segunda-feira, 27 de abril de 2015

Liquens

Registros de belos exemplares de LIQUENS que fiz na propriedade do meu pai!!!







A natureza é maravilhosa!!!

Valeu!!
BIObjs - Profe Lú






sexta-feira, 24 de abril de 2015

Liquens

Os liquens são associações simbióticas de mutualismo entre fungos e algas. Os fungos que formam liquens são, em sua grande maioria, ascomicetos (98%), sendo o restante, basidiomicetos. As algas envolvidas nesta associação são as clorofíceas e cianobactérias. Os fungos desta associação recebem o nome de micobionte e a alga, fotobionte, pois é o organismo fotossintetizante da associação.

A natureza dupla do liquen é facilmente demonstrada através do cultivo separado de seus componentes. Na associação, os fungos tomam formas diferentes daquelas que tinha quando isolados, grande parte do corpo do liquen é formado pelo fungo.



A microscopia eletrônica mostra as hifas de fungo entrelaçadas com a alga.



Morfologia

Normalmente existem três tipos de talo:
Crostoso: o talo é semelhante a uma crosta e encontra-se fortemente aderido ao substrato.




Folioso: o talo é parecido com folhas




Fruticoso: o talo é parecido com um arbusto e tem posição ereta.





Reprodução

Os liquens não apresentam estruturas de reprodução sexuada. O micobionte pode formar conídios,ascósporos ou basidiósporos. As estruturas sexuadas apresentam forma de apotécio. Os esporos formados pelos fungos do liquen germinam quando entram em contato com alguma clorofícea ou cianobactéria.

O fotobionte se reproduz vegetativamente. O liquen pode se reproduzir assexuadamente por sorédios, que são propágulos que contém células de algas e hifas do fungo, e por isídios, que são projeções do talo, parecido com verrugas. O liquen também pode se reproduzir por fragmentação do talo.



Habitat

Os líquens possuem ampla distribuição e habitam as mais diferentes regiões. Normalmente os liquens sãoorganismos pioneiros em um local, pois sobrevivem em locais de grande estresse ecológico. Podem viver em locais como superfícies de rochas, folhas, no solo, nos troncos de árvores, picos alpinos, etc. Existem liquens que são substratos para outros liquens.

A capacidade do liquen de viver em locais de alto estresse ecológico deve-se a sua alta capacidade de dessecação. Quando um líquen desseca, a fotossíntese é interrompida e ele não sofre pela alta iluminação, escassez de água ou altas temperaturas. Por conta desta baixa na taxa de fotossíntese, os liquens apresentam baixa taxa de crescimento.



Importância Econômica

Os liquens produzem ácidos que degradam rochas e ajudam na formação do solo, tornando-se organismos pioneiros em diversos ambientes. Esses ácidos também possuem ação citotóxica e antibiótica.

Quando a associação é com uma cianobactéria, os liquens são fixadores de nitrogênio, sendo importantes fontes de nitrogênio para o solo.

Os liquens são extremamente sensíveis à poluição, sobrevivendo de bioindicadores de poluição, podendo indicar a qualidade do ar e até quantidade de metais pesados em áreas industriais.

Algumas espécies são comestíveis, servindo de alimento para muitos animais.

fonte - http://www.sobiologia.com.br/


Valeu!!
BIObjs - Profe Lú

quarta-feira, 22 de abril de 2015

DIA DA MÃE TERRA

         

                  O Dia da Terra, 22/04, vai ser celebrado no mundo todo com o lançamento da campanha #OClimaEstáMudando, que traz uma mensagem muito clara: “a mudança climática é real, as soluções também são”.

                   Em São Paulo, o movimento está sendo promovido pelas ONGs Engajamundo*,Acupuntura Urbana* e Atados* e ocupará um dos principais símbolos da capital paulista: o Masp – Museu de Arte de São Paulo. 

                     De maneira interativa e divertida, o público participará da intervenção que terá uma série de atividades e oficinas gratuitas. O artista plástico Mundano vai grafitar uma cisterna gigante e quem quiser poderá colaborar. 

               Quem não puder estar presente ao encontro, poderá participar da campanha #OClimaEstáMudando de onde estiver. Nesse dia comemorativo, basta divulgar post nas redes sociais – Facebook, Twitter e Instagram – contando como você contribui para preservar o meio ambiente, completando a frase: “A mudança do clima é real …, também”. Vale publicar vídeos ou fotografias.

                Você pode contar que usa sua bike para ir ao trabalho, tem uma composteira em casa, reúsa a água da chuva e o que mais de bacana fizer parte do seu dia a dia sustentável. 
         As postagens devem ter a hashtag #OClimaEstáMudando, pois serão divulgadas no site mundial da campanha.

       Celebridades como Brad Pitt, Paul McCartney e Mark Ruffalo – além de algumas empresas – já anunciaram seu apoio ao movimento.

          2015 é um ano chave para as mudanças climáticas. 
       Grandes líderes globais vão se reunir em dezembro, em Paris, para fechar um novo acordo climático internacional. Mobilizações da sociedade civil, como esta que acontecerá em São Paulo, querem demonstrar ao governo que queremos e – exigimos – mudanças. As metas de redução de emissões de carbono dos países devem responder à demanda do planeta, que clama para que a humanidade viva de maneira mais sustentável.

fonte planeta sustentável


VAMOS FAZER A NOSSA PARTE!!
VALEU!!
BIObjs-PROFE LÚ

terça-feira, 21 de abril de 2015

BIOdica - Cinco plantas para ambientes fechados que limpam o ar da casa




As tintas, móveis, vidros e tecidos que estão presentes na nossa decoração e os produtos utilizados na limpeza liberam produtos químicos. Os mais comuns são benzeno,xilenoaldeído e tricloroetileno. Isso não é um problema para ambientes bem ventilados (se bem que...em cidades poluídas como São Paulo, com índices de qualidade do arsempre tão críticos, ambientes bem ventilados também têm quantidade razoável de resíduos químicos vindos de outras fontes). 

As plantas são purificadores naturais do ar. Então, mesmo em ambientes menos ventilados, é possível cultivar determinadas espécies que ajudem a reduzir a toxidade. O Calendário do Jardim, elaborado pelo São Paulo Garden Club, sugere algumas espécies. Todas se adaptam bem com pouquíssima exposição ao sol e também pouca rega (a luminosidade, no entanto, é sempre importante!).

CLOROFITO

O Clorofito precisa de muita luz e de pouca exposição ao sol (no inverno). Regue diariamente no verão, mas modere nos dias frios.

DRACENA

A Dracena não pede sol. Mas não gosta de lugares muito frios. Deixe-a em local iluminado e regue diariamente (sem encharcar o solo).

FILODENDRO PACOVÁ

O Filodendro Pacová gosta de lugares quentes (nada de ar condicionado forte para eles) e pede iluminação durante uma parte do dia (manhã ou tarde). Como originalmente os Filodendros são epífitas, plante-o em solo enriquecido com fertilizante orgânico ou sobre xaxim. E só regue quando perceber que o substrato está secando.

LÍRIO DA PAZ

O Lírio da Paz não pode ficar em vaso seco. Pede regas diárias em períodos mais áridos e regas a cada dois dias em períodos mais úmidos. A cada seis meses adube a terra e removas as folhas mortas e secas.

SAMAMBAIA

As samambaias não gostam de incidência direta de sol - basta receberem luminosidade em parte do dia. As regas devem ser diárias, mas o xaxim nunca deve ficar encharcado. Em dias quentes borrife água em suas folhas. Evite posicionar a samambaia em local em que haja corrente de vento.

fonte - planetasustentavel

Então, faça a sua  escolha!!

Além de embelezar o ambiente a  sua saúde

 agradece!!

valeu!!

BIObjs - profe Lú