Páginas

quarta-feira, 1 de maio de 2013

AULAS PRÁTICAS COM AS TURMAS: 201 - 202 - 203





REGISTROS DA AULA PRÁTICA 
   ANELÍDEOS - MINHOCA
Colégio Murialdo - Biologia – Profª. Luciana Gecchelin Santini  - 
AULA PRÁTICA SOBRE A MINHOCA
AULA PRÁTICA Nº:_______
 FICHA DO BICHO: 
Reino:_____________   Filo:____________
 Classe:_______________  Nome vulgar:_____________ Habitat:__________   
1. Retirar DUAS minhocas do frasco, e coloque-as no prato com um pouco de água para limpá-las e depois sobre um papel para retirar o excesso de umidade. Deixe-as sobre o prato. 
Observe e responda:    
a)  Como ela se movimenta?   
b) Pode-se ver o vaso sangüíneo? Onde se localiza e qual a cor? 
c) Qual o seu comprimento?   
 d) Qual a coloração da minhoca?  
e) Em qual extremidade está a boca? (próximo a quê)     
 f) Qual a espessura do clitelo e escreva a sua função?  
g) Desenhar a minhoca com as partes observadas, com legenda e em tamanho original.2. No vidro com álcool coloque a minhoca  por 30s, retire-a e responda: Como ficou o álcool após o “banho” da minhoca? Justifique (o que ela liberou e por onde)
3. Coloque a minhoca morta ventralmente sobre a bandeja de isopor e prenda as extremidades com alfinetes e cuidadosamente com o auxílio do bisturi corte  e prenda a pele com alfinetes nas laterais. 
4. Escreva qual a importância ecológica deste animal para o homem?  
5. PENSAR- Explique porque quando chove as minhocas sobem para a superfície do solo?

                                             &

REGISTROS DA AULA PRÁTICA 
MOLUSCOS -  LESMA E CARACOL 

Biologia – Profª. Luciana Gecchelin Santini – 
AULA PRÁTICA Nº:_______ AULA PRÁTICA SOBRE MOLUSCOS
Reino:__________________________ Filo:_______________________
1.OBSERVAÇÃO DO CARACOL:
Coloque o caracol na bandeja observe e responda:
Nome da classe que ele pertence:________________
Descreva como ele se locomove:
Quanto mede a concha desse animal?
Quantos tentáculos ele possui e qual a função deles?
Represente o corpo do caracol e identifique as partes:
2.OBSERVAÇÃO DA LESMA:
Coloque-a sobre a bandeja observe e responda:
a) Nome da classe que ela pertence:_________________
b) Desenhar e identificar as partes do corpo do animal:    
c) Colocar um pouco de sal sob o corpo da lesma. Explique o que acontece.



















ANATOMIA INTERNA DE UMA MINHOCA









AS AULAS FORAM UM SUCESSO!!
O tempo passou muito rápido, mas acredito que todos "curtiram" a atividade!!!
Não esqueça de atualizar os registros no caderno de prática... em sala de aula falaremos mais sobre algumas dúvidas!!
VALEU!!
BIObjs-PROF. LÚ


Nenhum comentário:

Postar um comentário