Páginas

domingo, 19 de novembro de 2017

ECOTELHADOS EM CASINHAS DE CACHORROS

BIOresumo  

Projeto de ECOTELHADOS para casinhas de cachorros!! 
(BIOinspirações para fazer nas casas dos humanos)
Os telhados verdes proporcionam muitos benefícios, como: Aumento da biodiversidade; redução da velocidade de escoamento da água da chuva na fonte (telhado); aumento da retenção da água da chuva na fonte (drenagem urbana); limpeza da água pluvial, contribuindo para redução da poluição; redução da emissão de carbono, atenuante da poluição do ar; diminuição da temperatura do micro e macro ambiente externo; conforto térmico e acústico para ambientes internos....
Quem sabe no futuro tenhamos muitas casas com ecotelhados!!
Segue fotos transbordando de amor e muita alegria.... 
sorrisos de quem fez a casinha, sorrisos de quem adotou os cães, sorrisos de pessoas voluntárias.... enfim quero registrar o meu encantamento por todas as pessoinhas que contribuíram na construção das casinhas - foi um super trabalho de equipe: pais, mães, filhos ...todos colocaram a mão na massa, na terra, nas madeiras, na tinta.... não tenho palavras para descrever a emoção do dia de hoje!!!

....e que venham novos projetos, novos sorrisos, novas histórias e novos alunos ... 
(me sentindo BIOórfão!!!)

BIOobrigada terceirões por me fazer sentir todo esse amor pelo próximo, pelos animais, pelas plantas.... por me fazer acreditar que a educação muda o mundo, muda as pessoas e que não estamos sozinhos!!! 



























































BIOparabéns a todos os alunos do 3ºano !!
Nosso projeto ECOtelhados com adoção de cães foi um sucesso!! 
BIOemocionada e BIOorgulhosa de todos!! 
BIOgratidão!!
 Valeu pela parceria ONG Help vira latas!! 

BIObjs - Profe Lú







sábado, 18 de novembro de 2017

Projeto de casinhas ecológicas consegue lar para cinco cães em Caxias do Sul

Final feliz18/11/2017 | 14h01Atualizada em 18/11/2017 | 14h01
Projeto de casinhas ecológicas consegue lar para cinco cães em Caxias do Sul

Feira de adoções foi uma parceria entre o Colégio Murialdo e a ONG Help Vira-Latas




O sábado começou mais feliz para cinco cães de Caxias do Sul. Os bichinhos ganharam um novo lar na EcoFest, feira que apresentou projetos dos alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Murialdo. 
A primeira sortuda do dia foi a filhote Meg. Agora, a mascote parte da família da aluna do quarto ano Gabriella Ferrer Linberger.
— Ficamos muito felizes. Ela adora cachorros, queria até adotar dois — afirma a supervisora Isabela Ferrer, mãe de Gabriella. 
Além dos cãezinhos da ONG Help Vira-Latas, as famílias que fizeram a adoção ganharam casinhas ecológicas para os novos membros da família. As pequenas moradias, cujos telhados são compostos por plantas que armazenam as águas da chuvas e possuem um sistema de vazão para evitar o alagamento do interior das estruturas, fazem parte do projeto Ecotelhados desenvolvido pela escola.
A estudante Eduarda Harter, 15 anos, soube do evento pelo Facebook. A adolescente, moradora do bairro Desvio Rizzo, conta que  convidou a mãe para ir até a feira e garantiu um novo lar para Holly, de dois anos, sua primeira cachorrinha.

— Eu sempre quis ter cachorro, mas não dava por causa do espaço. Estou gostando muito de ter adotado — afirma garota. 
Além de Meg e Holly, outros três cães foram adotados durante a EcoFest. 
 — Foi um sucesso — resume a professora de Biologia Luciana Gecchelin Santini


http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2017/11/projeto-de-casinhas-ecologicas-consegue-lar-para-cinco-caes-em-caxias-do-sul-10018361.html

REALMENTE FOI UM SUCESSO!!
FOI EMOCIONANTE VER AS ADOÇÕES ACONTECENDO!!

BIOorgulhosa desse projeto e dos meus 
alunos que abraçaram a ideia!!

VALEU!!
BIObjs - Profe Lú

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Ação promove adoção de cães e doação de casinhas ecológicas, em Caxias do Sul

segue reportagem do jornal PIONEIRO

Ação promove adoção de cães e doação de casinhas ecológicas, em Caxias do Sul


Atividade ocorre no Colégio Murialdo das 9h30min às 11h de sábado

Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Já pensou adotar um cãozinho e ganhar uma casinha? A oportunidade pode ser agora. Alunos do 3º ano do Colégio Murialdo apresentam à comunidade neste sábado o projeto Ecotelhados, desenvolvido  por cerca de 100 estudantes ao longo do ano letivo. A iniciativa, proposta pela professora de Biologia Luciana Gecchelin Santini, consiste na confecção de casinhas ecológicas para cachorros, cujos telhados são compostos por plantas que armazenam as águas da chuvas e possuem um sistema de vazão para evitar o alagamento do interior das estruturas. Vinte e uma casinhas estarão expostas durante a EcoFest, feira que apresenta projetos de alunos do 3º ano do Ensino Médio da instituição.
Neste ano, no entanto, a professora foi além. Durante o evento, haverá cães para adoção por meio de uma parceria com a ONG Help Vira-Latas. E quem adotar os bichinhos, levará uma das casinhas produzidas no projeto. 
— Haverá uma entrevista com interessados em adotar para garantirmos que o ato não será feito no impulso. Esperamos que dê certo a ação para inspirar outras iniciativas como essa — afirma a representante da ONG, Marina Manfro.
Para alunos que se envolveram no projeto, além da satisfação em elaborar as pequenas construções, a promoção das adoções eleva o valor da dedicação na atividade:
— Me envolvo com a causa animal há cerca de três anos e sei como é difícil demonstrarmos às pessoas a importância desse ato. Portanto, incentivar esse gesto no ambiente escolar certamente ajuda a conscientizar crianças e adultos — afirma a estudante Isadora Calixto Argenta, 17 anos.
— Muito legal saber que nossas casinhas vão servir de lar para os cães. Esse projeto não só me empolgou, como também a minha própria família ajudou. Inclusive meu ajudou a construir uma delas (das casinhas) — relata a aluna Micheli Pierozan, 17 anos.
Interessados em adotar um cãozinho e ganhar uma casinha podem comparecer ao Colégio Murialdo das 9h30min às 11h deste sábado. 
http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2017/11/acao-promove-adocao-de-caes-e-doacao-de-casinhas-ecologicas-em-caxias-do-sul-10017679.html


MEUS ALUNOS CAPRICHARAM NAS CASINHAS ECOLÓGICAS!!!
BIOamo tudo isso!!

Valeu!!
BIObjs - Profe Lú

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

GABARITO PARA AS TURMAS 301 - 302 - 303 - ECOLOGIA RELAÇÕES ECOLÓGICAS & CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

GABARITO  CAP 22 - VOL 11 -

Resultado de imagem para ECOLOGIA
RELAÇÕES ECOLÓGICAS 
&
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

Imagem relacionada

RELAÇÕES ECOLÓGICAS - P.25

10.  CONCEITOS ESTÃO NO CADERNO DE AULA.

11. D

12.E

13. C 

14. =9 (1+8)

15. C

16. C

17. D

18. A

19. A

20. D

21. D

22. D

23.   2-2 & 4-4

24.
0-0  - É predadora possuem população menor que as suas presas.
1-1 - a tendência da população A cessar o seu crescimento e, em seguida reduzir o numero de indivíduos.
3-3 - a relação é de predatismo e não de simbiose.

25. C


        CICLOS BIOGEOQUÍMICOS - P.29
Resultado de imagem para ciclos biogeoquimicos

Resultado de imagem para ciclos biogeoquimicos

26.  B

27. SOMAR: 1+2+8+16= 27

28.  A retirada da cobertura vegetal implicaria a diminuição da transpiração, o que reduziria a umidade relativa do ar. Assim, ficaria alterado o regime de chuvas, diminuindo a precipitação e, portanto, a vazão dos rios. Menor quantidade de água nos rios resulta em menor geração de energia por usinas hidrelétricas.

29.D

30. SOMAR : 1+8 +16= 25

31. A

32. AS CIANOBACTÉRIAS, POIS REALIZAM FOTOSSÍNTESE e  RESPIRAÇÃO CELULAR.

33.E

34. A

35.D

36.SOMAR : 1+2+4+8+16 = 31

37. B


BONS ESTUDOS!!
BOA PROVA!!
BIObjs lú