quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

O Novo coronavírus - vídeo explicativo


Vídeo da Organização Mundial da Saúde 
que explica como surgiu o vírus, 
como se propaga e quais as medidas de proteção







Valeu!!

BIObjs da BIOlú



BIOreflexão sobre nossas fases


A imagem pode conter: árvore, planta, céu, atividades ao ar livre e natureza
Não existe absolutamente 
nada na natureza que 
floresça o ano todo, 
então por que esperar 
isso de nós mesmos?


Não existe nada mais natural 
que oscilar entre nossos 
altos e baixos, 
bonitos e feios, 
felizes e tristes... 
é assim com as flores, 
com as frutas, com o mar, 
com a Lua...

Por que esquecemos que 
também somos 
Obra da Natureza 
e esperamos ser perfeitos
 o ano inteiro?

Que a gente aprenda a 
RESPEITAR nossas fases e 
a lidar com elas da maneira
 mais leve possível.
(Hariana Meinke)

BORA SER FELIZ!! 

Valeu!!
BIObjs da BIOlú

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Bióloga que salvou Arara Azul da extinção vira personagem da Turma da Mônica

Bióloga salvou Arara Azul extinção vira personagem Turma da Mônica
BBióloga que salvou Arara Azul da extinção vira personagem da Turma da Mônica
Bióloga salvou Arara Azul extinção vira personagem Turma da Mônica
Na última terça-feira (11), foi celebrado o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência. Para comemorar a data, a Mauricio de Sousa Produções retratou a bióloga Neiva Guedes como uma personagem da Turma da Mônica.
A homenagem faz parte do projeto Donas da Rua da Ciência, que resgata a história de pesquisadoras e cientistas que deram grandes contribuições para a humanidade, como Marie Curie, Ada Lovelace, Bertha Lutz, Katherine Johnson e Katie Bouman.
Neiva dedicou 30 dos 58 anos de vida à preservação da arara-azul-grande, um dos símbolos do Pantanal, que corria o risco de ser extinta até pouco tempo atrás.
“A arara-azul, que encanta a todos com sua cor vibrante e som alegre, vem sofrendo com a destruição de seus lares e com a captura ilegal para tráfico de animais silvestres. Não podemos nos conformar com a previsão catastrófica da extinção, seja qual for o ser vivo. É preciso arregaçar as mangas para mudar o curso da história”, diz a bióloga, que é doutora em Zoologia e mestre em Ciências Florestais.
Bióloga salvou Arara Azul extinção vira personagem Turma da Mônica
“Fiz mestrado em Ciências Florestais e a Arara Azul foi objeto do meu mestrado. Acabou virando um projeto de vida, porque era tão envolvente o trabalho, que acabei dedicando quase 30 anos a ele”, afirmou a bióloga sul-mato-grossense, fundadora do Instituto Arara Azul, ao jornal O Pantaneiro.
Boa parte do trabalho da bióloga é dedicado à conscientização sobre o valor da arara-azul-grande.
“Se eu quisesse apenas concluir o meu mestrado era só coletar os dados e ir embora. Talvez a arara acabasse. Assim, fomos conversando e mostrando para as pessoas o que estávamos estudando, que elas eram privilegiadas de morar junto com as araras e de ter essa convivência harmoniosa com as aves todos os dias. É uma vida muito bacana a do pantaneiro tradicional junto com a natureza, muito harmoniosa”, contou à National Geographic.
Para a pesquisadora, o trabalho de conscientização é a chave para a continuidade e prosperidade das araras-azuis-grandes.
“As pessoas convivem com a natureza, mas não estão atentas. Se não contarmos com as crianças que são o futuro, com o tema da natureza, muita coisa pode ser perdida”, afirmou ao Ciclo Vivo.
Para Mônica Sousa, criadora do projeto Donas da Rua, que também já homenageou mulheres de outras áreas da vida pública, como Emma Watson, é fundamental dar visibilidade para ações que tragam benefícios para a humanidade, não só locais.
“É com muito orgulho que homenageamos a pesquisadora que segue na linha de frente lutando pela conservação do nosso meio ambiente. Enaltecer o papel das mulheres no campo da ciência é muito importante para inspirar meninas e mulheres que são apaixonadas pela área”, afirmou.
Fonte: Galileu



VALEU!!
BIObjs da BIOlú

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

CORONAVÍRUS - BIOinformações

Resultado de imagem para coronavirus

Resultado de imagem para coronavirus

Coronavírus – Quem são eles?
São vírus RNA da ordem dos Nidovirales da família Coronaviridae. A subfamília é composta por quatro gêneros Alfacoronavírus, Betacoronavírus, Gammacoronavírus e Deltacoronavírus. Sendo que os Alfacoronavírus e Betacoronavírus somente infectam mamíferos. Os Gammacoronavírus e Deltacoronavírus infectam aves e também podem infectar mamíferos. 

Os vírus da SARS-CoV, MERS-CoV e 2019-nCoV são Betacoronavírus altamente patogênicos e responsáveis por causar síndrome respiratória e gastrointestinal. Além desses três, há outros quatro tipos de coronavírus que podem induzir doença no trato respiratório superior em imunodeprimido, bem como afetar crianças, jovens e idosos. Todos os coronavírus que afetam humanos têm origem animal.

O coronavírus foi isolado pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa conforme proposto por Tyrrell como um novo gênero de vírus.

Período de incubação
O período médio de incubação da infecção por coronavírus é de 5 dias, com intervalo que pode chegar até 16 dias.

Período de transmissibilidade
A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do Novo Coronavírus (2019-nCoV) sugerem que a transmissão possa ocorrer, mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

Até o momento, não há informação suficiente de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas que uma pessoa infectada passa a transmitir o virus.

Suscetibilidade e imunidade
A suscetibilidade é geral, por ser um vírus novo. Sobre a imunidade ainda não se sabe se a infecção em humanos que não evoluíram para o óbito irá gerar imunidade contra novas infecções e se essa imunidade é duradoura por toda a vida. 

Manifestações clínicas
O espectro clínico da infecção por coronavírus é muito amplo, podendo variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. No entanto, neste novo coronavírus não está estabelecido completamente o espectro, necessitando de mais investigações e tempo para caracterização da doença.

Segundo os dados mais atuais, os sinais e sintomas clínicos referidos são principalmente respiratórios. O paciente pode apresentar febre, tosse e dificuldade para respirar. 

Tratamento e atendimento
Até o momento não há medicamento específico para o tratamento da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). No entanto, medidas de suporte devem ser implementadas. No atendimento, deve-se levar em consideração os demais diagnósticos diferenciais pertinentes e o adequado manejo clínico, conforme protocolo de tratamento de Influenza: 

Medidas de prevenção e controle
A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. No momento, não há comprovação que o 2019-nCoV esteja circulando no Brasil, portanto não há precauções adicionais recomendadas para o público em geral. No entanto, como lembrete, o Ministério da Saúde sempre recomenda ações preventivas diárias para ajudar a prevenir a propagação de vírus respiratórios, incluindo:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de vários vírus, inclusive o novo coronavírus.
Resultado de imagem para ministerio da saude coronavirus prevenção


Fonte das informações

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

DIA MUNDIAL DO CÂNCER


BIOatenção:
 Atualmente, 8,2 milhões de pessoas morrem anualmente de câncer em 
todo o mundo, dos quais, 
4 milhões morrem prematuramente 
(entre 30 e 69 anos)


Dia Mundial do Câncer é a oportunidade ideal para que possamos pensar e agir: 
prevenção, diagnóstico e alimentação, 
precisamos divulgar mais informações 
e realizar mais ações!!

Eu apoio esse movimento! 
E você?!?





Valeu!!
BIObjs da BIOlú

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

MAR

Porto Seguro - Bahia


A _ MAR!!!!

Torres - RS


Há mares que vêm para o bem.
 💓💓 

Perto do mar a gente é mais feliz.
Não é água com açúcar que acalma,
 é água com sal.... 
BATERIAS 100% REcarregadas!! 
Porto Seguro - Bahia


Que 2020 seja um ano 
maravilhoso pra nós!! 

Valeu!!
BIObjs da BIOlú