketing de Alimentos e Nutrição - Divulgar informações e materiais técnico-científicos acerca de produtos ou técnicas reconhecidas.


fonte - Wikipédia
31 de Agosto - Dia do Nutricionista
Poema da Nutricionista

Nutricionista não se apaixona...

alimenta sentimentos.


Nutricionista não faz exercício...
queima calorias.
Nutricionista não bebe...
lesa as células hepáticas.

Nutricionista não come doce...
ingere CHO de alto índice glicêmico.

Nutricionista não lava louça...
higieniza utensílios.

Nutricionista não faz comida...
ensina a comer.

Nutricionista não come kani...
ingere peixe sabor sirí.

Nutricionista não tem dor de estômago...
tem desconforto gástrico.
Nutricionista não toma remédio...
utiliza farmacos.

Nutricionista não tem desejos absurdos na gravidez...
tem picamalácia.

Nutricionista não tem IMC normal...
é eutrófica.

Nutricionista não é universitária...
é profissional em treinamento!!!!!!!!!!

Feliz Dia das Nutricionistas!

Fonte-  http://mensagensepoemas.uol.com.br/

UM GRANDE ABRAÇO A ESSE PROFISSIONAL DA SAÚDE!!
Fico feliz em saber que já tenho alunas formadas nesta área!!
Sucesso a todas!!
VALEU!
BIObjs - profe Lú

ATENÇÃO  GALERAAAAAA!!
Está chegando o  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 serão 180 testes e uma redação, divididos em dois dias de prova: 22 e 23 de outubro. Para auxiliar , aqui estão algumas dicas:



LEIAM:
- Administrar tempo e cansaço e treinar a redação estão entre lições de jovens que foram bem na avaliação e agora cursam as melhores universidades.
Nathalia Goulart

Todos concordam que o Enem é uma prova de resistência. "Em relação ao conteúdo, não o considero um exame de alto nível, se comparado aos vestibulares mais exigentes do país.
 Marcela Malheiro, de 17 anos.

Em outro ponto do Brasil, Guilherme Munhoz – que, graças ao desempenho do Enem 2010, foi aprovado para a carreira de biomedicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – orienta de forma semelhante os estudantes que farão o exame em outubro. "Digo sem medo de errar: coordenar o tempo é o grande desafio de qualquer candidato", diz Guilherme. "Não se pode investir muito tempo nas questões, especialmente naquelas que tratam de assuntos que o estudante não domina."

À administração do tempo, Mariana Cabride, de 18 anos, adiciona outra orientação.
"Os enunciados das questões são muito extensos, e não apenas na área de humanas:
em exatas e biológicas acontece o mesmo", diz.
 "É importante, por isso, manter a paciência e a concentração." De fato, textos de apoio e enunciados longos já são uma marca registrada do Enem.

A redação costuma ser o bicho-papão dos participantes. Compreender o tema proposto, refletir sobre a questão e construir uma argumentação clara e pertinente a respeito estão entre os maiores desafios dos estudantes. Poucos conseguem brilhar nesse quesito. Entre eles, está Nayara Neves Covo, de 17 anos. Ela obteve nota máxima na redação em 2010, 1.000 pontos, o que a ajudou a conquistar vaga no curso engenharia química da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). "A dissertação costuma ser a última prova a ser feita: é preciso mais uma vez administrar o cansaço e principalmente o tempo. A prática ajuda muito nessa tarefa", diz. Ou seja: é preciso treinar a redação várias vezes antes do dia da prova.

Cinco lições para participantes do Enem 2011

1. Redação
"Nos meses anteriores à realização da prova, fiz muitas redações. Mas só praticar não basta: é preciso rever os erros. Isso permitiu que eu identificasse minhas falhas, e não as repetisse. No dia do Enem, fiz uma redação clássica: não inventei nada. Abordei o tema proposto expondo minhas ideias de forma bastante clara. Como os temas quase sempre são ligados à cidadania, é possível recorrer a um repertório bastante abrangente para tratar deles. Ou seja, é possível escrever sobre muitas coisas dentro de um mesmo tema. Essa é a grande diferença do Enem para outros vestibulares."
Nayara Neves Covo, 17 anos

2. Ciências humanas
"Nada de decoreba. O segredo do Enem está na interpretação de texto. Na área de história, não é preciso decorar datas e eventos. Os textos costumam trazer essas informações. Nosso trabalho é nos concentrar na contextualização: para isso, basta ler atentamente tudo o que a prova traz. Qualquer erro de interpretação pode por tudo a perder. Já na área de geografia, os gráficos e tabelas dominam. Estar antenado com temas da atualidade, aqueles que dominam o noticiário, é uma ajuda valiosa. Geralmente, são tratados temas de importância nacional. É raro que questões regionais ganhem destaque."
Mariana Cabride, 18 anos

3. Ciências da natureza
"As questões desta área são conceituais e de raciocínio lógico e geralmente estão relacionadas ao cotidiano do aluno. A maior dificuldade é interpretar os textos introdutórios. Por isso, é preciso calma na hora da leitura – mas fique sempre atento ao tempo, que é bastante apertado no Enem. Combinar esses dois elementos, tranquilidade e agilidade, é o grande desafio da prova."

Marcela Malheiro Santos, 17 anos

4. Linguagens
"Toda a prova do Enem é marcada por textos de apoio. Especificamente no exame de língua portuguesa, isso ajuda bastante. Não raro, a resposta à questão está no próprio texto: basta saber interpretar corretamente as informações. Mesmo as questões de gramática oferecem subsídios para o estudante. Mesmo assim, é importante não descuidar dos conceitos. Apesar de o exame não definir uma lista de obras literárias que o candidato deve ler, literatura é um tema recorrente: questões sobre escolas e estilos sempre aparecem. Minha dica é: leia os livros da lista da Fuvest e Unicamp, que abrange diversos movimentos literários."
Marília Bueno, 18 anos

5. Matemática
"A prova não é um bicho de sete cabeças, como costumam pensar os vestibulandos. É um exame simples, que exige cálculos pouco elaborados. Além disso, dois temas distintos não costumam ser tratados em uma mesma questão, o que facilita bastante. No entanto, os enunciados extensos confundem e cansam o candidato. Para driblar esse obstáculo, aconselho o estudante a se concentrar nas questões que têm enunciados mais breves. Assim, você minimiza o risco de se perder nos textos, errar contas simples e ainda ficar cansado para resolver as operações que exigem muita atenção."
Guilherme Munhoz, 22 anos
 Fonte: Portal Veja

É ISSO AÍ GALERA!!! 
RESPIREM FUNDO E SE PREPAREM.... TÁ CHEGANDO A HORA!!
FIQUEM LIGADOS NAS NOTÍCIAS (ATUALIDADES) SOBRE TODAS AS ÁREAS!!!
É bom estar preparado para vencer mais uma batalha...rumo a conquista dos  sonhos!!
Estou aqui no apoio!!
valeu!!
biobjs - profe Lú

terça-feira, 30 de agosto de 2011

DESCUBRA: QUEM SÃO OS CARINHAS MARCADOS!!!!

DICAS: essa festinha aconteceu em uma tarde do Colégio Murialdo!!
Hoje os dois alunos marcadas são meus alunos no ensino médio!!
A cara deles continua (quase) a mesma!!!
Quem são esses carinhas??
estou aguardando respostas!!
valeu!!
biobjs - profe lú

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

DIA NACIONAL DO COMBATE AO FUMO


 CAIA FORA DESSE VÍCIO!!
O cigarro só traz prejuízos para a sua saúde, para o seu bolso e para a sua família! 
Se você não fuma, ajude quem quer parar e pegue no pé dos amigos Fumantes! 


"Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer".

Vale a pena preservar a nossa saúde!!
Você pode...você  consegue!!
valeu!!
biobjs-profe- Lú

8 Rs da sustentabilidade

GALERA QUERO COMPARTILHAR COM VOCÊS:

1 - Refletir: Lembre-se de que qualquer ato de consumo causa impactos do consumo no planeta. Procure potencializar os impactos positivos e minimizar os negativos;
2- Reduzir: Exagere no carinho e no amor, mas evite desperdícios de produtos, serviços, água e energia;
3- Reutilizar: Use até o fim, não compre novo por impulso. Invente, inove, use de outra maneira. Talvez vire brinquedo, talvez um enfeite, talvez um adereço;
4 - Reciclar: Mais de 800 mil famílias vivem da reciclagem hoje no Brasil, quer fazer o bem? Separe em casa o lixo sujo do limpo. Só descarte na coleta comum o sujo. Entregue o limpo na reciclagem ou para o catador;
5 - Respeitar: A si mesmo, o seu trabalho, as pessoas e o meio ambiente. As palavras mágicas sempre funcionam: “por favor” e “obrigado”;
6 - Reparar: Quebrou? Conserte. Brigou? Peça desculpas e também desculpe;
7 - Responsabilizar-se: Por você, pelos impactos bons e ruins de seus atos, pelas pessoas, por sua cidade;
8 - Repassar: As informações que você tiver e que ajudam na prática do consumo consciente. Retuite, reenvie e-mails.
Estou cumprindo o oitavo erre, repassando estas dicas.
 Faça o mesmo. 
Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/sustentavelnapratica/8-rs-sustentabilidade-300100_post.shtml


valeu!!
Vamos fazer a nossa parte!!
biobjs-profe Lú

domingo, 28 de agosto de 2011

CONTORNOS DE MAURO JOSÉ BETTIOL II



PLANTO UMA ÁRVORE PARA VOCÊ E PARA ESTE LAR QUE ENSINA,
PORQUE SEI QUE ISTO É UMA REZA PARA QUALQUER NATURALISTA 
É CLARO QUE ELA BROTA E NASCE POR UM ILUSIONISTA SONHADOR
É OBVIO QUE ELA NÃO ESTÁ ALI, 
MAS É MUITO BOM SABER QUE ELA ESTÁ LÁ FORA 
BRINCANDO DE SE OLHAR,
FILTRANDO VIDAS COM O SEU MANTO DE SOMBRAS PROTETORAS 
PARA ESTES PRIVILEGIADOS MENINOS QUE  ALI APRENDEM POR EXCELÊNCIAS.

Quanta sensibilidade!!!
Quanta inspiração!!
É certo que tem a mão divina nesta foto... 
Você olhou para frente e lá estava ela aguardando o seu "clic" 
Mauro 
Continue sempre com esse olhar...
apesar dos obstáculos... o caminho é belo!
Acredite tudo é possível!!!
Conte comigo!!!
valeu!
biobjs - profe Lú

sábado, 27 de agosto de 2011

BIOdica III - REUTILIZAR

Quebrei o cabo de uma caneca de porcelana que eu adorava..... 
ENTÃO...
BUSQUEI inspiração e....
aplique um dos 5Rs 
- REUTILIZAÇÃO - 
e  transformei a minha "caneca quebrada"  
CONFIRAM QUE BELEZA!!!
Olhe o que aconteceu  se transformou em um lindo VASO para flores...  ganhou um novo uso na decoração da minha cozinha!!

minha caneca com nova função

É por  isso que eu digo, tudo pode ser reutilizado e pode ter um novo uso, antes de ser descartado.






meu lindo vasinho de flores
INSPIREM-SE!!
OUTRAS SUGESTÃO QUE GARIMPEI NA INTERNET:

 VOCÊ PODE COLOCAR TEMPEROS OU FLORES .



LEGAL!!
QUANTA CRIATIVIDADE!!
CRIE VOCÊ TAMBÉM!!
VALEU!
BIObjs - profe Lú

Conversa sobre avaliação com Débora Ferreira

No sábado 28 de agosto, a profe Débora Stumpf Ferreira, conversou com os Profes do Murialdo Caxias sobre AVALIAÇÃO.
Avaliação pra que te quero?
Qual o papel da avaliação?
Avaliação diagnóstica...
Avaliação formativa...
Avaliação cumulativa....

profes: Claudia, Débora, Eu Lú, Marlei e Bety
Foi muito legal, trocar experiências com os colegas e ouvir as sábias palavras da profe Débora!!
Valeu!!
Biobjs - pprofe. Lú

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

LIXEIRAS NA ITÁLIA

GALERA CONFIRAM ESSAS  LIXEIRAS DA ITÁLIA!
Minha amiga profe Bet registrou os modelos das lixeiras na cidade de Veneza.
 OLHA SÓ, ALGUMAS IGUAIS ÀS NOSSAS. 
ACHO QUE ELES NOS "COPIARAM"... 
E TEM UMA INTERESSANTE QUE É PARA COLOCAR SAPATOS  E ROUPAS  PARA DOAÇÕES.... ( por aqui tô com medo de usarem como moradia, com roupa dentro!!!)

  


essa é para recolher doações de roupas 
Aqui em Caxias do Sul, nós estamos organizados em relação a coleta...
separação é que precisa  de mais colaboração...
A Codeca é quem faz o recolhimento do lixo na nossa cidade.
O

LIXEIRAS DE COLETA (lixo orgânico e seletivo) EM CAXIAS DO SUL

Eu faço a minha parte!!!
E você?
Valeu!!
BIObjs-profe. Lú






quinta-feira, 25 de agosto de 2011

BIOreflexão: VIVEMOS NUM SÓ PLANETA!

Todos os habitantes da Terra respiram o mesmo ar e bebem da mesma água: os ventos e as chuvas fazem com que a água e o ar circulem por todo o planeta.
O Consumidor Consciente sabe que, assim como cada árvore, cada um de nós participa deste equilíbrio climático e
deve colaborar para a sua manutenção.

A questão é de consciência e
decisão. Juntos, teremos mais vontade,
mais determinação para
começaremos a mudar nosso mundo,
para melhor!
Seja um consumidor consciente!
valeu!!
biobjs - profe lú





O Carbono é um mau elemento?



A peça, na imagem acima, também está em algumas revistas impressas da
 Editora Abril que fazem parte do Movimento.
 Ela faz parte de uma nova campanha do Planeta Sustentável voltada para o desenvolvimento sustentável e a “Nova Economia”, 
na qual o carbono é ponto central.
“O carbono é base da vida, elemento central dos processos orgânicos. 
O malvado não é ele, mas os usos que dele fazemos. 
Jogado na atmosfera, gera aquecimento pelo efeito estufa, 
levando a transformações sistêmicas dramáticas no planeta, 
como a acidificação dos oceanos e 
seus impactos profundos sobre a vida marítima, 
da qual tanto dependemos”, diz Dowbor (conselheiro do Planeta Sustentável).
Ele cita um estudo da Harvard Medical School, 
publicado na edição de maio da revista científica New Scientist, 
que mostra que os custos para a sociedade americana, 
sob a forma de tratamentos de saúde, 
 recuperação ambiental e  outras consequências,
 representam em média mil dólares por pessoa.

Temos  que rever as nossas atitudes... unir: a população, as empresas e os países com os seus governantes - todos somos responsáveis!!! 
valeu!!
biobjs-porfe Lú



terça-feira, 23 de agosto de 2011

Plantando Sementes de Girassóis

Confiram o que a galerinha dos 3º anos - Ens. Fundamental do Colégio Murialdo  acabou de fazer!!
alunos com a profe Fabiane
alunos com a profe Lélida
alunos com a profe Fernanda
Com o objetivo de observar passo a passo o desenvolvimento de uma plantinha a partir do plantio e do cultivo de uma em sala de aula, os alunos dos 3º anos - Ens. Fund. realizaram uma tarde muito especial: 
Cada aluno ficou responsável de trazer a sua garrafa Pet transformada 
 em um vasinho e as profes de trazerem  terra fofa e sementes de girassóis.
Assim, cada aluno realizou o seu plantio.
 Junto com as sementinhas, também foram colocados na terra 
muitos sentimentos bons, como o amor e o carinho. 
Pois, as plantinhas também necessitam disso para crescerem.
Elas ficarão na sala de aula e todos os dias serão regadas, 
até o momento que serão replantadas em outro lugar.
 As profes estão pensando no Parquinho do Colégio.
Também, cada aluno confeccionou o "Diário de uma Plantinha", 
onde diariamente são feitos registros de como está o 
seu desenvolvimento.
É preciso preservar o Meio Ambiente, ele está em nossas mãos!


Abaixo alguns registros que as profes fizeram dos seu aluninhos:









Parabéns 3º anos!! 
Essas pequenas atitudes formam cidadãos melhores!!
e Parabéns pela iniciativa dessas profes maravilhosas!!
e que venha logo essa Primavera!!!!
valeu!!
biobjs-porfe Lú

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

PIRÂMIDE ALIMENTAR

 A Pirâmide Alimentar pode ser o seu guia para uma dieta equilibrada e alimentação saudável. Ela foi desenvolvida pelo departamento de agricultura americano e oferece orientações simples e fáceis para você escolher seu cardápio. Mostrar de forma clara e objetiva como alcançar as necessidades de calorias e nutrientes da população utilizando seus alimentos habituais, tornando-a assim, prática e flexível.

Beta, Gio, EU e Mari - junto com a nossa pirâmide
Os 4 grupos da Pirâmide Alimentar:
Energéticos-  Pães, massas, batatas, arroz, entre outros, são alimentos ricos em carboidratos. Os carboidratos têm como principal função fornecer energia ao nosso corpo.

Reguladores-  vegetais e o outro por frutas com alto teor de vitaminas e minerais. As frutas e verduras também são boas fontes de fibras dietéticas mas essas são diferentes das fibras contidas nos cereais integrais.

Construtores-  o grupo do leite e seus derivados, o grupo das carnes e o grupo das leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico,...) e oleaginosas (castanha, nozes, amendoim,..). Ambos os grupos estão compostos por alimentos ricos em proteínas. Cada proteína é formada por vários aminoácidos. As proteínas desempenham uma função construtora no nosso organismo, traduzindo, dependem das proteínas a formação das unhas, cabelos, regeneração e formação da pele, formação de hormônios. 

Energéticos Extras
No topo da pirâmide estão os açúcares (carboidratos simples), os óleos e gorduras. Como podemos observar eles ocupam só a pontinha da pirâmide, portanto devem ser ingeridos em pouca quantidade durante o dia. Mas não corte radicalmente as gorduras da sua alimentação, elas participam da formação das nossas células, na formação de hormônios. 60% do nosso cérebro é gordura! 


Abaixo está a  formatação da nova pirâmide alimentar:
A nova pirâmide alimentar, proposta pelo Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, tem como base os exercícios físicos e o controle de peso. O novo modelo coloca os carboidratos complexos no topo da pirâmide, entre outras modificações. Confiram....

Você é o que você come!
Vamos cuidar da nossa alimentação!
O nosso organismo agradece.
valeu......biobjs - profe. Lú

Biodica II - Sacos plásticos viram galochas de chuva ecológicas


Galochas estão ganhando agora uma função ecológica. 
Coloridas, com estampas ou não, as botas de chuva fizeram enorme sucesso e são funcionais, ótimas para proteger os pés 
em dias chuvosos. Com base nessa funcionalidade, 
o designer Louie Rigano criou um novo conceito moderno
 e fashion reutilizando sacos plásticos. 
A ideia ajuda a combater o problema ambiental 
dessas sacolas, que depois de descartadas levam 
mais de cem anos para entrar em decomposição.
Segundo matéria publicada no site Coletivo Verde, o processo começa com a prensagem dos sacos plásticos. O resultado são folhas plásticas, entre as quais são inseridos gases que 
permitem a costura da bota. 
A coleta e as estampas do material são feitas por 
catadores de lixo argentinos, o que acaba criando
 oportunidades e uma pequena fonte de renda que 
pode ajudar muito no final das contas. 

É isso aí!!! tem muita gente fazendo coisa boas para os seres humanos e para o Planeta!!
e você? 
Junte-se a nós!!!
juntos somos mais fortes!!
valeu!
biobjs-profe. Lú


domingo, 21 de agosto de 2011