terça-feira, 21 de agosto de 2018

Vamos comer alimentos mais saudáveis!?!? 
Você não precisa de muito espaço para ter uma bela horta em casa - basta ter criatividade! 
Bora produzir alguns alimentos orgânicos e ter mais saúde na mesa!! Estamos ficando DOENTES devido à grande quantidade de ☠ agrotóxicos que estamos
 ingerindo sem saber!! 
Segue algumas BIOsugestões!! 


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VALEU!!
BIObjs da BIOlú

Seja Borboleta


SE VOCÊ NÃO SE TRANSFORMAR, NUNCA VAI VOAR!!! 
Siga o teu caminho, mudanças são necessárias, não tenha medo de mudar!! Viver tem suas fases, não se pode pular etapas!!! Bora voar!! 
Bora ser feliz!! 
Siga as butterflies!! 


VALEU!!

BIObjs da BIOlú


domingo, 19 de agosto de 2018

FRIDA a mascote da família

A BIOfamília aumentou .... 
adotamos a FRIDA uma fofinha
 border collie!!! 
Bem vinda ao seu lar!!

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VALEU!!
BIObjs da BIOlú

sábado, 18 de agosto de 2018

PROJETO CLUBE DO CHÁ


Os benefícios das plantas na saúde já são usados desde o começo da humanidade, e com o passar dos tempos foi sendo transmitido de geração em geração, só com os avanços científicos e as exigências relativas a pesquisas é que as plantas começaram a ser amplamente pesquisadas. Atualmente, após muito trabalho em pesquisas cientificas e buscando conhecer melhor sobre o conhecimento transmitido ao longo de gerações, já existem vários bons livros que nos trazem informações pertinentes as propriedades terapêuticas das plantas e suas devidas indicações, bem como as formas de usar corretamente. 

Conforme for preparado um simples chá, ele pode lhe ser útil ou não, alguns devem ser feitos sob infusão, outros fervidos, isso sem falar na questão das quantidades necessárias para se obter o efeito desejado, bem como a persistência em determinados tratamentos, ou ainda, em caso de exagero na dosagem o efeito pode ser indesejado. A relação homem, plantas, água, enfim, homem e natureza de maneira geral, deve ser bem equilibrada para que ambos se beneficiem com a convivência. 
O chá é uma bebida muito sutil e complexa, que, ao longo do seu estudo, revela conjuntos de aromas e de sabores únicos. O uso de plantas na produção de chás é milenar.
 Manhã BIOdelícia!!! 
Conferindo as criações do Clube de Degustação de Chás, das turma 301 & 302!! 

Um brinde com chás!!! Hum..
Chás para todos os gostos & de todos os sabores!!
Combinações entre folhas, frutos, pseudofrutos, flores, caules....
E com muitos benefícios!!

Objetivos do projeto:

1) Descobrir quais os benefícios de algumas plantas medicinais (partes da planta) para a nossa saúde;

2) Conhecer a importância do uso das plantas medicinais;

3) Degustar as receitas de chás preparadas com plantas medicinais;

4) Estimular a criatividade e a capacidade de produzir e de apresentar um chá de sua autoria.
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BIOshow!!
 BIOparabéns galerinha!!


VALEU!!
BIObjs da BIOlú

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Aula motivacional para o projeto da LOLAantenada




BIOaula especial com o quarteto de inclusão do bilíngue!! Hoje foi um dia especial pra motivar as equipes para o “projeto da Lola antenada”!! Conhecemos os “acessórios” que facilitam muito a vida das pessoas com deficiência, como: cadeira de rodas, andador, muletas, óculos, órteses, aparelho auditivo... Conversamos também sobre como escrever a biografia dos colegas novos... cada um tem a sua história... estamos aqui pra aprender e não pra julgar!!


Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela!! Tudo pode acontecer, foco e fé não podem faltar!! 
BIOthanks para as teachers do bilingue que são muito show!!! (em breve vamos marcar uma visitinha da Lola para conhecer a galerinha da tarde!!)
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"Que nossos dias sejam leves, qualquer tristeza seja breve, que todo mal, o vento leve! Que seja cheio de alegrias, repleto do que inebria, em vez de choro, a gente só ria, sorria!!”
(Amanda R S Araujo)
A imagem pode conter: 10 pessoas, incluindo Vitor Fagundes, Pedro Cartana, Guilherme Bernardi, Eduardo Chies, Luciana Gecchelin Santini e Arthur Lazzaretti, pessoas sorrindo, pessoas sentadas
"Que seja duradouro o que te absorve. Forte o que te acolhe. Intenso o que sentes. Vivo o que te aguarda. Doce o que te envolve. Suave o que provas. Presente, o que sonhas. Eterno, o que amas!!”
( Ita Portugal)

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"Que a vida seja leve e que o dia, apesar de breve, traga alegrias novinhas, esperanças fresquinhas e uma incrível vontade de se reinventar.
Há felicidade lá fora, mas é dentro da gente que ela começa brotar"!!
( Rosi Coelho)
 

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"Independente de como amanhece o dia, se ensolarado, nublado ou chuvoso, faça sempre uso da imaginação... Enfeite-o com o colorido das flores, e dê a ele um toque de Alegria! Comece a enxergar a Vida com os olhos do coração!!”
(Maria Helena Ambrosio )

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"Com o coração você pode ir em todos os lugares sem sequer mover seu olhar!!”
(Monica Carrasco)



"Enquanto a gente souber espalhar todo sentimento bom que houver, não vão faltar boas energias ao nosso redor. Deixa por perto o que te faz bem, te faz sorrir e te dá força pra caminhar, sempre em frente!!"
(Vanessa Haas) 

VALEU!!

BIObjs da BIOlú

terça-feira, 14 de agosto de 2018

fohas do meu BIOjardim


FOLHAS são estruturas muito importantes para os vegetais, pois é através delas que as plantas realizam a FOTOSSÍNTESE, processo no qual a planta consegue produzir substâncias orgânicas necessárias à sua sobrevivência.
A maioria das folhas apresentam limbo, pecíolo e bainha,
Todas as ANGIOSPERMAS apresentam vasos condutores de seiva, que se assemelham aos vasos sanguíneos presentes no corpo dos mamíferos, e são esses vasos os responsáveis pelo transporte de seiva no interior da planta (XILEMA & FLOEMA)
As folhas peninérveas, encontradas na maioria das plantas, possuem suas nervuras CURVINÉRVIAS e podem ser encontradas nas plantas EUdicotiledôneas (que possuem dois cotilédones) como feijão, amendoim, soja, ervilha, lentilha, ipê, peroba, mogno, cerejeira, abacateiro, acerola, roseira, morango, pereira, macieira, algodoeiro, café, jenipapo, girassol, margarida ... 
Colhi no BIOquintal essas folhas de laranjeira... uma com o limbo bem verde e a outra apenas com o “esqueleto” com inúmeras nervuras!!

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VALEU!!
BIObjs da BIOlú

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Organologia vegetal gabarito do Caderno de Atividades - 3º ano

Resultado de imagem para organologia vegetal exercicios
Organologia vegetal
questões - 20 ao 45 - pág. 13 a 19.

GABARITO:

20.  somar - (1 + 2) = 03
21. C
22. Holoparasitas (parasitas totais) são vegetais que não realizam fotossíntese e retiram tudo da planta hospedeira, perfurando seus vasos condutores, de onde sugam a seiva elaborada. 
Um exemplo de holoparasita é o cipó-chumbo. 

Hemiparasitas (parasitas parciais) são plantas que realizam fotossíntese (são clorofiladas) e retiram do hospedeiro apenas a seiva bruta. Elas causam menos prejuízos ao hospedeiro do que as plantas holoparasitas, pois perfuram apenas os vasos lenhosos, que transportam uma solução constituída de água e sais minerais.
 Um exemplo de hemiparasita é a erva-de-passarinho.

23. euDICOTILEDÔNEAS - feixes liberolenhosos organizados -  apresentam  duas regiões distintas: córtex e cilindro central. 
MONOCOTILEDÔNEAS -  feixes de vasculares são difusos pelo caule e não possuem córtex e cilindro central. 

24.  c

25. c

26. b

27. b

28.  apresentam grande quantidade de parênquimas aeríferos (armazena ar) - possibilitando a flutuação e alem de auxiliar nas trocas gasosas.

29.  o ecossistema B = deserto.
pq apresenta menor SF, indicando que há redução para evitar perda de água na forma de vapor, por meio da transpiração.

30.  C= raiz
a) A principal função da raiz é a absorção dos nutrientes minerais, sendo que, no solo, também é responsável pela fixação do vegetal ao substrato.

b) tecidos condutores de seiva = xilema e floema, ou de crescimento = meristemas  e de sustentação = colênquima e esclerênquima.

 c) caule = sustentação e condução da seiva.

d) t. revestimento = epiderme e súber.

e) folha =  fotossíntese e transpiração.

31.  soma = 42 (02+08+32)

32. 
a)  cactos apresenta folhas modificadas em espinhos = reduzir a perda de água

b)  pq o principal órgão fotossintetizante nesse caso é o caule (rico em clorofila).

33. C

34. c

35. soma = 10 (2 +8)

36. d

37. e

38. 
a) radícula, caulículo e gêmula = respectivamente: raiz, caule e folhas.

b) não - apenas as angiospermas apresentam endosperma triploide, pois esse tecido é resultado de dupla fecundação.

c) AMIDO

39.  E

40. C

41. 
a) anemocoria = pelo vento / no inverno há formação  constante de vento o que facilita a dispersão.
b) esse tipo de fruto atrai os animais - alimento. com isso eles promovem a dispersão  das sementes = ZOOCORIA pelo ambiente (fezes principalmente).

42. 
a)ENXERTIA
b) possibilita a reprodução do vegetal sem fecundação e a formação do embrião.

c) é uma técnica em que se insere uma estaca  retirada de uma planta em outra enraizada de especie diferente. (geralmente realizada em plantas jovens)

43. o ramo vegetal a ser retirado deve apresentar gemas, em que há tecido meristemático. Essas células se aglomeram e, então, possibilitam a diferenciação e a formação de raízes.

44. realiza-se um corte na planta-mãe, expondo tecidos que permanecerão em contato com substrato úmido revestido por plástico. Assim que se inicia a formação de raízes, o ramo é destacado.

45. D






Fim!
estude para a BIOavaliação!!
BIObjs - profe Lú





quarta-feira, 8 de agosto de 2018

GERMINAÇÃO DE UM ABACATE - bioEXPERIMENTO BY bioLÚ

BIOrevisando... 
ABACATE é um fruto carnoso ou seco!?!?
É drupa ou baga!?!
É monocotiledôneo ou eudicotiledôneo!?!? 
Confiram minha BIOexperiência ... de como germinhar um abacate!?!? 
Tudo começa com um abacate. 
O ideal é que seja um fruto orgânico. 


A imagem pode conter: comida
BIOfruteira:
ABACATE
FRUTO CARNOSO TIPO DRUPA
EUDICOTILEDÔNEO
Depois de se deliciar com o abacate....separe a semente. 
Encha um copo com água, coloque três espetos na semente e coloque-a sobre a boca do copo (a água deve cobrir a metade da semente). Deixe o copo descansando perto de uma jan Aguarde. PACIÊNCIA é a palavra-chave para o cultivo de qualquer espécie. Após 28 dias surgiram os primeiros sinais do broto. 
Aguardando o broto ter mais folhas e uns 20 centímetros de altura. Aí, então, a semente estará pronta para ser transplantada para um vaso, onde continuará a se desenvolver. 
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... até o final do ano vou retirar a muda do vaso e 
plantá-la no BIOjardim e, aguardar os frutos orgânicos by BIOlú.!!
Quem sabe vocês possam fazer o mesmo!!! 

VALEU!!
BIObjs DA BIOlú
 

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

BIOgabarito do Filo cordados (cap12) -

FILO CORDADOS


GABARITO DOS EXERCÍCIOS
 - 1 ao 38 - pág. 22 a 32.

1. urocordados, cefalocordados e craniata.
bilateral
notocarda, tubo neural dorsal e faríngeas.

2. agnatos = corpo alongado, boca circular e sem mandíbula.
gnatostomados = são os craniados com presença de mandíbula.

3.  tubo neural = origem na ectoderme e acompanha dorsalmente a notocorda.
notocorda = eixo de sustentação localizada entre o tubo neural e o tubo digestório . (nos vertebrados é substituída pelas vértebras.

4. C

5. D

6. 
a) A= presença de notocorda    B = tubo nervoso dorsal
           C= fendas faríngeas   D = cauda pós-anal

b)  a mandíbula permitiu  a melhor exploração e ocupação de novos nichos ecológicos (lugares). Também otimizou a capacidade de captura de presas e defesa contra predadores..... vantagem evolutiva em relação aos que não tem mandíbula.


7. A

8. D

PEIXES

9.  QUADRO
Condrictes

osteíctes
Cartilaginoso

Ósseo
Anterior e ventral

Anterior
Presente

Ausente
Ausente

Presente
Cloaca

ânus

10. c

11. b

12. cartilaginosos  excretam ureia pela cloaca
ósseos excretam amônia pelo orifício urogenital.

13. função da bexiga natatória é reduzir a densidade do corpo, permitindo que o peixe flutue ou afunde na água. A maioria dos peixes ósseos apresenta bexiga natatória, uma bolsa cheia de gases acima do estômago. Eles controlam o volume da bexiga natatória trocando gases com o sangue.

14.  F V F V 
a) linha lateral = percepção da vibração da água.
c) ampolas de Lorenzini =  eletrorreceptores captam corrente elétrica na água.

ANFÍBIOS

15. B

16. B

17. 
a) epiderme com glândulas para manter a pele úmida; permitindo a respiração cutânea; desenvolvimento de membros para a locomoção; presença de pulmões primitivos.

b) Anuros (do grego a, sem; uras, cauda)
São anfíbios que apresentam o corpo curto e não possuem cauda quando adultos. As pernas traseiras são bem mais desenvolvidas que as dianteiras. Por isso, os sapos, as rãs e as pererecas são animais saltadores. Além de garantir a movimentação, o salto também é uma maneira de fugir dos predadores.

Urodela (do grego uros, cauda; delos, visível)

O Tritão é um anfíbio da classe UrodelaOs urodelos possuem o corpo alongado e a cauda com­prida. Por isso, também são conhecidos como caudados. Seus dois pares de membros locomotores possuem comprimentos apro­ximadamente iguais.
Nessa ordem encontramos os tritões e as salamandras, animais mais parecidos com os anfíbios primitivos. Os tritões medem, aproximadamente, 12 cm e passam a maior parte do tempo em terra firme, abrigados debaixo de pedras ou em ambientes úmidos, alimentando-se de pequenos moluscos (lesmas), anelídeos (minhocas) e artrópodes (insetos). Já as salamandras, são semelhantes às lagartixas. Porém, apresentam a cabeça arredondada, pele úmida sem escamas e não possuem garras nos dedos.

Apoda (do grego a, sem; podes, pés)

Cobra-cega, anfíbio da classe Apoda
Os ápodes são anfíbios que apresentam o corpo delgado, vermiforme e sem membros locomotores. Como exemplos, temos as cecílias ou cobras-cegas, animais que muitos confundem com minhocas, pois vi­vem na terra úmida, escavando galerias subterrâneas. No entanto, são carnívoras e possuem dentes, utilizados para a defesa e para agarrar as presas, não atuando na mastigação.

18. A

19. ovos sem revestimento contra dessecação - precisam ficar dentro da água.

20. E

RÉPTEIS

21.  ANFÍBIOS - foram os primeiros vertebrados  a iniciar a conquista do ambiente terrestre, porém precisam voltar para a água para se reproduzir e manter a pele úmida.

RÉPTEIS - são mais adaptados, por apresentarem - pele grossa, ovo com casca o que ajuda a evitar a dessecação.


22.  são ectotérmico - a temperatura varia conforme o ambiente.

23. A

24. C

25. F  F  F  V 
a) os anfíbios tem 3 cavidades no coração e os répteis tem uma exceção crocodilianos tem 4 cavidades.

26. B


AVES

27. AVES E MAMÍFEROS = SÃO ENDOTÉRMICOS - temperatura constante. 
ANFÍBIOS E RÉPTEIS = são ectotérmico - a temperatura varia conforme o ambiente.

28.A

29. SOMA = 17 (1+16)

30. D

31. C


MAMÍFEROS

32. D

33. C

34. D

35. 
a) MAMÍFERO = homeotérmico  - mantém o organismo aquecido em qualquer região e suas funções são realizadas normalmente..... enquanto que o 
LAGARTO = ectotérmico  - precisa ajustar a sua temperatura conforme o ambiente (precisa de ambientes mais aquecidos)  -tem respostas mais lentas que os mamíferos.

b) nos humanos a digestão do amido inicia-se na boca e segue pelo sistema digestório até o intestino delgado onde será transformado em glicose e absorbido pelo organismo.

36.
 a) mamíferos e aves = traço B endotérmicos
já peixes, anfíbios e repteis = são ectotérmicos-  traço A

b) grupo A - precisa se expor ao sol para que ocorra as reações químicas...
grupo B o metabolismo libera o calor (dentro) para a realização das reações.

37. D

38. 
  • monotremados - neste grupo incluem-se o ornitorrinco e o equidna, animais que põem ovos semelhantes aos dos répteis, donde nasce um minúsculo embrião que se desloca para uma bolsa, onde termina o seu desenvolvimento lambendo leite produzido pela mãe, pois não existem mamilos (ao contrário dos restantes dois grupos);

Equidna


Ornitorrinco
  • marsupiais - neste grupo, onde se incluem os cangurus, entre outros, não existe placenta para nutrir o embrião durante o seu desenvolvimento no útero. Assim, ao nascer, os marsupiais não se encontram totalmente desenvolvidos. As fêmeas possuem um sistema reprodutor "duplo", com dois úteros e duas vaginas laterais. 
As crias nascem através de um canal de nascimento central independente, que se forma antes de cada parto, podendo ou não permanecer aberto. Por esse motivo, em algumas espécies o pênis do macho é bifurcado. 
A maioria das espécies termina o seu desenvolvimento no interior de uma bolsa externa no corpo da fêmea - marsúpio. Em muitas espécies as fêmeas acasalam novamente durante a gravidez, mas o embrião apenas se desenvolverá após a cria anterior abandonar o marsúpio - diapausa embrionária;
  • placentários - este é o maior grupo de mamíferos, dominando totalmente a classe e os habitats terrestres atuais. Os ovos amnióticos são geralmente minúsculos e retidos no útero da fêmea para o desenvolvimento, com a ajuda de uma placenta que fornece fixação e nutrientes (oxigênio e alimentos).  Em sentido contrário passam as excreções do embrião. Ao nascer, os placentários encontram-se num estado de desenvolvimento superior ao dos marsupiais. 



THE END!!

ESTUDE PARA A AVALIAÇÃO!
BIObjs - PROFE BIOlú