sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Enquanto Isso na "Sala da Justiça"...

HOJE ACONTECEU O CONSELHO DO ENSINO MÉDIO!!
Os professores estão preocupados com o desempenho de alguns alunos!!!
Estamos aqui para ajudar.... 
para compartilhar o conhecimento...
 para ouvir e ser ouvido...
vamos todos fazer a nossa parte...e no final só haverá ganhadores!!!

GALERINHAAAA! 
VAMOS LÁ....
FOCO...
 ESTAMOS ENTRANDO NA RETA FINAL!!
COMEÇOU O  3º TRIMESTRE!!!
AGORA É COLOCAR A CABEÇA PRÁ FERVER E SUPERAR OS INÚMEROS DESAFIOS!!!



CONTE COMIGO!!
VALEU!!
BIObjs - PROFE - LÚ

domingo, 26 de agosto de 2012

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

'Colegas' vence prêmio de melhor filme no Festival de Gramado

       
   O longa Colegas, de Marcelo Galvao, faturou o Kikito de melhor filme do 40º Festival de Cinema de Gramado, na premiação realizada 18 de agosto de 2012.O filme, que também recebeu o Prêmio Especial do Júri, foi ovacionado pela plateia que lotou o Palácio dos Festivais.
            O diretor, que se inspirou em seu tio - portador da síndrome de Down - 
para criar o roteiro, afirmou que não espera ensinar nada às pessoas, mas mostrar como eles são pessoas que merecem o mesmo tratamento e que "são capazes de atuar". Marcelo ainda comentou que o filme será lançado em novembro, e que a premiação contribui para que a visibilidade seja melhor.





             Antes da aguardada entrega do Kikito de melhor filme, os três atores principais de Colegas - portadores da síndrome de Down - já haviam recebido o Prêmio Especial do Júri. No palco, eles fizeram longos discursos e foram aplaudidos em pé pela plateia. "Nós somos Down perante a sociedade, mas perante Deus somos normais", disse Ariel Goldenberg. 






SER DIFERENTE É NORMAL!!! 

 BELA DEMONSTRAÇÃO DE SUPERAÇÃO !!! 
PRÊMIO MERECIDO!!!
PARABÉNS!!

VALEU!!
BIObjs - PROFE LÚ


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

De uso sustentável, tecidos alternativos viram tendência

Matérias primas ecologicamente corretas e o reaproveitamento de roupas são alternativas


A grife Mariana Martinez investiu em saia feita a partir de couro de peixe Foto: Pedro Fonseca / Divulgação



Algodão orgânico, couro de peixe, jeans de seda e garrafa pet. Foi-se o tempo em que esse tipo de matéria-prima figurava como tendência e era apenas usada nas roupas da modelos que desfilam em passarelas como as da São Paulo Fashion Week. Porque os tecidos alternativos conquistaram os holofotes do mercado de moda.

Materiais que procuram incentivar o consumo ecologicamente correto figuram em marcas de estilistas famosos, como Alexandre Hercovich e Osklen. Ao empregá-los em suas coleções, as grifes dão prova de eles não perdem em nada para os materiais produzidos de modo tradicional.

É o caso das roupas feitas pela marca gaúcha Budha Khe Rhi, dos sócios Cláudio Stein, Marcelo Schmidt, Guilherme Dias e Ana Paula Lago. Há cerca de cinco anos, eles criaram a linha Eco, que fabrica camisetas, calças e vestidos a partir de materiais como fibra de bambu, algodão orgânico, tecidos reaproveitados, fibra de garrafa pet, modal e fibra de cânhamo, e vendem em lojas situadas em bairros nobres da Capital e nos litorais gaúcho e catarinense. Em breve. uma nova loja será aberta na Cidade Baixa.

A qualidade dos produtos já levou a marca a ser reconhecida além da fronteira do Estado. Junto com a franquia em Volta Redonda, no Rio, este mês a empresa abre loja também em São Paulo, nos Jardins. As peças vestem apresentadores de TV, como Mari Moon, da MTV, e outros famosos do eixo Rio São Paulo, como os personagens das novelas Malhação e Avenida Brasil.

Também gaúcha, a estilista Mariana Martinez tem investido em peças feitas a partir do couro de peixe. Trazidas do norte e nordeste do país por uma empresa beneficiadora de Estância Velha, a confecção do material ajuda a evitar que uma enorme quantidade de resíduos seja jogada na beira dos rios. Tão resistente quanto o couro bovino, o material é mais maleável e tem aspecto rústico. Segundo Mariana, ele passa por um tratamento químico para ganhar novas cores. Pelo comprimento do material, as espécies usadas são pirarucu e pescado. E tudo com licenciamento do Ibama.

— Quando se começou a usar o couro para a moda, as cooperativa de pescadores passaram a ensiná-los a tirar a pele de forma a garantir o melhor aproveitamento possível — explica a estilista, que desenvolve roupas como saias, calças e vestidos.

Outra iniciativa, esta situada no Paraná, prova como é possível produzir peças descoladas com o uso racional de recursos naturais. Responsável pela criação de um tecido composto de 50% seda, 25% pet e 25% algodão, a marca O Casulo Feliz trabalha com a chamada seda sustentável, produzida a partir de casulos rejeitados pelos cultivadores do bicho-da-seda na região.

— Como o pet esquenta muito no corpo, por ser um poliéster, agregamos o algodão para neutralizar a temperatura e dar mais conforto ao consumidor — explica a designer e diretora da loja, Glicínia Seterenaski.

Os casulos rejeitados são levados para a fabricação de seda por meio artesanal. São cerca de 70 funcionários que operam, manualmente, máquinas de tecelagem, águas de poço artesanal e captada da chuva, tinturas de folhas, cascas, raízes e sementes, como a de urucum. O jeans de seda, que tem como característica tons de prata acentuado, chegou a receber o Prêmio Ecochic Day, que reconhece e incentiva nomes e empresas da moda sustentável do Brasil.


VALEU!!
BIOBJS - PROFE LÚ

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

GRUPOS SANGUÍNEOS - TRANSFUSÕES DE SANGUE

Especialmente para os 3º anos


                      Os grupos sanguíneos ou tipos sanguíneos foram descobertos no início do século XX (cerca de 1900 - 1901), quando o cientista austríaco Karl Landsteiner se dedicou a comprovar que havia diferenças no sangue de diversos indivíduos. Ele colheu amostras de sangue de diversas pessoas, isolou os glóbulos vermelhos (hemácias) e fez diferentes combinações entre plasma e hemácias, tendo como resultado a presença de aglutinação dos glóbulos em alguns casos, e sua ausência em outros.                           Landsteiner explicou então por que algumas pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não. Em 1930 ele ganhou o Prêmio Nobel por esse trabalho. 



      O sistema ABO compreende de dois tipos de aglutinogênios (A e B) e dois tipos de aglutininas (anti-A e anti-B). O grupo sanguíneo A, possui aglutinogênios A e aglutininas anti – A . O grupo sanguíneo B, possui aglutinogênio B e aglutininas anti-A.





QUADRO RESUMO - TRANSFUSÕES DE SANGUE




Confiram o cara que se dá bem.....é o AB Rh+!! Esse recebe de todos!!

APRENDA JOGANDO!!


Jogo: Transfusão sanguínea


Esse site possui uma animação que permite trabalhar grupos sanguíneos, tipagem sanguínea, Rh e transfusões sanguíneas. Ótima sugestão para trabalhar com alunos do 8º ano e até do 3º ano do Ensino Médio no conteúdo de Sistema ABO e grupos sanguíneos. O jogo é em inglês, mas, só pela cara dos pacientes dá para saber se você acertou ou não.




Tem um outro jogo que também fala do mesmo assunto, grupos sanguíneos, o objetivo é descobrir doadores em potêncial. O jogo vai dando dicas sobre os tipos sanguíneos dos outros pacientes.
http://wwwusr.inf.ufsm.br/~rose/rived/objeto2g1/bio1ativ2.swf


BIOlegal, 
EU RECOMENDO!!
VALEU!!
BIOBJS - PROFE LÚ

terça-feira, 14 de agosto de 2012

REINO METAPHITA


Cladograma que esquematiza resumidamente alguns passos da evolução das plantas



CONFIRAM AS DIFERENÇAS ENTRE OS VEGETAIS MONO & DICO



POST ESPECIAL PARA A GALERINHA DOS 1º ANOS!!
VAMOS REVISAR OS RESUMOS!!
ESTUDEM!!

VALEU!!
BIObjs - PROFE LÚ

domingo, 12 de agosto de 2012

CONFRATERNIZAÇÃO - COLÉGIO MURIALDO CAXIAS

REGISTROS DE UM ENCONTRO ENTRE AMIGOS!!
JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO DO CLUBE SOCIAL DO COLÉGIO MURIALDO CAXIAS.
ACONTECEU NA SEXTA-FEIRA - 10/08/2012, NA COLINA DOS VINHEDOS
jantar estilo colonial/italiano - saladas, massas, carnes e sobremesa

MOMENTOS DO ENCONTRO:




BENDITO ENTRE AS MULHERES!!


MIMO PARA TODOS OS ASSOCIADOS - este modelo é o feminino - 




 
OUTRO BENDITO ENTRE AS MULHERES!!





 MOMENTO DO JOGRAL - HOMENAGEM AOS AMIGOS:



 "MESAS POSTAS"- MOMENTOS ANTES DO INÍCIO DO JANTAR










AGRADECEMOS A COMPANHIA DE TODOS NESTA NOITE ESPETACULAR!!
E AGUARDAMOS A TODOS EM BREVE PARA O PRÓXIMO EVENTO!!
LUBECA - ler da direita para a esquerda!!!


VALEU GALERA
 DO CLUBE SOCIAL MURIALDO CAXIAS!!
ATÉ A PRÓXIMA.....



FELIZ DIA DOS PAIS

DESEJOS PARA UM DOMINGO SUPER ESPECIAL!!




UM SUPER ABRAÇÃO PARA TODOS OS PAPAIS 
QUE PARTICIPAM DA EDUCAÇÃO DOS SEUS FILHOS!!

VALEU!!
BIObjs - PROFE LÚ

sábado, 11 de agosto de 2012

terça-feira, 7 de agosto de 2012

BIOcuriosidade - OVOS DE VESPAS PARASITAS

           Algumas vespas apresentam artimanhas muito peculiares a fim de garantir a sobrevivência de sua prole.
          Uma das táticas mais curiosas utilizadas por algumas espécies de vespas consiste na manipulação de lagartas como guardiãs de seus descendentes.

FOTO FEITA PELO MEU AMIGO  E BIÓLOGO CRISTIANO 

AS IMAGENS ABAIXO FORAM RETIRADAS DA INTERNET:

                     Esses representantes da ordem Hymenoptera, apresentam o ovopositor como uma arma a seu favor, ao ser utilizado como uma broca que perfura o corpo do hospedeiro e injeta os ovos com precisão no interior da lagarta.


 


Além disso, juntamente com os ovos liberados pelo ovopositor, a vespa parasita fêmea também inocula uma poderosa toxina que encerra de uma vez por todas o ciclo de desenvolvimento da lagarta.
 
Juntamente com os seus ovos, as vespas parasitas injetam partículas, chamadas vírus poli-DNA, que transportam genes que, quando expressos, impedem a resposta imunitária da lagarta, permitindo assim o desenvolvimento seguro dos ovos da vespa.

 

Após algum tempo, os ovos eclodem e os parasitas saem do corpo do hospedeiro formando casulos. A lagarta pára de se alimentar, e como uma guarda-costas, protege os casulos de possíveis predadores que se aproximem destes.

A lagarta morre pouco depois que as vespas adultas emergem dos casulos.A utilização de vespas como agentes de controle biológico já é uma prática adotada em diversas culturas, como no cultivo da cana-de-açúcar, milho e eucalipto.
Parasitoides: insetos benéficos e cruéis

GOSTARAM?

VALEU !!
BIObjs - PROFE LÚ

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

NEEJA 30 ANOS

O NÚCLEO ESTADUAL 
DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ESTARÁ COMPLETANDO 30 ANOS DE EXISTÊNCIA NESTE MÊS DE AGOSTO.

Sou professora no NEEJA e atualmente "estou" vice-diretora!!
Gosto muito de trabalhar no NEEJA.... aqui nós acolhemos a todos que, por vários motivos não puderam concluir seus estudos no tempo "certo"...então aqui estamos nós para incentivar, ajudar e proporcionar a conclusão do ensino fundamental e médio!!!



Estamos em festa!!
Na próxima quinta, a Vereadora Ana Corso irá prestar uma homenagem solene ao NEEJA, diretamente da Câmara de Vereadores!!


Valeu!!
BIObjs - Profe Lú

domingo, 5 de agosto de 2012

Reutilizando garrafas pet

Adoooorei essa ideia e vou compartilhar com todos!!!

Que tal reutilizarmos garrafas pet?
Se você precisa de recipientes pra guardar algumas coisas que estão pra lá e pra cá na sua casa...
e quer alguma coisa barata e sustentável. .... 
encontrei essa ideia muito bacana no blog Lusco fusco:






Materiais Necessários (para uma garrafa de Coca Cola; garrafas mais finas pode variar as medidas, por isso, fita métrica em mãos):
* 1 pedaço de tecido de 33,5cm x 26cm
* 1 tira de tecido de 33,5 x 4cm (para o acabamento interno)
* 60cm de fita rabo de rato (ou similar, para fechamento)
* 1 garrafa pet cortada (cortar logo abaixo da parte curvada)
* cola quente
* agulha de mão (beeeem reforçada)
* linha pipa (aquela mais grossinha, que usam pra fazer fuxicos)
* máquina de costura
* régua, fita métrica, tesoura e essas utilidades
_________________________________________________________________
1º passo: Dobre o tecido grande ao meio (os 26cm) e costure a lateral, pelo avesso. Após, abra essa costura no ferro e desvire a peça.


2º passo: Dobre ao meio, agora na horizontal. Deve ficar como um tubo.


3º passo: Coloque o tecido na garrafa pet, com a parte aberta para cima.






4ºpasso: Costure conforme a foto abaixo. (os pontos precisam ser assim. Eu tentei fazer com eles de outras maneiras e não ficaram bons. Utilize uma agulha bem forte, eu quebrei uma agulha de mão fazendo esse projeto. Linha pipa é a ideal, por ser mais forte). Reserve.


- dobre ao meio a tira toda, para marcar o centro. Abra novamente.
- agora passe as outra partes em direção ao centro, como se fosse um viés (que preferir, pode substituir esse acabamento por viés)




6º passo: Com a cola quente, cole essa tira dobrada na "boca" na garrafa pet. (para facilitar, comece colando a parte interna. Depois, pode virar o tecido todo para cima.




7ºpasso: Na parte superior do tecido faça duas costuras paralelas, para passar a fita que vai fazer o fechamento (não costure muito perto da borda, deixe uns 2 ou 3 cm de espaço)




8ºpasso: Abra um pedacinho para passar a fita por entre essa "canaleta". (Se usar a fita rabo de rato, lembre de queimar as pontinhas)




Pronto, agora é só fechar e encher com o que a sua imaginação deixar!




show de ideia sustentável!!
Vamos divulgar!!
valeu!!
BIObjs - Profe lú