1º ANO - atividades


EXERCÍCIOS DE REVISÃO - RELAÇÕES ECOLÓGICAS
LEIA COM ATENÇÃO E ANOTE O GABARITO - 10 QUESTÕES)
1)  Existe um pássaro que come os restos de alimentos que ficam retidos nos dentes do jacaré. Isto é um caso de:
a)parasitismo.
b)anabolismo.
c)predatismo.
d)esclavagismo.
e)comensalismo.

2)  Os liquens da tundra ártica constituem a principal fonte de alimento para renas e caribus durante o inverno. As substâncias orgânicas do alimento desses animais, portanto, são primariamente produzidas por um dos organismos componentes do líquen. Qual é esse organismo e que processo ele utiliza para produzir substâncias orgânicas?
a) um fungo; fermentação.
b) um fungo; fotossíntese.
c) um protozoário; fermentação.
d) uma alga; fotossíntese.
e)uma cianobactéria; quimiossíntese.

3)  Um gavião, que tem sob suas penas carrapatos e piolhos traz preso em suas garras um rato com pulgas em seus pêlos. Entre o rato e as pulgas, entre os carrapatos e os piolhos e entre o gavião e o rato existem relações interespecíficas denominadas, respectivamente:
a) inquilinismo, competição e predatismo.
b) predatismo, competição e parasitismo.
c) parasitismo, competição e predatismo.
d) parasitismo, inquilinismo e predatismo.
e) parasitismo, predatismo e competição.

4) O lobo-guará, uma espécie ameaçada de extinção, ocorre nas baixadas próximas a matas arbustivas no Rio Grande do Sul. Esse cão selvagem vive à beira de charcos, caçando pequenos roedores, aves e alguns invertebrados. Freqüentemente, abriga vermes em seus rins, que podem chegar a destruir tais órgãos, ocasionando a morte do animal.
O trecho acima trata de dois tipos de relações entre o lobo-guará e outros membros da comunidade. Essas relações são ... e ... podem ser classificadas, respectivamente, como ... e ... .
Assinale a alternativa que contém, na seqüência correta, as expressões que completam as lacunas da frase anterior:
a)interespecíficas e harmônicas; predatismo e parasitismo.
b)intra-específicas e desarmônicas; comensalismo e parasitismo.
c)interespecíficas e desarmônicas; predatismo e inquilinismo.
d)intra-específicas e harmônicas; comensalismo e inquilinismo.
e)interespecíficas e desarmônicas; predatismo e parasitismo.

5) No tubo digestivo de ruminantes, vivem bactérias produtoras de substâncias que participam da digestão da celulose ingerida por estes animais. Nesta situação, as bactérias obtêm a amônia, produzida no metabolismo das células dos ruminantes, e sintetizam os seus aminoácidos. A associação em questão é:
a)parasitismo.
b)mutualismo.
c)comensalismo.
d)sociedade.
e)amensalismo.

6)  Várias espécies de eucaliptos produzem substâncias que, dissolvidas pelas águas da chuva e transportadas dessa maneira ao solo, dificultam o crescimento de outros vegetais. Por essa razão, muitas florestas de eucaliptos no Brasil não possuem plantas herbáceas ou gramíneas à sua sombra. O fato descrito ilustra um exemplo de:
a)competição intra-específica.
b)mutualismo.
c)comensalismo.
d)predatismo.
e)amensalismo.

7) Qual dos seguintes pares de organismos apresenta uma relação de protocooperação?
a)paguro e anêmona.
b)boi e carrapato.
c)tubarão e rêmora.
d)orquídea e árvore.
e)homem e pulga.

8) Na Amazônia, as tartarugas, além de terem seus filhotes comidos pelas cobras, também podem sr vítimas das sanguessugas, que se fixam na sua pele ( geralmente nas patas ) para sugar-lhes o sangue. Neste caso, os tipos de relações ecológicas entre as cobras e as tartarugas, de um lado, e entre as sanguessugas e as tartarugas, de outro, são, respectivamente, chamados de:
a)predatismo e parasitismo.
b)comensalismo e predatismo.
c)parasitismo e simbiose.
d)simbiose e comensalismo.
e)predatismo e simbiose.


9)  Faça a associação entre duas colunas sobre o tipo de relação que cada indivíduo realiza:
Coluna A
Coluna B
I – micorriza               ( ) epifitismo
II – orquídea                  ( ) mutualismo
III – plasmódio         ( ) colônia
IV – piranha                   ( ) predatismo
V – coral                         ( ) parasitismo
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a)II, I, V, IV, III.
b)I, II, V, III, IV.
c)I, II, III, IV, V.
d)II, I, IV, V, III.
e)I, II, V, IV, III.

12) Considere as relações ecológicas e os pares de organismos enumerados abaixo:
I. parasitismo. II. mutualismo. III. comensalismo.IV. predatismo. 
a) tubarão x peixe-piloto.
b) cupim x protozoário.
c) árvore x pulgão. 
d) cobra x sapo. 
A associação correta é:
a)Ia, IIb, IIIc, IVd.
b)Ib, IIc, IIId, IVa.
c)Ic, IIb, IIIa, IVd.
d)Ic, IId, IIIa, IVb.
e)Id, IIa, IIIb, IVc.





RESULTADO!!

VEJA QUANTAS QUESTÕES VOCÊ ACERTOU:
Gabarito 
Questão 1 E
Questão 2 D
Questão 3 C
Questão 4 E
Questão 5 B
Questão 6 E
Questão 7 A
Questão 8 A
Questão 9 A
Questão 10 C










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BIOATIVIDADE - EM DUPLAS

ESPECIARIAS & ERVAS CULINÁRIAS (aromáticas)




O aroma das especiarias e das ervas
 aromáticas deriva das essências etéreas e de substâncias 
vegetais particularmente cheirosas. 


Tem efeito de estimular:
 o apetite,
 a produção de saliva e 
os sucos digestivos.
As especiarias e as ervas aromáticas são usadas desde a Antiguidade, como condimento na confecção da alimentação, sendo grande a sua importância. O aparecimento das especiarias no continente europeu remonta ao século XV, quando Portugueses e Espanhóis partiram à descoberta do novo mundo, à conquista daquilo que as especiarias representavam: riqueza e poder.

Entre as especiarias mais procuradas, encontravam-se a noz moscada, o cravinho, a pimenta, o açafrão, a canela, etc, 
além de serem um símbolo de opulência (apenas as camadas sociais mais elevadas tinham acesso a elas), 
a importância dada nessa época a estes aromas exóticos 
era devido as:
 suas propriedades medicinais, 
 hipotéticas virtudes mágicas 
e mesmo afrodisíacas. 


A evolução generalizou a sua utilização e, tanto as especiarias como as ervas aromáticas, foram-se tornando comuns na nossa alimentação. 
Além de conferirem e realçarem o sabor particular dos alimentos,
 tornam muitos pratos mais agradáveis,
 podendo mesmo ajudar a facilitar a digestão. 
Além disso, um dos aspectos mais importantes é que
 permitem uma redução substancial do sal.





Lista de ERVAS E ESPECIARIAS  QUE SERÃO PESQUISADAS - 

Alecrim:   Alho (cru):    Canela:  Coentro:  Cominho:   Cravo-da-índia:   Curry:   Erva doce:   Estragão:  Gengibre:   Hortelã:   Louro:  Mostarda:
Manjericão Cheiroso:   Manjerona  Noz moscada:   Orégano:   Páprica:   Papoula:  Pimentas:                    Salsinha (salsa)  Sálvia:  Tomilho:




ATIVIDADE PARA ENTREGAR:



Ficha Técnica da Planta


NOME  mais conhecido em destaque
FOTO
 (internet – colorida)

1. Nome científico

2.Nomes Populares: 

3. Partes  usadas da planta:

4. Uso culinário:

5. Toxidade: (efeitos colaterais)

6. Fonte da pesquisa – (BIBLIOGRAFIA)

7. . ENTREGAR JUNTO  COM ESSA FICHA -  um Vidro com a especiaria (seca/desidratada) e devidamente identificada (etiqueta)

BOM TRABALHO!!!!


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ÁRVORES NATIVAS DO RIO GRANDE DO SUL




Introdução

         Conhecer as plantas, seus usos e aplicações constituem desejo do homem desde tempos imemoriais. Mais recentemente, com a degradação ambiental alcançando níveis alarmantes, conhecer a ecologia de ecossistemas e plantas passou a ser uma necessidade imprescindível, de forma a permitir a recuperação progressiva dos ambientes degradados. Os estudos e pesquisas realizados, durante muito tempo privilegiaram espécies de potencial comercial, razão pela qual o reflorestamento e a ecologia de muitas espécies exóticas têm sido mais estudados e dispõe-se de maior conhecimento sistematizado e compilado do que a maioria das espécies nativas do Brasil.
         Entretanto, diversas instituições vêm desenvolvendo pesquisas sobre a flora brasileira ao longo das últimas décadas e muitos conhecimentos e aplicações hoje se encontram disponíveis na literatura científica espalhada pelas universidades e bibliotecas. No entanto, a disponibilização destas informações à sociedade, em especial ao público leigo e aos alunos de ensino médio, ainda precisa ser aperfeiçoada, de forma a atingir um maior contingente populacional.  Nos viveiros, hortos, escolas, jardim botânico, ONGs e locais onde têm espaço atividades de educação ambiental, por exemplo, bem como no interior das próprias instituições governamentais e privadas do ramo ambiental.
         A arborização de ruas e o reflorestamento com árvores nativas da nossa região são de grande importância e proporciona muitos benefícios que não se consegue com as árvores exóticas, como:
- O alimento é exatamente os que os animais nativos precisam.
- Faz parte de uma determinada floresta onde uma espécie ajuda a outra, de diversas formas.
- Dificilmente espécies nativas são exterminadas por pragas, pois já desenvolveram muito bem uma defesa para cada praga da região. Muito indicadas em plantios orgânicos, que desejam não utilizar agrotóxicos.
- A relação entre os nutrientes disponíveis, e os nutrientes necessários para a árvore, é harmoniosa.
- São as árvores nativas que os pássaros nativos procuram para fazer seus ninhos.

Objetivos:


1.   Disponibilizar material teórico de consulta rápida (PAINÉIS), contendo informações sobre algumas espécies arbóreas nativas do Rio Grande do Sul, para uso didático e prático nas aulas de biologia e da comunidade escolar.
2.   Adquirir, identificar e plantar as mudas das árvores estudadas em locais adequados, dentro do pátio do próprio colégio, nas casas dos alunos e dos professores. 
Implantação do projeto: junho de 2011
Apresentação dos painéis e distribuição das mudas: julho de 2011




BIOgincana – ATIVIDADE 1 - PESQUISA 

A equipe deverá adquirir as mudas das árvores sorteadas, colocá-las em uma embalagem (vaso de  barro ou plástico ou ....) e realizar a 
pesquisa dos itens abaixo, que deverão ser colados em 
PAPEL CARTAZ ( tamanho 48 x 66) de qualquer cor 
e entregues na data marcada juntamente com as mudas


1.      Fotografia da árvore (pode ser da internet ou de onde ela se 
encontra na natureza) -
2.      Outros nomes populares ou vulgares pela qual 
a árvore é conhecida -
3.      Nome científico da árvore (gênero e espécie) -
4.      Nome da Família -
5.      Tamanho da árvore (altura média quando adulta) -
6.      Distribuição geográfica (região de ocorrência – habitat) -
7.      Descrição botânica:
a) raízes –   b) tronco (caule) - c) folhas -                    
d) flores -  e) frutos -   f) sementes-
8.      Informações para a reprodução –

9.      Uso/importância  (ambiental e para o homem) –