Páginas

terça-feira, 15 de outubro de 2013

AOS MESTRES COM CARINHO!!

Mestre não é só quem ensina; mas quem, 
de repente, aprende.
(Guimarães Rosa, escritor brasileiro)


E....PARA  INSPIRAR AÇÃO DEDICO ESSA 
LINDA OBRA A TODOS OS PROFESSORES!!
obra de Anderson Ferreira Lemes, nascido na cidade de Assis, usa o nome artístico de Alemão

Um dia um  mestre  disse: “o mais importante para o professor não é a hora e sim antes da hora”. Afirmando que existe uma grande preocupação em estar preparado para o momento do aprendizado.
  O aluno brincou  e disse como resposta: Professor, para o aluno o mais importante não é a hora e nem antes da hora. E sim depois da hora! Que é quando vamos embora!!
Na verdade, na vida ora somos professores e ora somos alunos! Temos nossas responsabilidades e engajamento com desenvolvimento de todos. Mas, somente podemos pensar desta forma porque vieram outros à nossa frente 
e prepararam este grande momento. 

Por isso, homenageio a todos meus Mestres sejam eles acadêmicos ou da escola da vida que vieram na frente e preparam este nosso tempo!!
Dedico também aos meus colegas que são professores como eu...e aos meus alunos e que sabe futuros colegas professores!!

Valeu!!
BIObjs - Profe Lú

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

FISÁLIS - fruto BIOdelicioso


           A fisális é um fruto que cresce protegido por um invólucro semelhante a um pequeno capuz. Os ingleses chamam-na de golden berry ou baga dourada.

               Em Portugal, já é comum, hoje em dia, encontrar uma ou duas fisális nos bolos de pastelaria, dando-lhes um toque decorativo.

                 Mas esta baga tem mais para dar além do mero papel decorativo. É especialmente rica em vitamina C, fornecendo 46 mg por 100 g, e atinge assim uma quantidade semelhante à da laranja (50 mg/100g). Reúne também excelentes níveis de fósforo e fibras (4,9 g/100 g), bem como de pró-vitamina A, o que identifica desde logo a sua riqueza em carotenóides, onde prevalece o β-caroteno, já explicados os seus benefícios, em rubricas anteriores, a propósito de outros frutos e legumes.

             A quercetina é o composto fenólico encontrado em maior quantidade na fisális. Este fitoquímico tem acção anti-inflamatória, anti-alérgica e anticancerígena, confirmadas por diferentes estudos. Da família de flavonóides estão ainda presentes, nas bagas de fisális, a miricetina e o kaempferol, conhecidos por exercer outros efeitos benéficos na saúde.

              As bagas douradas colhem-se entre os meses de setembro e outubro. Ficam maduras por esta altura e por isso tornam-se doces. Depois de entender a sua composição interior, que não se vê, mas a sua utilidade na prevenção das doenças e na manutenção do estado de saúde está lá, prove-as e depois tire as suas conclusões.

O texto Fisális: a baga dourada» foi publicado pela primeira vez no Stop Cancer Portugal


VALEU!!
BIObjs - Prof. Lú

domingo, 6 de outubro de 2013

Outubro Rosa - tela do artista plástico Fábio Balen

Todos juntos por uma única causa - Conscientização sobre o câncer de mama


obra feita pelo artista - FÁBIO BALEN



Valeu!!
BIObjs - Profe Lú

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Dia da natureza e dia de São Francisco de Assis

Segundo o dicionário, o termo "natureza" significa tudo aquilo que tem como característica fundamental o fato de ser natural, ou seja, o ambiente existente e que não tem intervenção humana. Mas nós sabemos que é muito mais que isso. E, sobretudo, sabemos o quão importante é a sua conservação. O motivo? 
Preservar a natureza é preservar o lugar em 
que todos nós vivemos. 
O nosso lar. 
A vida e todos os seres vivos. 
Feliz Dia Mundial da Natureza!


Oração a São Francisco de Assis

Sao Francisco de Assis e os Animais
São Francisco de Assis e os Animais
Senhor, fazei de mim um instrumento
 de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvida que eu leve a FÉ.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, 
que eu leve a Esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó, Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido; 
amar que ser amado...
Pois é dando que se recebe, 
é perdoando que se é perdoado e é 
morrendo que se vive para a vida eterna.
Amém.

Valeu!!
BIObjs - Profe Lú

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

câncer de mama

NINGUÉM MORRE PORQUE TEM CÂNCER, TODOS MORREM PORQUE ESTÃO VIVOS e isso só acontece quando Deus virar a última página da história de nossa vida, até lá, VAMOS VIVER!!


Carcinoma Ductal Invasivo

É o tipo mais comum de câncer de mama invasivo, representando aproximadamente 80% dos casos.

Ele se origina nas células dos ductos mamários (ductos por onde drena o leite durante a amamentação), mas já invadiu células adjacentes aos ductos quando diagnosticado. Tem a capacidade de invadir outros tecidos e crescer tanto localmente quanto se espalhar por via venosa e linfática.

Dentro de carcinoma ductal invasivo, existem subtipos de ocorrência relativamente rara, que somados perfazem menos de 10% dos casos. Estes subtipos, que podem aparecer no laudo da patologia, frequentemente estão associados a um comportamento menos agressivo da doença.

Os subtipos são:
Carcinoma tubular - Geralmente menos agressivo.
Carcinoma medular - Geralmente afeta mulheres mais jovens, pode estar associado a mutações predisponentes ao câncer.
Carcinoma mucinoso - Geralmente acomete mulheres após a menopausa, associado a melhor prognóstico.
Carcinoma papilífero - Frequentemente associado ao carcinoma ductal in situ, geralmente de bom prognóstico.
Carcinoma cribiforme - Geralmente de bom prognóstico.


O carcinoma ductal invasivo tem de ser caracterizado quanto à presença e quantidade de receptores hormonais (receptor de estrógeno e progesterona) na superfície das células, além do grau de expressão da proteína Her-2. Esta caracterização é feita pela técnica denominada imunohistoquímica.

Em relação à caracterização da proteína Her-2, pode se fazer necessário um teste adicional, denominado FISH, que consiste em um teste molecular para se ter certeza em relação à expressão de Her-2. A importância do resultado da pesquisa de receptores hormonais e Her-2 está relacionada ao prognóstico, assim como à possibilidade de se utilizar terapias-alvo no tratamento.

Carcinoma Lobular Invasivo

É o segundo tipo mais comum de câncer de mama, representando aproximadamente 10% dos casos.

Ele nasce nos lobos mamários (local da produção do leite, que drena pelos ductos), mas já invadiu células adjacentes quando diagnosticado. Tem a capacidade de invadir outros tecidos e crescer localmente ou se espalhar por via venosa e linfática.

Existem subtipos do carcinoma lobular invasivo, que podem ser classificados de acordo com o padrão do conjunto das células cancerosas (sólido, alveolar, tubulolobular) ou do aspecto das células malignas (pleomórfico, células em anel de sinete).

O carcinoma lobular invasivo tem de ser caracterizado quanto à presença e quantidade de receptores hormonais (receptor de estrógeno e progesterona) na superfície das células, além do grau de expressão da proteína Her-2 (muito raramente existe aumento da expressão de Her-2).

Esta caracterização é feita pela imunohistoquímica. Em relação à caracterização da proteína Her-2, pode se fazer necessário o teste adicional FISH.

Carcinoma Ductal in Situ (CDIS)

É o tipo mais comum de câncer de mama não invasivo.

Ele se origina nas células dos ductos mamários e, por ocasião do diagnóstico, ainda não invadiu células adjacentes aos ductos. Desde que operado quando ainda é in situ, ele não tem a capacidade de invadir outros tecidos nem de se espalhar. O CDIS nunca é fatal, mas indica um risco aumentado de a paciente desenvolver uma forma invasiva de câncer, que poderia vir a ser letal.

O carcinoma ductal in situ tem de ser caracterizado quanto à presença e quantidade de receptores hormonais (receptor de estrógeno e progesterona) na superfície das células. Esta caracterização é feita pela imunohistoquímica, e determina se será benéfico utilizar hormonioterapia como parte da prevenção de um novo tumor.

Carcinoma Lobular in Situ (CLIS)

O carcinoma lobular in situ consiste no crescimento anormal de células dos lobos, que indicam um risco maior de a paciente desenvolver formas invasivas de câncer de mama. Por não ser de fato um câncer, apenas um indicativo de risco de câncer, ele é denominado às vezes de neoplasia lobular in situ.

Ele se origina nas células dos lobos mamários e, por ocasião do diagnóstico, não há sinais de que tenha invadido células adjacentes. É frequente o comprometimento de diversos lobos pela doença, o que se chama de multifocalidade. O CLIS não tem a capacidade de invadir outros tecidos, nem de se espalhar por via venosa ou linfática.

O CLIS nunca é fatal, mas indica um risco aumentado de a paciente desenvolver uma forma invasiva de câncer.

O carcinoma lobular in situ tem de ser caracterizado quanto à presença e quantidade de receptores hormonais (receptor de estrógeno e progesterona) na superfície das células, e geralmente esta pesquisa resulta positiva. Esta caracterização é feita pela imunohistoquímica.

O CLIS é diagnosticado frequentemente antes da menopausa, é de difícil visualização na mamografia, e sendo apenas um indicativo de risco futuro de aparecimento de um câncer, a mulher com este diagnóstico tem tempo para discutir as opções terapêuticas com o mastologista.

Câncer de Mama Inflamatório

Câncer inflamatório da mama é uma apresentação rara, mas agressiva do câncer.

A paciente se apresenta com vermelhidão e inchaço da pele da mama, aumento da temperatura local, frequentemente sem uma massa ou nódulo palpáveis. O mamilo pode estar invertido, e frequentemente os gânglios na axila podem aumentar de tamanho.

Ele ocorre, geralmente, em mulheres mais jovens que a média dos outros tipos de câncer. O carcinoma inflamatório tem de ser caracterizado quanto à presença e quantidade de receptores hormonais (receptor de estrógeno e progesterona) na superfície das células, além do grau de expressão da proteína Her-2. Geralmente resultam negativos.

Esta caracterização é feita pela imunohistoquímica e o teste FISH.

Câncer de Mama no Homem

Embora raro, o câncer de mama pode, sim, afetar os homens, representando, no entanto, menos de 1% do total de casos. O câncer de mama nos homens é diagnosticado com base em uma alteração, geralmente notada pelo próprio paciente, já que não existe rastreamento de câncer de mama em homens.

Quando é notada uma alteração suspeita, o homem pode sim ser submetido a mamografia, ultrassom e biópsias tal como ocorre com as mulheres.

Devido à falta de rastreamento, casos de câncer de mama em homens acabam sendo diagnosticados, em média, mais tarde que em mulheres (com a doença um pouco mais avançada). Como uma alteração na mama somente passa a ser suspeita em função de crescimento, tumores detectados em homens, geralmente são aqueles mais agressivos, ou seja, carcinomas invasivos.

Os tipos de tumor podem ser os mesmos descritos acima para as mulheres, com preponderância para carcinoma ductal invasivo.

Quando o homem nota alguma alteração na mama, como nódulo palpável, dor, inchaço, vermelhidão, saída de secreção pelo mamilo ou outro sintoma atípico, ele deve procurar um mastologista ou oncologista.

Doença de Paget

A doença de Paget se apresenta com células cancerosas no mamilo, frequentemente causando irritação local, descamação, prurido e vermelhidão.

Na grande maioria dos casos, este diagnóstico está associado à presença de carcinoma ductal in situou a uma forma invasiva de câncer em algum outro local da mama.

Câncer de Mama Recidivado e Metastático

O câncer de mama invasivo pode invadir tecidos adjacentes, ou disseminar-se por vasos linfáticos ou venosos.

Quando é feito o tratamento cirúrgico existe o risco de que sobrem algumas células no local de onde foi ressecado o tumor, podendo, nestes casos, ocorrer posteriormente uma recidiva local. Da mesma maneira, podem sobrar algumas células malignas nos vasos linfáticos ou nas veias, o que permitiria uma recidiva regional (por exemplo, nos vasos linfáticos e gânglios da axila) ou à distância (denominado metástase).

As metastáticas podem ocorrer, potencialmente, em qualquer local do corpo, às vezes em mais de um local. Os órgãos mais acometidos são ossos, fígado, pulmões, gânglios e cérebro.
Na grande maioria dos casos, para estabelecer um diagnóstico de câncer de mama recidivado ou metastático, é necessária uma biópsia de uma das lesões suspeitas, e confirmação pelo patologista de que se trata de fato de tecido tumoral com origem na mama.
Esta identificação do tecido como tendo origem em um câncer da mama é feita por uma técnica denominada de imunohistoquímica, que pesquisa determinadas proteínas características de câncer de mama.


fonte: Acesse   -   http://bit.ly/1bmyxky   - para conhecer os sinais e sintomas da doença, descobrir como é feito o diagnóstico e se informar sobre tratamentos disponíveis.
Valeu!!
BIObjs - Profe Lú 

terça-feira, 1 de outubro de 2013

OUTUBRO ROSA

Hoje, o câncer de mama mata
 cerca de 32 mulheres por dia em nosso país




O IMAMA - Instituto da Mama do RS está contando os dias para o início do Movimento Outubro Rosa 2013. A ação tem como objetivo colaborar para a diminuição das taxas de mortalidade do câncer de mama no RS e alertar para a importância do diagnóstico precoce da doença, ao incentivar a iluminação na cor rosa de casas, edifícios e prédios históricos. Hoje, o câncer de mama mata cerca de 32 mulheres por dia em nosso país, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). E a Capital dos gaúchos, infelizmente, segue líder entre as capitais brasileiras nesse ranking, com números elevados da doença. Já o Rio Grande do Sul continua sendo o segundo estado brasileiro com maior incidência da neoplasia.

Por esse motivo, colaboradores e voluntários do IMAMA estão organizando uma programação intensa de atividades para esse mês de outubro, que inclui um quiosque de vendas no Moinhos Shopping, palestras abertas ao público e festa para o público jovem. Também estão sendo planejadas ações de flashmob (aglomeração instantânea) e de pedágio em favor da causa rosa (ou pink-stop).

Doe seu email

A campanha “Doe seu email e ajude o IMAMA” também seguirá ampliando o número de parceiros e apoiadores. A ação tem como objetivo a sustentabilidade do Instituto da Mama do RS. O internauta que autorizar o uso do endereço eletrônico receberá e-mails marketing de empresas parceiras da entidade. A cada mensagem que o usuário abrir e clicar na tela, o IMAMA recebe R$ 0,50. As mensagens serão identificadas e cada empresa apoiadora poderá enviar apenas um e-mail por mês aos cadastrados na campanha.

Vale ressaltar que as entidades públicas e/ou privadas que também quiserem contribuir para a sensibilização de mulheres e homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama no RS ainda podem aderir à campanha ou ao Movimento Outubro Rosa. Basta entrar em contato com o Instituto (contato@imama.org.br).

O Tempo Corre Contra

O Movimento acontece, paralelamente, em diversos estados brasileiros por meio do trabalho da FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama e suas Associadas, sendo presidida pelo IMAMA. Nesse ano, a campanha defendida pela FEMAMA é "O Tempo Corre Contra”, uma vez que o paciente de câncer de mama precisa receber um tratamento qualificado e rápido, o que está assegurado pela Lei 12.732/12. Esta obriga que o Sistema Único de Saúde (SUS) inicie o tratamento contra o câncer em até 60 dias após o diagnóstico da doença.

IMAMA - O IMAMA é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida pelo Ministério da Justiça como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que atua diretamente nos processos de educação, reabilitação, articulação e mobilização social em favor da saúde da mama. Outras informações no site www.imama.org.br ou pelo telefone (51) 3264-3000 ou 3222.0318.


Autor: Carolina Grossini 
Fonte: Usina de Notícias 

VALEU!!
BIObjs- PROFE LÚ