Páginas

domingo, 25 de novembro de 2012

TRANSGÊNICOS "INVENTADOS" PELAS TURMAS 301 & 302/2012

CRIAÇÃO DE UM SER TRANSGÊNICO

                   "Muito se tem falado sobre os transgênicos e praticamente todo mundo tem alguma opinião sobre o assunto. Mas, este tema não pode progredir na base do ser contra ou a favor, porque suas implicações são muito sérias. Nenhum cientista deixa de reconhecer o poder da tecnologia do DNA. O problema está em algumas de suas aplicações, implicações e incertezas. Isto envolve a natureza, a saúde humana e a economia." ("Revista Galileu", Nov/2003).

ATIVIDADE:
A BIOequipe irá criar um OGM (organismos geneticamente modificados) nas seguintes condições: 

1. Utilizar duas espécies de interesse – uma que doará o gene de interesse e a outra que irá incorporar o tal gene;

2. Fazer uma breve descrição das vantagens/benefícios do novo ser criado;

3. Nomear a nova espécie; (criar um novo nome);













GALERINHA CRIATIVA!!
VALEU!!
BIObjs- PROFE LÚ


sábado, 24 de novembro de 2012

Os FERAS da Bio da 301 & 302 - 3º Trimestre

Valeu pela dedicação e esforço!!!!
Aqui está a recompensa!!




Parabéns a todos ....&
 muito sucesso para o futuro!!
BIObjs - Profe Lú


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

AULA PRÁTICA - FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA - TURMAS: 201 & 202



É um  processo anaeróbio em que ocorre a produção de ATP, a partir de compostos orgânicos.. A fermentação envolve menores ganhos energéticos já que apenas se formam 2 moléculas de ATP por molécula de glicose.



A fermentação alcoólica é realizada por leveduras; - O ácido pirúvico é convertido em etanol e CO2.
Pão:- A fermentação é realizada pela levedura Saccharomyces cerevisiae e a temperatura favorável é de 27ºC. - A fermentação inicia-se com a adição das leveduras (fermento de padeiro) e termina quando o calor do forno as mata. O calor provoca a expansão do gás, a evaporação do álcool e dá estrutura ao pão.
Vinho: - A fermentação do açúcar de uvas é realizada por leveduras, principalmente do tipo Saccharomyces cerevisiae, que existem na casca das uvas.
Cerveja: - É fabricada com malte (grãos de cevada germinados e secos), outros materiais ricos em amido (como arroz, milho ou sorgo), lúpulo, água e leveduras  Saccharomyces cerevisiae ou S. carlsbergensis.


Aula Prática: Colocar o açúcar e o fermento (Saccharomyces cerevisiae) no copo e misturar bem. Adicionar água morna no copo e mexer. Com o uso do funil, colocar a mistura na garrafa pet. Por fim colocar na boca da garrafa o balão de aniversário. Aguardar a reação. 

HOUVE LIBERAÇÃO DE CO2 enchendo os balões!!!

EGISTROS DA AULAS COM OS ALUNOS DA 201 & 202
TURMA 201







TURMA 202







FOI UMA AULA MUITO PRODUTIVA!!
VALEU!!
BIObjs - PROFE LÚ

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Exercícios de revisão -Turmas: 101 - 102 - 103


 REVISÃO DE RELAÇÕES ECOLÓGICAS
LEIA COM ATENÇÃO E ANOTE O GABARITO - (10 QUESTÕES)
1)  Existe um pássaro que come os restos de alimentos que ficam retidos nos dentes do jacaré. Isto é um caso de:
a)parasitismo.
b)anabolismo.
c)predatismo.
d)esclavagismo.
e)comensalismo.

2)  Os liquens da tundra ártica constituem a principal fonte de alimento para renas e caribus durante o inverno. As substâncias orgânicas do alimento desses animais, portanto, são primariamente produzidas por um dos organismos componentes do líquen. Qual é esse organismo e que processo ele utiliza para produzir substâncias orgânicas?
a) um fungo; fermentação.
b) um fungo; fotossíntese.
c) um protozoário; fermentação.
d) uma alga; fotossíntese.
e)uma cianobactéria; quimiossíntese.

3)  Um gavião, que tem sob suas penas carrapatos e piolhos traz preso em suas garras um rato com pulgas em seus pêlos. Entre o rato e as pulgas, entre os carrapatos e os piolhos e entre o gavião e o rato existem relações interespecíficas denominadas, respectivamente:
a) inquilinismo, competição e predatismo.
b) predatismo, competição e parasitismo.
c) parasitismo, competição e predatismo.
d) parasitismo, inquilinismo e predatismo.
e) parasitismo, predatismo e competição.

4) O lobo-guará, uma espécie ameaçada de extinção, ocorre nas baixadas próximas a matas arbustivas no Rio Grande do Sul. Esse cão selvagem vive à beira de charcos, caçando pequenos roedores, aves e alguns invertebrados. Freqüentemente, abriga vermes em seus rins, que podem chegar a destruir tais órgãos, ocasionando a morte do animal.
O trecho acima trata de dois tipos de relações entre o lobo-guará e outros membros da comunidade. Essas relações são ... e ... podem ser classificadas, respectivamente, como ... e ... .
Assinale a alternativa que contém, na seqüência correta, as expressões que completam as lacunas da frase anterior:
a)interespecíficas e harmônicas; predatismo e parasitismo.
b)intra-específicas e desarmônicas; comensalismo e parasitismo.
c)interespecíficas e desarmônicas; predatismo e inquilinismo.
d)intra-específicas e harmônicas; comensalismo e inquilinismo.
e)interespecíficas e desarmônicas; predatismo e parasitismo.

5) No tubo digestivo de ruminantes, vivem bactérias produtoras de substâncias que participam da digestão da celulose ingerida por estes animais. Nesta situação, as bactérias obtêm a amônia, produzida no metabolismo das células dos ruminantes, e sintetizam os seus aminoácidos. A associação em questão é:
a)parasitismo.
b)mutualismo.
c)comensalismo.
d)sociedade.
e)amensalismo.

6)  Várias espécies de eucaliptos produzem substâncias que, dissolvidas pelas águas da chuva e transportadas dessa maneira ao solo, dificultam o crescimento de outros vegetais. Por essa razão, muitas florestas de eucaliptos no Brasil não possuem plantas herbáceas ou gramíneas à sua sombra. O fato descrito ilustra um exemplo de:
a)competição intra-específica.
b)mutualismo.
c)comensalismo.
d)predatismo.
e)amensalismo.

7) Qual dos seguintes pares de organismos apresenta uma relação de protocooperação?
a)paguro e anêmona.
b)boi e carrapato.
c)tubarão e rêmora.
d)orquídea e árvore.
e)homem e pulga.

8) Na Amazônia, as tartarugas, além de terem seus filhotes comidos pelas cobras, também podem sr vítimas das sanguessugas, que se fixam na sua pele ( geralmente nas patas ) para sugar-lhes o sangue. Neste caso, os tipos de relações ecológicas entre as cobras e as tartarugas, de um lado, e entre as sanguessugas e as tartarugas, de outro, são, respectivamente, chamados de:
a)predatismo e parasitismo.
b)comensalismo e predatismo.
c)parasitismo e simbiose.
d)simbiose e comensalismo.
e)predatismo e simbiose.


9)  Faça a associação entre duas colunas sobre o tipo de relação que cada indivíduo realiza:
Coluna A
Coluna B
I – micorriza               ( ) epifitismo
II – orquídea                  ( ) mutualismo
III – plasmódio         ( ) colônia
IV – piranha                   ( ) predatismo
V – coral                         ( ) parasitismo
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a)II, I, V, IV, III.
b)I, II, V, III, IV.
c)I, II, III, IV, V.
d)II, I, IV, V, III.
e)I, II, V, IV, III.

12) Considere as relações ecológicas e os pares de organismos enumerados abaixo:
I. parasitismo. II. mutualismo. III. comensalismo.IV. predatismo. 
a) tubarão x peixe-piloto.
b) cupim x protozoário.
c) árvore x pulgão. 
d) cobra x sapo. 
A associação correta é:
a)Ia, IIb, IIIc, IVd.
b)Ib, IIc, IIId, IVa.
c)Ic, IIb, IIIa, IVd.
d)Ic, IId, IIIa, IVb.
e)Id, IIa, IIIb, IVc.





RESULTADO!!

VEJA QUANTAS QUESTÕES VOCÊ ACERTOU:
Gabarito 
Questão 1 E
Questão 2 D
Questão 3 C
Questão 4 E
Questão 5 B
Questão 6 E
Questão 7 A
Questão 8 A
Questão 9 A
Questão 10 C

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

BIOideias criativas de reutilização - CAIXOTES DE MADEIRA

MESA DE CENTRO



PRATELEIRAS!!




CAIXA PARA REVISTAS!!




ESTANDE PARA BRINQUEDOS!!

FONTE - 

ADOREI ESSAS IDEIAS!!!
VALEU!!
BIObjs- PROFE LÚ

terça-feira, 6 de novembro de 2012