Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

QUANTO SE GASTA DE ÁGUA POR DIA


A água é um recurso natural indispensável a todos nós. Mas seu tratamento e distribuição são caros, e por isso ela não deve ser desperdiçada. Prova disso é que o cálculo da sua tarifa é progressivo: quanto mais você gasta, mais você paga.

Os números do desperdício

Uma torneira gotejando desperdiça 46 litros de água por dia. 
Com uma abertura de 1 mm, a perda é de 2.068 litros por dia. 


EVITE O DESPERDÍCIO:

E NÓS SERES HUMANOS....
QUANTOS LITROS DE ÁGUA REALMENTE PRECISAMOS?
QUANTO SE GASTA PELO MUNDO: CONFIRA O INFOGRÁFICO 


FAÇA A SUA FARTE!!!
ECONOMIZE!
COLABORA PARA O BEM DO PLANETA!
VALEU!!
BIOBJS - PROFE LÚ


domingo, 30 de outubro de 2011

POPULAÇÃO HUMANA NO PLANETA TERRA



                                   GALERINHA!!!
NÓS JÁ SOMOS 7 BILHÕES!!!
 Será que nosso planeta aguenta?

      Em apenas dois séculos a população do planeta se multiplicou por sete. Quais os principais desafios de vivermos em um mundo onde a população deverá chegar a 10 bilhões de pessoas ainda neste século.


População mundial em números
  • 1 bilhão – 1804
  • 2 bilhões -1927
  • 3 bilhões -1959
  • 4 bilhões -1974
  • 5 bilhões -1987
  • 6 bilhões -1999
  • 7 bilhões – 2011
Fonte: ONU

ALGUNS DESAFIOS QUE DEVEMOS PENSAR:


 - Como alimentar tanta gente?
 - Como manter os estoques de água doce e limpa?
 - Como viver em cidades populosas?.
 - Como produzir energia limpa?
 - Como controlar as mudanças climáticas?
 - Como diminuir a desigualdade social?

São tantas perguntas???? 
Vamos nos preparar!!

Temos que encontrar soluções nas tecnologiaslimpas!!


Amanhã por volta do meio dia nasce o 7.000.000.000 habitante segundo a ONU!!!

valeu!!
biobjs - profe Lú


sábado, 29 de outubro de 2011

DIA NACIONAL DO LIVRO

É isso GALERA,hoje, dia 29 de Outubro é dia Nacional do Livro,
Vocês sabem o porquê?!
N Ã O!!
Eu também não sei...mas fui pesquisar:

.....Por que foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional 
e esta data foi escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO.

Bom galera.....LER É MUITO LEGAL!!!
 vou deixar ALGUMAS DICAS que eu adorei e recomendo!

Super atual - a problemática do aquecimento global - 
O livro tem toda a documentação que suportou a realização do documentário “Uma Verdade Inconveniente”.Com compreensão, inteligência e esperança, “Uma Verdade Inconveniente” traz-nos os argumentos persuasivos de Al Gore, que nos explicam que já não podemos olhar para o problema do aquecimento global como uma questão política ou científica, mas sim como o maior desafio que se enfrentará neste século. 
 
Esse livro  trata com muito humor os assuntos relacionados a genética!!
 Com ilustrações e humor - além de linguagem coloquial - este livro garante a compreensão e tornam agradável o estudo. Sua forma de apresentação inovadora, através de cartoons, simplifica conceitos e populariza temas, tornando-os acessíveis a todos.



Formar crianças e adolescentes sociáveis, felizes, livres e empreendedores é um belo desafio nos dias de hoje. A solidão nunca foi tão intensa: os pais escondem seus sentimentos dos filhos, os filhos escondem suas lágrimas dospais, os professores se ocultam atrás do giz. 



Quando completou 30 anos, Elizabeth Gilbert tinha tudo que uma mulher americana moderna, bem-educada e ambiciosa deveria querer um marido, uma casa de campo, uma carreira de sucesso. Mas não se sentia feliz: acabou pedindo divórcio e caindo em depressão. “Comer, Rezar, Amar” é o relato da autora sobre o ano que passou viajando ao redor do mundo em busca de sua recuperação pessoal.

BOA LEITURA!!
VALEU!
BIOBJS-PROFE LÚ

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

APRESENTAÇÃO DOS ECOLÓGIKUS GOURMET


Confiram as fotos dos "chefs" das turmas 201 & 202!!
Foi um sucesso em todos os sentidos!!
Parabéns pelo empenho e dedicação!!!










EM OUTRO MOMENTO FALAREI DAS DELÍCIAS FEITAS!!
VALEU!!
BIOBJS - PROFE LÚ

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

DESABAFO DA SACOLA PLÁSTICA




O humor utiliza muito bem a linguagem descontraída para falar várias verdades. E nada melhor que este vídeo bem-humorado para questionar um assunto sério: a duvidosa proibição das sacolas plásticas e a falta de investimento em reciclagem.

A galera do site Parafernalha, produziu este vídeo, conseguiu expressar muito bem o problema, apontando os interesses obscuros por trás dessa proibição e o problema da reciclagem, de uma forma bem humorada!!!

Galera, confiram o vídeo muito engraçado dessa sacolinha maluca!!!


Valeu!!
biobjs-profe Lú

terça-feira, 25 de outubro de 2011

CÂNCER DE MAMA - OUTUBRO ROSA 2011


                O movimento popular internacionalmente conhecido como      Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo.
       O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.... 

O CÂNCER DE MAMA É UM DOS QUE MAIS MATA!!
PREVINA-SE!!
CUIDE-SE!!
AME-SE!!

VALEU!!
BIOBJS - PROFE LÚ

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

8ª Bienal do Mercosul – Porto alegre

GALERA!!!! EU FUI...E GOSTEI!!

A 8ª edição da Bienal do Mercosul – Ensaios de Geopoética tem como tema o território e sua redefinição crítica a partir de uma perspectiva artística. 

Reúne 107 artistas de 34 países que tratam de tópicos relevantes para essa discussão: mapeamento, colonização, fronteira, aduana, alianças transnacionais, construções geopolíticas, localidade, viajantes científicos, nação e política. 

Segundo José Roca, curador-geral dessa edição, “a 8ª Bienal quer mostrar alternativas à noção convencional de nação, além de discutir novas cartografias, as relações entre as condições políticas e geográficas, o posicionamento entre o regional e o global, as rotas de circulação e o intercâmbio de capital simbólico, a cidadania em territórios não-urbanos, o status político de nações fictícias e a relação entre ciência, viagem e colonização”. 

Estive com colegas e um grupo de alunos do NEEJA visitando:as exposições Geopoéticas e Cadernos de Viagem, no Cais do Porto,  Além Fronteiras, no MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul –e a exposição do artista homenageado, o chileno Eugenio Dittborn, no Santander Cultural.  Estes são alguns dos espaços onde acontecem exposições gratuitas da 8ªBienal.
1. Registros no Cais do Porto:
LESLIE SHOWS Manteca, Estados Unidos, 1977. Vive em São Francisco, Estados Unidos.trabalho com tintas - recortes em papel e bandeiras brancas

grandes carimbos na madeira de  BARTHÉLÉMY TOGUO

eu com parte dos colegas e alunos do NEEJA
Obra de Fábio Moraes - SP - com 42 representações de territórios e mapas fragmentados.
 Os atlas são organizados no chão, em forma de círculo, com um vazio no centro. Eles tratam dos mais diversos temas, que vão da presença da indústria química no território aos fatos históricos mais lembrados, como uma espécie de estratificação oficial da nação. Mas, o que a cartografia oficial de uma nação encobre?

galera reunida aguardando o bus

profes do NEEJA: Eu (rosa), Neide , Raquel e atrás
Márcio e Diana
2. Registros no MARGS – 
Museu de Arte do Rio Grande do Sul:

O mais impressionante foi este enorme "tapete" registrando uma visão por satélite, panorâmica, da região de Ijuí, Rio Grande do Sul, obtida através de Google Earth por Weinstein, possibilitou uma transposição dessa imagem em forma de carpete com materiais industrializados para a área central do espaço térreo do MARGS. Esse trabalho é uma sequência da série realizada anteriormente pelo artista em Israel, focalizando a terra partida por terremotos ou em vistas aéreas de seu país. 
As fotos foram retiradas do site da Bienal, pois é proibido fotografar dentro deste Museu.
Ramat Gan, Israel, 1970. Vive em Tel Aviv, Israel.

vista no andar superior "vista aérea"

3. Registros no Santander Cultural

EUGENIO DITTBORN


Uma das mostras centrais da 8ª Bienal do Mercosul é a exposição do chileno Eugenio Dittborn (Santiago do Chile, 1943), artista de referência na América Latina. A obra de Dittborn baseou-se na transterritorialidade, no nomadismo e nas estratégias para subverter as fronteiras e penetrar os centros sem se deixar neutralizar por eles. 




Dittborn trabalha desde 1983 em suas Pinturas Aeropostais, obras que são dobradas para serem enviadas em um envelope postal. Cada envelope possui inscrito o itinerário da viagem, as cidades para onde a obra foi enviada e os lugares em que foi exposta e é exibido ao lado da pintura aeropostal desdobrada, já que isso é a sua condição de possibilidade. - José Roca, curador -





fonte: http://www.bienalmercosul.art.br

 e no final da tarde...uma pausa para um cafezinho no cofre do Santander...que atualmente é a cafeteria do Centro Cultural!!
Eu e a profe Neide numa pausa antes de retornar a Caxias do Sul

Vale a pena ir a Porto Alegre e visitar a Bienal!!
Valeu !!
Biobjs - Profe Lú
   

domingo, 23 de outubro de 2011

8ª BIENAL EM PORTO ALEGRE

O QUE MAIS ME IMPRESSIONOU NA BIENAL FOI A ARTE DE
 YANAGI YUKINORI.
teve uma bela integração entre natureza & arte:



YANAGI YUKINORI- Fukuoka, Japão, 1959. Vive em Tóquio, Japão, e Nova York, Estados Unidos.
O tema da imigração gera posições controversas: há quem afirme que o imigrante erode a cultura do país anfitrião até desnaturalizá-la; outros consideram que a imigração é o necessário aporte cultural para uma sociedade diversa.

Em tempos de globalização e de conflitos regionais ainda por resolver, a migração forçada ou voluntária continua sendo um fenômeno central que questiona as definições tradicionais de nação, fronteira e identidade.

Yanagi Yukinori considera que os limites geográficos são cada vez mais uma  ficção – como as bandeiras – devido aos constantes movimentos transnacionais.

Seus trabalhos mais conhecidos consistem em realizar bandeiras de países com areias coloridas em caixas de acrílico, organizadas em retículas segundo relações geopolíticas (antigas colônias com o país colonizador, os países das Américas, os do litoral do Pacífico etc.).

fonte: http://www.bienalmercosul.art.br


As bandeiras adjacentes se conectam por meio de pequenos tubos de plástico. Yanagi libera colônias de formigas, que vão cruzando as bandeiras com seus túneis no seu incansável ir e vir, misturando grão a grão as cores, hipoteticamente “até conseguir uma grande bandeira universal”.

As granjas de formigas de Yanagi alegorizam os movimentos migratórios entre países através do trabalho das formigas, erodindo a suposta integridade cultural dos Estados-Nação, expressa num de seus símbolos mais recorrentes.
Confiram os túneis abertos pelas formigas!!!!


Mercosul (2011) mostra as bandeiras dos países do bloco geopolítico do chamado Cone Sul, complementadas pelas das Guianas, territórios situados na América do Sul, porém distanciados culturalmente do resto do continente por sua condição colonizada ou remota. 

As formigas vão construindo seus túneis, estabelecendo pontes entre as nações alegorizadas nas bandeiras, minando a integridade visual delas e propondo uma utópica integração regional. 

Ironicamente, a cultura, através da Bienal do Mercosul, tem sido mais efetiva em conseguir o livre intercâmbio de capital simbólico entre os países da região do que o tratado de livre comércio, que até agora não logrou derrubar as barreiras estabelecidas pelos interesses comerciais
 de cada nação.





ACHEI ESTE TRABALHO INCRÍVEL!!!

O SUCESSO DA INTEGRAÇÃO QUE A ARTISTA QUIS MOSTRAR, DEPENDEU DIRETAMENTE DO TRABALHO REALIZADO PELAS FORMIGAS!!!

Imaginem se as formigas se rebelassem? o trabalho ficaria comprometido!!
Tudo estava perfeito a caixa acima era de passagem...onde as formigas traziam o "lixo", buscavam agua e alimento para o formigueiro que ficava numa área fechada e a rainha super bem protegida!!
valeu!!!
Amanhã escrevo mais sobre a bienal!!
biobjs - Profe Lú


CÉLULAS-TRONCO

A importância das células-tronco deriva de seu potencial para se transformar em qualquer célula ou tecido de um organismo, o que é especialmente promissor para o tratamento de doenças degenerativas.

Há dois tipos de células-troncos encontrados naturalmente: as células-tronco embrionárias, que como o próprio nome diz, vêm do embrião; e as adultas, encontradas principalmente na medula óssea e no cordão umbilical. 

As células-tronco embrionárias são derivadas da massa de células internas do embrião quando ele está no estágio conhecido como blastocisto, de quatro a cinco dias após a fecundação. Essas células são chamadas de pluripotentes, o que significa que elas são capazes de se transformar em qualquer tipo de célula adulta, de neurônios a pele.

Elas estão presentes apenas nos primeiros estágios da formação de um organismo. Veja a evolução do óvulo fertilizado até a origem do embrião:

As células-tronco adultas são encontradas no organismo já desenvolvido, e podem se dividir e gerar tanto uma nova célula idêntica quanto outra mais diferenciada, usada para regenerar tecidos danificados e células mortas. Menos versáteis que as células-tronco embrionárias, elas, no entanto, não causam polêmica porque sua obtenção não depende de embriões. É possível encontrar esse tipo de célula na medula óssea e no sangue do cordão umbilical.

Menos versáteis que as células embrionárias, elas, no entanto, já estão sendo aplicadas na medicina para o tratamento de diversas doenças. O mais comum é o tratamento da leucemia, através do transplante de medula óssea. Cientistas estão dando os primeiros passos para tratar também a esclerose múltipla e a esclerose lateral amiotrófica.


APLICAÇÕES

No cérebro - Regeneração de neurônios perdidos pelo mal de Parkinson e o mal de Alzheimer, entre outros problemas neurológicos.

Nos ossos - Cicatrização de fraturas e tratamento da osteoporose.

No pâncreas - Recuperação da produção adequada de insulina, curando o diabetes.

Na coluna - Tratamento de lesões, recuperando pacientes paraplégicos, e também da esclerose múltipla e da esclerose lateral amiotrópica.

Nos órgãos sexuais - Tratamento contra a infertilidade para casais que não conseguem engravidar.

No coração - Recuperação de áreas infartadas e tratamentos de insuficiência cardíaca.

Nos olhos - Recuperação da visão em idosos e pessoas com problemas de retina.

O estudo e a manipulação tecnógica de células-tronco poderão dar origem a terapias para o tratamento de diversas doenças, para a recuperação de pessoas paralisadas em acidentes e, até, para a criação de tecidos para transplante.

A maioria dos cientistas concorda que a forma mais promissora das células-tronco para o estudo e o desenvolvimento de terapias é a embrionária.

AQUI ESTÁ A POLÊMICA:
A extração dessas células leva à destruição de um embrião humano. Muitas pessoas acreditam que o embrião já tem o mesmo DIREITO à vida que um ser humano desenvolvido, e deve ser preservado. 

As células são retiradas de embriões em estágio anterior a 14 dias e, portanto, o sistema neural ainda não começou a ser formado. A formação do sistema neural é considerada importante porque é a partir daí que o novo ser começa a ter a capacidade de sentir ou desenvolver consciência. Já os críticos das pesquisas afirmam que o desenvolvimento humano é um processo contínuo desencadeado a partir da conepção, e não pode ser interrompido em momento algum.
Fontes: G1 | Jornal O Estado de S. Paulo

E VOCÊS!!!
O QUE PENSAM SOBRE O ASSUNTO?
QUAL É A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR AS CÉLULAS-TRONCO?
O QUE ISSO REPRESENTA PARA OS SERES HUMANOS QUE TEM ESPERANÇA DE SE CURAR DE UMA GRAVE DOENÇA?
MUITAS PERGUNTAS E POUCAS RESPOSTAS!!!
VAMOS ACOMPANHAR!!! ESSE ASSUNTO AINDA VAI DAR O QUE FALAR!!
VALEU!!
BIOBJS - PROFE LÚ



sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CICLO DO NITROGÊNIO

COMO VIMOS EM AULA - O nitrogênio é um gás invisível e sem cheiro que ocupa 78% do ar que respiramos, é essencial à vida pois faz parte da molécula de DNA, ele também é um dos componentes das proteínas que ajudam no crescimento do homem e plantas.
Os animais o obtêm alimentando-se de outros animais ou plantas, e as plantas o retiram do solo.
Revisem o ciclo abaixo:

Valeu!!
biobjs - profe Lú

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PASSEIO DE ESTUDOS - APRENDENDO COM A NATUREZA

Galera, aqui estão os registros do passeio de estudos  
que as turminhas 11, 12, 13 e 14   
das minhas colegas as profes: Cláudia , Michele, Maira e Daniela do Colégio Murialdo
 realizaram no dia 19 de outubro de 2011 - em Farroupilha na Chácara Pasqual.
Alegria, 
diversão e
 aprendizado, 
assim foi o passeio de estudos!!
Confiram as fotos:






profes Claudia e Michele





Podemos ver pelas fotos que foi um dia e tanto!!!
e para ilustrar, quero deixar registrado esse pensamento 
de Charles Dickens:


                   "A natureza dá a cada época e estação algumas belezas peculiares; e da manhã até a noite, como do berço ao túmulo,
 nada mais é que um sucessão de mudanças tão gentis e suaves 
que quase não conseguimos perceber os seus progressos". 

Vamos fazer a nossa parte!!! 
Proteger a natureza!!
Parabéns galerinha!!
BIObjs - Profe Lú