GALERA DO 3º ANO - REVISÃO -
A menstruação marca o início do ciclo menstrual.
Durante o período de menstruação, que varia de 3 a 7 dias, a hipófise começa a aumentar a produção de hormônio folículo estimulante (FSH), aumentando a taxa desse hormônio no sangue.
O FSH estimula o desenvolvimento de folículos ovarianos que produzem estrogênio.
Como consequência, a taxa desse hormônio no sangue se eleva progressivamente até
atingir determinado nível, quando estimula a hipófise a liberar grandes quantidades de
FSH e hormônio luteinizante (LH).
Esses dois hormônios estimulam o rompimento de folículo ovariano e provoca a ovulação.
A partir daí, a elevada taxa de LH no sangue induz as células do folículo ovariano rompido a se transformar no corpo amarelo que produz um pouco de estrógeno e grande quantidade de progesterona.
O corpo amarelo irá atingir seu desenvolvimento máximo cerca de 7 dias após a ovulação.
O estrogênio e a progesterona atuam em conjunto sobre o útero, continuando sua preparação para uma eventual gravidez.
A alta taxa desses hormônios, entretanto, exerce agora um efeito inibidor sobre a hipófise, que diminui a produção de FHS e LH.
A queda na taxa de LH tem como consequência direta a regressão do corpo amarela, que deixa de produzir estrogênio e progesterona.
A redução brusca nas taxas desses dois hormônios ovarianos faz com que a mucosa uterina sofra descamação e começa a menstruação, iniciando um novo ciclo menstrual.
SAIBA MAIS:
DISTÚRBIOS HORMONAIS
Irregularidades nos ciclos menstruais como a ausência de menstruação ou o sangramento uterino excessivo e fora de época são os distúrbios menstruais que mais afetam as mulheres na fase reprodutiva. O desequilíbrio na produção de hormônios estrogênios e de progesterona, especialmente deste último, está em geral por trás dessas irregularidades, embora elas possam ser consequência, em alguns casos, de problemas psíquicos ou do estresse físico. O excesso de exercícios, por exemplo, leva geralmente à suspensão das menstruações. A ausência de menstruação por um ou mais ciclos menstruais sem a ocorrência de gravidez, também chamada de amenorreia, pode ser primária ou secundária e tem origens diversas como veremos a seguir. O sangramento uterino excessivo, o segundo tipo mais comum de distúrbio menstrual, ocorre na maioria dos casos como resultado da anovulação (falta de ovulação) ou em função do desenvolvimento de pólipos e miomas.
fonte - internet
valeu!!
BIObjs - profe lú
Nenhum comentário:
Postar um comentário