Páginas

domingo, 30 de junho de 2019

SALVE AS ABELHAS

A imagem pode conter: texto

SALVE AS ABELHAS!!
 
🐝
 
A imagem pode conter: flor, texto, natureza e atividades ao ar livre
MAIS alimentos orgânicos 
MENOS agrotóxicos!! 
Bora plantar !!

A imagem pode conter: flor, texto e natureza

A imagem pode conter: texto

VAMOS REPENSAR AS NOSSAS ATITUDES!!


Valeu!!
BIObjs da BIOlú

sexta-feira, 28 de junho de 2019

BIOrevisão para a prova 1 - cap 18 & 19 - Reino Plantae e Histologia Vegetal

REVISÃO PARA A BIOprova I



ATIVIDADES DE REVISÃO


VOLUME 9
CAP. 18  REINO PLANTAE
p. 26 até 32 -  nº16 ao 37

16. a) gametófito e esporófito.
b) no esporófito.

17. somatória: 2 + 8 = 10
18. D

19. pq as briófitas são excelentes indicadores  ambientais, pois são sensíveis a poluição, podendo indicar a presença de resíduos tóxicos no ambiente.

20. B
21. A
22. SOMATÓRIA -  1 + 2 + 8 = 11

23. O ENCONTRO DOS GAMETAS DEPENDEM DA ÁGUA;
VIVEM EM AMBIENTES ÚMIDOS E SOMBRIOS PARA EVITAR A PERDA EXCESSIVA DE ÁGUA.

24.C
25.A
26. B
27. C
28.SOMAR: 1 + 4 = 5
29. C
30.  a)AS ESPERMATÓFITAS  - gimnospermas e angiospermas são independentes da água para a reprodução, pois tem TUBO POLÍNICO - O tubo polínico permite o encontro dos gametas em substituição à água. 

b)  Pteridófitas, diferentemente das briófitas, apresentam vasos condutores de seiva que facilitam o transporte de água por mecanismos como tensão-coesão. Essa distribuição mais rápida de água garante o maior porte das pteridófitas. Nas briófitas, plantas avasculares, a água é transportada de uma célula para outra por osmose, processo mais lento que limita o crescimento vegetal.

31. a) sim, pq envolve  a união dos gametas.
b) angiospermas - pois houve dupla-fecundação para formar o embrião.

32. A
33.A
34. B
35. SOMAR: 1+2+4+8=15
36.A
37. C
********************************************
ATIVIDADES DE REVISÃO

********************************************





VOLUME 10
CAP. 19  HISTOLOGIA VEGETAL
p. 9 até 13 -  nº1 ao 19

1. Os tecidos meristemáticos são responsáveis pela formação dos demais tecidos e pelo crescimento das plantas. Eles são formados por células pequenas e com grande capacidade de divisão através da mitose.  Os tecidos adultos (permanentes) constituem diferente órgãos dos vegetais e apresentam diversas funções, como: revestimento, proteção, condução, sustentação e preenchimento.

2. Os meristemas chamados de apicais ou promeristemas são encontrados na extremidade do caule e da raiz. Eles produzem células que originam o corpo primário do vegetal. Logo abaixo do meristema apical, encontram-se os tecidos meristemáticos primários.
Os tecidos meristemáticos primários são a protoderme, o meristema fundamental e o procâmbio. A protoderme é o meristema que origina a epiderme. Já o meristema fundamental origina o parênquima, o colênquima e o esclerênquima. O procâmbio é responsável pela formação dos tecidos vasculares primários, ou seja, o xilema e o floema.
Os meristemas secundários ou laterais promovem o crescimento da planta em espessura. Eles são o felogênio e o câmbio. Responsável pelos tecidos vasculares secundários, o câmbio produz xilema e floema secundários, enquanto o felogênio origina a periderme, que substitui a epiderme, e é formado pelo súber e feloderme.

3. consultar o quadro comparativo do caderno de aula.

4. O súber - É um tecido de revestimento existente em raízes e troncos – portanto em plantas arborescentes adultas, espesso, formado por várias camadas de células mortas. A morte celular, nesse caso é devida a impregnação de grossas camadas de suberina (um material lipídico) nas paredes da célula que fica, assim, oca. Como armazena ar, o súber funciona como um excelente isolante térmico, além de exercer, é claro, um eficiente papel protetor. 
O tronco de uma árvore periodicamente cresce em espessura. Esse crescimento força a ruptura do súber que racha em muitos pontos e acaba se destacando, juntamente com outros tecidos. Antes, porém, a árvore elabora novo súber que substituirá o que vai cair. A este material periodicamente destacado dá-se o nome de ritidoma.

A epiderme das plantas vasculares é um tecido formado, de modo geral, por uma única camada de células de formato irregular, achatadas, vivas e aclorofiladas. É um tecido de revestimento típico de órgãos jovens (raiz, caule e folhas). A epiderme de uma raiz mostra uma camada cilíndrica de revestimento, com uma zona pilífera, cujos pelos nada mais são do que extensões de uma célula epidérmica.

5. somar: 1 +8 + 16 = 25
6. D
7. A
8. A

9. COLÊNQUIMA -  são células vivas e flexíveis
ESCLERÊNQUIMA -  células mortas, ricas em lignina e rígidas.  - ambas tem a função de sustentação do vegetal.

10. XILEMA - tecido morto, condutor de seiva inorgânica
FLOEMA - tecido vivo, condutor de seiva orgânica, formado por células longas e anucleadas.

11. E
12. C

13. a)  Estes são os tecidos responsáveis pelo crescimento dos vegetais. Sua principal característica é a habilidade de dividir suas células por mitose realizando diferenciação celular. A partir dos tecidos meristemáticos são formados os tecidos adultos da planta. Portanto, o uso do meristema na biotecnologia ocorre porque meristema é um conjunto de células, chamadas totipotentes que tem o poder de regenerar-se em qualquer outro tecido ou órgão.

b) ETAPA 2: MITOSE . A mitose é a uma divisão celular que a partir de uma célula formada, originam-se duas células com a mesma composição genética (mesmo número e tipo de cromossomos), mantendo assim inalterada a composição e teor de DNA característico da planta, ocorrendo diferenciação celular , gerando novo tecido, órgãos e um vegetal clone. Portanto, permite propagar com fidelidade o programa genético da planta original.

14. C
15. C
16. A

17.  PLANTAS QUE VIVEM EM AMBIENTES ONDE HÁ POUCA DISPONIBILIDADE DE ÁGUA FORMAM TRICOMAS E ACÚLEOS - PARA REDUZIR A PERDA DE ÁGUA.

18. C

19. A - estômato. Os estômatos são importantes por realizarem as trocas gasosas e controlarem a saída de água da planta por transpiração.
B - Tricoma tector ou pelo tector. Proteção mecânica e contra a perda de água por excesso de transpiração.

UFA!!
THE END!!






VALEU!!
ESTUDEM BASTANTE!!
BIObjs da BIOlú



quinta-feira, 27 de junho de 2019

TUDO QUE VICIA COMEÇA COM C

LUIZ FERNANDO VERÍSSIMO escreveu esse texto há 4 anos.... e segue atual!!! 🙃🙃🙃🙃 vale a pena ler!! 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto
TUDO QUE VICIA COMEÇA COM C


"Tudo que vicia começa com C. Por alguma razão que ainda desconheço, minha mente foi tomada por uma ideia um tanto sinistra: vícios. Refleti sobre todos os vícios que corrompem a humanidade. Pensei, pensei e, de repente, um insight: tudo que vicia começa com a letra C! De drogas leves a pesadas, bebidas, comidas ou diversões, percebi que todo vício curiosamente iniciava com cê. Inicialmente, lembrei do cigarro que causa mais dependência que muita droga pesada. Cigarro vicia e começa com a letra c. Depois, lembrei das drogas pesadas: cocaína, crack e maconha. Vale lembrar que maconha é apenas o apelido da cannabis sativa que também começa com cê. Entre as bebidas super populares há a cachaça, a cerveja e o café. Os gaúchos até abrem mão do vício matinal do café mas não deixam de tomar seu chimarrão que também - adivinha - começa com a letra c. Refletindo sobre este padrão, cheguei à resposta da questão que por anos atormentou minha vida: por que a Coca-Cola vicia e a Pepsi não? Tendo fórmulas e sabores praticamente idênticos, deveria haver alguma explicação para este fenômeno. Naquele dia, meu insight finalmente revelara a resposta. É que a Coca tem dois cês no nome enquanto a Pepsi não tem nenhum. Impressionante, hein? E o computador e o chocolate? Estes dispensam comentários. Os vícios alimentares conhecemos aos montes, principalmente daqueles alimentos carregados com sal e açúcar. Sal é cloreto de sódio. E o açúcar que vicia é aquele extraído da cana. Algumas músicas também causam dependência. Recentemente, testemunhei a popularização de uma droga musical chamada "créeeeeeu". Ficou todo o mundo viciadinho, principalmente quando o ritmo atingia a velocidade... cinco. Nesta altura, você pode estar pensando: sexo vicia e não começa com a letra C. Pois você está redondamente enganado. Sexo não tem esta qualidade porque denota simplesmente a conformação orgânica que permite distinguir o homem da mulher. O que vicia é o "ato sexual", e este é denominado coito. Pois é. Coincidências ou não, tudo que vicia começa com cê. Mas atenção: nem tudo que começa com cê vicia. Se fosse assim, estaríamos salvos pois a humanidade seria viciada em Cultura.
...... EU ACRESCENTARIA O CELULAR!!!....

Valeu!!
BIObjs da BIOlú


sexta-feira, 21 de junho de 2019

Caule - anéis de crescimento

Anéis de crescimento 

 - registro climático - 




VALEU!!

BIObjs da BIOlú

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Plátano da BIOhome



BIOregistro do Platanum da BIOhome / folhas caducas, grandes, palmadas & frutos tipo aquênios!!


Árvore de copa muito ampla, que pode alcançar 30 m de altura. 


Tronco grosso com casca lisa, amarelada, que se desprende em placas, deixando no tronco machas irregulares esbranquiçadas a cinzento-esverdeadas. 

Folhas caducas grandes, palmadas,
 com 3 ou 5 lobos.

Flores muito pequenas, verdes,
 agrupadas em inflorescências esféricas 
com pedúnculo compridos e pendentes.

 Os frutos são aquênios (com apenas uma semente ligada à parede do fruto num único ponto), agrupados em infrutescências esféricas que fazem
 lembrar um ouriço.
 Cada fruto está rodeado na base por 
pelos que facilitam a dispersão pelo vento 
e desprende-se da infrutescência no ano seguinte.



A sua origem não é fácil de determinar, por ser o resultado de uma hibridação entre o Platanus orientalis (nativo do sudoeste da Ásia) e o Platanus occidentalis 
(nativo da zona atlântica dos EUA). 



É muito comum em Portugal, plantado como ornamental em jardins, praças e ruas.

(Fonte: cienciaviva)





Fotos feitas pela BIOlú

VALEU!!

BIObjs da BIOlú

sexta-feira, 14 de junho de 2019

GABARITO DO C.A. - vol 6 - cap 11- turmas 202 & 203

VOLUME 6 - CAP. 11

CADERNO DE ATIVIDADES - 
REVISÃO PARA A BIOprova 1
**_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Resultado de imagem para MOLUSCOS
FILO MOLLUSCA - p.6 a 8
1.
. mole - fixas
. massa  visceral - muscular
. triblásticos
.completo - protostômios 
. celomados
. bilateral
. rádula
. brânquias
. lacunar - cefalópodes
. gânglios

Resultado de imagem para MOLUSCOS
2. a) quítons
b) dentálios
c) lesma ou caracol ou caramujo
d) polvo e lulas
e) mexilhões, ostras ou vieiras

3. D
4.E
5. V F V F V F 
6. D
7. E

FILO ANNELIDA- p.8 a 10
Resultado de imagem para ANELIDEOS


8. 
. CILÍNDRICO - SEGMENTADO
. TRIBLÁSTICOS
. BILATERAL
. POLIQUETA - OLIGOQUETA E HIRUDÍNEOS (AQUETOS)
. CELOMADOS
. COMPLETO - PROTOSTÔMIO
. FECHADO
.CUTÂNEA - BRANQUIAL
. NEFRÍDEOS - AMÔNIA - UREIA
. GANGLIONAR
. CRUZADA - INDIRETO - TROCÓFORA

9.  20 = 4 +16

10. D
11. C
Resultado de imagem para ANELIDEOS









12. a) OLIGOQUETOS
b) FARINGE - sugadora para obtenção de alimentos,
PAPO - armazenamento de alimentos,
MOELA - trituração do alimento.
c) Esses animais são hermafroditas (monoicas), com desenvolvimento direto -  fecundação é sempre externa. (formam um casulo)


13. 
a) 
1 - platelmintos - acelomados
2- nematelmintos - pseudocelomados
3- anelídeos - celomados
b) vantagem 1 - funciona como esqueleto hidrostático - movimentação
vantagem 2 - proporciona proteção e acomodação dos órgãos internos e tb distribuição de substâncias.


            FILO ARTHROPODA - p.11 a 15

Resultado de imagem para ARTROPODES


14. 
. articulados
. triblásticos - bilateral
. quitinos
. tagmas (divisão do corpo)
. crustáceos, aracnídeos, insetos

15. conferir com o quadro comparativo do caderno.

16. A

17.  livro p. 20 conferir as explicações
AMETÁBOLOS
HEMIMEÁBOLOS
HOLOMETÁBOLOS




18. A

19. CIRCULAR - 
b. centopeia e barbeiro
c. barbeiro
d. centopeia e lacraia
e. lacraia

20. B

21. E

22. A

23. D

24. F V F F F V
JUSTIFICAR AS ERRADAS - 
a) forcípulas estão presentes nos quilópodes
c) a circulação é aberta.
d) os crustáceos tem respiração branquial
e) o tatuzinho é um crustáceo

25. 
a) escolha duas :
1. um exoesqueleto quitinoso, impermeabilizante, que favorece a economia de água;
2. presença de asas na maioria dos grupos, que permitiram a ocupação de vários espaços do planeta; 3. traqueias como estruturas respiratórias adaptadas às trocas gasosas em meio aéreo;
4. ovos protegidos contra a desidratação por uma casca impermeabilizante.

b) Muitos insetos são polinizadores (relação de mutualismo); alguns fabricam produtos de importância econômica, como seda e mel. Nas cadeias alimentares, podem ocupar os papéis de presas, de predadores e de parasitas (cochonilhas e pulgões). Uma grande variedade de insetos preda ou parasita vegetais cultivados, causando prejuízos por reduzir a produção de alimento. Outros atacam grãos, objetos de madeira, etc. (cupins, brocas e carunchos). Também podem ser transmissores de doenças, como a doença de Chagas, dengue e malária.

26. 
a) Excesso de alimento. Sabe-se que os escorpiões são predadores de insetos e pequenos roedores. Dessa forma, o acúmulo de lixo orgânico no meio urbano proporciona uma maior proliferação de baratas e pequenos roedores. E essa maior proliferação, atrai os escorpiões. • Ausência de predadores naturais no ambiente urbano. • Criação de espaços (habitats) propícios a sua propagação.

b) O aguilhão é uma estrutura localizada na parte posterior do abdome (pós-abdome) e é utilizado com finalidade de defesa e também para captura de alimentos, pois possui uma glândula de veneno. Quando na captura de alimentos, introduz o aguilhão no inseto para paralisá-lo. No caso de defesa, utiliza o aguilhão para intimidar o oponente.


FILO ECHINODERMATA - p.15 a 17


Resultado de imagem para EQUINODERMOS



27. 
. espinhos - marinhos
. asteroides - ofiuroides - holoturoides
. triblásticos
. deuterostômios
. bilateral - pentarradial
. completo
. ambulacrário ou hidrovascular

28. a - filo equinodermos, classe asteroides
b - pq é possível traçar cinco raios imaginários que dividem o corpo em partes iguais.
c - reparo de estruturas corporais danificadas.

29. B


30. SOMENTE A 01


31. D


32. 01 +04 = 05



THE END!!
BORA ESTUDAR!!



BONS ESTUDOS!!

BIObjs da BIOlú

quinta-feira, 13 de junho de 2019

MEUS CACTOS


Minhas linda Xerófitas!!! 
Cactos e suas flores

espécie - Cacto-dedal 
Mammillaria gracilis -  
         com sua delicada flor cor de creme


Mammillaria gracilis - são pequenas hastes cilíndricas verdes, com espinhos brancos que lembram estrelas, fazendo com que, pareça que a planta esteja coberta com rendas. 
Essa espécie cresce até 13 cm de altura e 5 cm de largura, 
fazendo um lindo aglomerado.
Ele é muito BIOlindo!!!

A imagem pode conter: planta


Originária do México, a Mammillaria gracilis é perfeita para iniciantes! Sendo possível cultivar dentro de casa, exigindo pouco cuidado, desde que, tenha muita luminosidade. Ao ar livre, gosta de ser cultivada em sol pleno.


VALEU!!
BIObjs da BIOlú


quarta-feira, 12 de junho de 2019

BIOinspirações- para o dia dos namorados

A imagem pode conter: texto
BIOfico Assim Sem Você
By – BIOlú

Xilema sem floema

Actina sem miosina
Sou eu assim, sem você
Enzima sem substrato
Guanina sem citosina
Sou eu assim, sem você


Por que é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil auto-falantes
Vão poder falar por mim

DNA sem RNA
Sístole sem diástole
Sou eu assim sem você
Adenina sem timina
Asas sem penas
Sou eu assim sem você

Tô louco pra te ver chegar
Tô louco pra te ter nas mãos
Deitar no teu abraço
Retomar o pedaço
Que falta no meu coração

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo

Por quê? Por quê?
Um completa o outro!

BIOloves mais eternos que Romeu e Julieta!! BIOexplica o amor!!

 ❤️ 

Dedico a todos os casais de enamorados!! 

VALEU!!

BIObjs da BIOlú

terça-feira, 11 de junho de 2019

CAMPANHA DOS LACRES

BIOdesafio!!

Convide a galera para participa da 
campanha de arrecadação de lacres 
de latinhas em prol do bem-estar 
de quem está necessitando de ajuda... 
(Queremos comprar uma cadeira 
de rodas ou mantimentos)

Sustentabilidade rima com Solidariedade!
Colabore com a arrecadação de lacres 
de latinhas!!
Bora arrecadar muitos lacres!! 

(Podem deixar comigo ou com qualquer aluno das turmas: 202 – 203 – 301- 302) 
Um pequeno lacre faz uma grande diferença na vida de muitas pessoas!! 
Fazer o bem vale a pena!!!

E para animar essa campanha segue
 um QUIZ....

A PRIMEIRA PESSOA QUE ACERTAR QUANTOS LACRES A BIOlú COLOCOU NESSA GARRAFA, VAI GANHAR UM BOMBOM!⁉️‼️

Escrevam suas apostas e boa sorte!!!! 


BIObjs, 🦋🦋 BIOlú

quinta-feira, 6 de junho de 2019

HERBARIUM ESCOLAR




Coleção de Exsicatas 
Disciplina:Biologia 
Profª. Luciana Gecchelin Santini 
Turmas 301 & 302

              HERBÁRIOS são belos e podem ser muito úteis para ilustrar uma aula de botânica. O termo deriva do latim herbarium e trata-se de uma coleção científica de plantas provenientes de diversas regiões, desidratadas (prensadas e secas) e tecnicamente preparadas (exsicatas). Um herbário cumpre a função científica de preservar e acondicionar as coleções de plantas devidamente coletadas para estudo, identificação e classificação de exemplares que após os procedimentos de herborização são incorporados à coleção, passando a receber a denominação de exsicatas (plantas desidratadas por técnica de herborização que apresenta dados de descrição morfológicos, acompanhados de ficha de informações sobre o local da coleta e do coletor da espécie). 
             Os herbários têm fundamental importância como material de pesquisa para todas as áreas da ciência que utilizam os vegetais em seus estudos. A principal função de um herbário é abrigar fragmentos ou amostras da biodiversidade vegetal. O conhecimento sobre a abrangência das características das espécies vegetais é dado pelas informações contidas em herbários. Eles servem de documentação de pesquisas botânicas, especialmente taxonômicas e florísticas. 
          Os herbários são importantes para o mapeamento, reconstituição e estudo da vegetação de uma determinada região, documentando sua diversidade de plantas a partir do inventário da flora de uma área e identificação dos espécimes vegetais. Além disso, os herbários servem como centros de capacitação de taxonomistas, fornecendo informações para o subsídio de políticas públicas de preservação ambiental e são fontes de dados para diversos estudos.


HERBORIZAÇÃO: 
O processo envolve as seguintes etapas: 
1. Coleta das amostras de vegetais; 
2. Prensagem das amostras coletadas; 
3. Secagem; 
4. Montagem das exsicatas; 
5. Identificação das espécies;
 6. Acondicionamento no herbário (álbum) 
Nenhuma descrição de foto disponível.
Como fazer um herbário? 
Para fazer um herbário é fundamental ter algo que prense e seque as plantas. Exemplo de como fazer uma prensa caseira, para que possa então tratar as plantas para serem guardadas e colocadas no seu herbário!

Resultado de imagem para FICHAS DE IDENTIFICAÇÃO BOTANICA PRENSA

Material: 

- 2 placas de madeira (40 x 30 cm - dimensões sugeridas), com um furo próximo de cada canto;  (pode ser de papel e amarradas com barbante)
- 4 parafusos compridos e respectivas porcas de orelhas;
- jornais, papelão
-   Escolha uma planta e colete um ramo, de preferência com flor.
- ficha impressa com informações da exsicata (ver modelo no final)
- linha, agulha, ou cola branca


Resultado de imagem para FICHAS DE IDENTIFICAÇÃO BOTANICA


Procedimento:


1. Sobre a base de madeira da prensa, coloque uma camada grossa de papelão e uma camada de jornal. Espalhe o material a ser herborizado sobre o jornal, aproveitando o espaço disponível da melhor forma possível.  Arrume as folhas e pétalas para que fiquem bem visíveis, não será possível mudar sua posição depois de secas. Evite colocar na mesma camada folhas/flores de espessuras muito diferentes. Cubra com mais uma camada de jornal e repita o processo até atingir a altura da prensa (ou seja, a altura dos parafusos, deixando alguns centímetros para poder rosquear).
2. Feche a prensa e coloque os parafusos. Aperte os 4 parafusos por igual, deixando a tampa da prensa nivelada. Guarde a prensa em local seco e arejado. O tempo necessário para o material secar varia conforme as condições de temperatura e umidade. Uma maneira de acelerar o processo é trocar os jornais e o papelão a cada 3 ou 4 dias.
3. Após o período de secagem, abra a prensa e retire as plantas secas com cuidado.
4. Utilize papel de desenho  ou cartolina para montar cada exsicata. Uma das técnicas mais utilizadas para prender o material herborizado ao papel é costurar com agulha e linha. Alguns herbários utilizam fitas de papel autocolante para o mesmo fim. Se as exsicatas estão sendo feitas apenas para fins didáticos e não serão armazenadas por muito tempo, nem utilizadas para fins científicos, pode-se colar com cola branca.
5. Anexe a ficha (modelo no final) contendo os dados da planta à exsicata.
6. As exsicatas devem ser armazenadas em local seco e arejado. Fungos são seus maiores inimigos, certifique-se que o material herborizado esteja bem seco. Evite guardar as exsicatas em plásticos. Prefira  pastas de papel. 

BIOobservação:


É mais fácil identificar as plantas antes do processo de herborização. Então, ao colocar as amostras na prensa, anote num rascunho logo abaixo o nome da espécie. Ou anote uma numeração e faça as anotações em uma folha em separado.

As informações contidas na ficha anexada à exsicata variam conforme os objetivos para os quais o herbário está sendo feito. Se é apenas uma atividade escolar, basta colocar o nome popular da planta, o nome científico, local e data da coleta, o nome do coletor, partes das plantas e sua classificação.. Outras informações que também podem ser úteis são as cores originais da planta e das flores, antes de passar pelo processo de herborização (incluindo um registro fotográfico, em arquivo digital), a altura da planta, a espessura do tronco, se haviam flores e/ou frutos etc…

Imagem relacionada

Organizando o conhecimento – BIOresumindo:

1. Escolha uma planta e colete um ramo, de preferência com flor.
2-      No momento da coleta, anote no caderno o nome da planta, a data da coleta, o local da coleta (praça, canteiro, jardim de casa ou outro local), as cores da flor..
3-      Coloque as folhas e flores entre folhas de jornal  e coloque na prensa. Deixe o material em repouso (lugar seco e quente) por uma semana, no mínimo. 
4-      Após, verifique se o material está seco. Se ainda estiver úmido, deixe mais alguns dias. Se estiver bem seco, pode retirá-lo.
5-      Cole o material ressecado em uma folha branca.
6-      Abaixo da planta, escreva as anotações 
( ficha impressa – CLASSIFICAÇÃO BOTÂNICA) que você fez no momento da coleta.
7-      Organize as plantas em ordem alfabética.( Opcional )
8-      Faremos uma  bela  exposição das coleções.



Resultado de imagem para dente de leão

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO BOTÂNICA
Nome popular: dente-de- leão ou alface-de-cão
Nome científico: Taraxacum officinale 
Local e data da coleta: jardim de casa
Nome do coletor: Luciana G. Santini
Partes da planta: raiz, caule, folha e flor, fruto
Classificação: planta perene de porte baixo,
 raiz longa axial ou pivotante,
folhas simples oblongas a oblanceoladas e
 flores de corola amarela inflorescências compostas  tipo capítulo
frutos do tipo aquênio, fusiformes e de cor marrom (frutos tem uma forma esférica, plumosa, como um “pompom”.carregados pelo vento)
sementes são distribuídas de forma esférica e esvoaçam com um leve sopro.


FONTE DAS IMAGENS - INTERNET


Trabalho de equipe

Mãos à obra!!!

USEM A CRIATIVIDADE!!! 

Em caso de dúvidas, estou a disposição!!

BIObjs - BIOlú