quinta-feira, 7 de julho de 2016

QUELÔNIOS - como identificar o sexo das tartarugas?!?

                  Se você tem uma tartaruga de estimação, é bom saber se ela é macho ou fêmea. No entanto, ao contrário dos mamíferos, a tartaruga não tem genitália externa. Por isso, é mais difícil saber o seu sexo, mas não impossível. As diferenças entre as tartarugas macho e fêmea são sutis e mais fáceis de perceber se houver uma de cada sexo para serem comparadas.                        Caso só tenha uma, procure o máximo de pistas possíveis para conseguir descobrir.

Método 1 de 2: Examinando o casco da tartaruga

  1. Olhe o casco da tartaruga. O casco ou carapaça dos machos é ligeiramente diferente do das fêmeas. O da fêmea adulta é um pouco mais comprido.[1]
    • Este método é limitado, pois é necessário que a tartaruga esteja completamente desenvolvida para que se descubra o seu sexo. Você pode achar que a tartaruga é do sexo masculino por seu tamanho menor, quando na verdade ela ainda está crescendo.
    • Além disso, pode haver certa indefinição se houver um macho grande e uma fêmea pequena, por isso não se pode definir o gênero apenas com base no tamanho do casco.
  2. Examine o plastrão da tartaruga. A parte inferior do casco, que equivale à barriga da tartaruga, é chamada de plastrão. Pegue a tartaruga com cuidado para verificar o local. Ela não gosta de ser manuseada e pode tentar morder, portanto segure-a pela extremidade da cauda, para que ela não o alcance. Gire-a cuidadosamente, para que possa ver a parte inferior. No macho o plastrão é ligeiramente côncavo (curvado para dentro), enquanto na fêmea ele é plano.[2]
    • O plastrão côncavo do macho permite que ele se encaixe sobre o casco da fêmea durante o acasalamento, sem que ele escorregue.
    • O plastrão reto da fêmea oferece mais espaço interno para o crescimento dos ovos.
  3. Reconheça uma tartaruga pelo corte da cauda. As tartarugas macho costumam ter um pequeno "V", ou entalhe, na parte de trás da carapaça. Isto serve para acomodar a cauda durante o acasalamento. Caso contrário, a cauda poderia ser esmagada pelo próprio casco.[3]
  4. Procure por pistas específicas da espécie. Algumas espécies de tartarugas têm características externas específicas para cada gênero. As que podem revelar o sexo através da cor do animal são:
    • Terrapene Ornata: em 90% dos casos, o macho da tartaruga Terrapene Ornata tem a íris de cor vermelha ou laranja, enquanto que a fêmea tem a íris marrom ou amarela. Além disso, a fêmea costuma ter um casco com uma cúpula maior e mais arredondada, ao passo que o macho tem uma estrutura menor, com uma aparência mais oval ou alongada.
    • Chrysemys picta ou tartaruga pintada: se o ventre da tartaruga tiver coloração azul, é um macho. Se não tiver esta cor, é fêmea.

Método 2 de 2: Verificando os detalhes

  1. Examine as garras da tartaruga. O macho usa suas garras durante o ritual do acasalamento. Ele também pode usá-las para lutar, reivindicar e defender seu território. Portanto, as garras das patas dianteiras do macho são mais longas do que das fêmeas. Como já foi dito, isto fica mais evidente quando se compara tartarugas de ambos os sexos.[4]
    • A espécie Tartaruga-do-ouvido-vermelho exibe uma diferença pronunciada entre as garras dianteiras do macho e da fêmea.
  2. Examine a cloaca. Ambos os sexos têm uma abertura na parte inferior da cauda. Esta abertura é a cloaca, que possui uma localização um pouco diferente dependendo do sexo.[5]
    • A cloaca da fêmea é mais arredondada e com um formato de estrela. Ela se localiza na junção da cauda com o corpo, quase escondida dentro do casco.
    • A cloaca do macho é mais comprida e parecida com uma fenda. Ela fica no último terço da cauda, em direção à ponta.
  3. Identifique o tamanho da cauda da tartaruga. Os órgãos genitais do macho ficam dentro da cauda, e para acomodá-los a cauda é mais comprida e grossa que a da fêmea. A da fêmea é mais curta e mais fina.[6]
    • Saiba que pode haver uma confusão entre machos e fêmeas de tamanhos parecidos, portanto, isso pode servir como uma dica, mas não é um método infalível.
  4. Observe vários sinais e tire uma conclusão. A melhor abordagem é usar uma combinação dos passos sugeridos acima para descobrir o gênero mais provável da tartaruga. Lembre-se de que alguns métodos são menos confiáveis do que outros. Se todos os sinais apontarem para uma direção, então é mais provável que você tenha definido o sexo com precisão. No entanto, se os sinais forem mistos, talvez seja melhor levá-la a um veterinário para ter certeza.[7]
    • Se você não tiver certeza, espere até que ela fique mais velha e tente novamente. É extremamente difícil saber o sexo da tartaruga bebê.
    • Saiba que pode ser preciso esperar anos até que sua tartaruga esteja totalmente crescida e possa determinar o sexo de forma eficaz.

fonte - sites da internet.

VALEU!! BIObjs
PROFE LÚ