terça-feira, 30 de outubro de 2012

PASSARELA VERDE EM SÃO PAULO

Foi inaugurada em São Paulo a primeira passarela "verde", projetada de acordo com parâmetros de sustentabilidade e de inclusão social.
       
Localização: Avenida Eusébio Matoso,  bairro  Pinheiros. 

             Construída em estrutura metálica, com 95 metros de comprimento, a obra executada pela Fakiani Construções atende diariamente a 5 mil pedestres. 

     *O piso de borracha foi produzido a partir de reciclagem de pneus. 
         * Os painéis, que fazem parte do fechamento lateral, têm aparência de madeira, mas são fabricados com resíduos de plástico. 
         * O telhado verde, que conta com trechos em estrutura de bambu, é coberto com plantas de baixo crescimento e resistentes à poluição. 
Por isso, funciona como isolante térmico, reduzindo o aquecimento do local e absorvendo cerca de 30% de água das chuvas. 
           * Para o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e cadeirantes, a passarela conta com elevadores revestidos na lateral por ecoplacas, chapas planas fabricadas a partir da reciclagem de embalagens de pasta de dente. 
                 * O calçamento do entorno foi executado com pavimento drenante, que colabora para o escoamento da água.

               * Há ainda coletores de lixo reciclável para a separação de resíduos. 

O projeto foi desenvolvido pela Todescan Siciliano Arquitetura e a obra construída por meio de parceria entre a prefeitura de São Paulo e o Unibanco.

Matéria da Revista Mercado e imagens retiradas da internet & http://www.crispassarelaverde.blogspot.com.br/


O que torna uma construção “verde”?
- Painéis solares são capazes de transformar a energia luminosa em energia elétrica.

- Janelas maiores garantem mais iluminação e ajudam no fluxo do ar.
- Sistemas de reutilização da água evitam o desperdício.
- Torneiras temporizadas ajudam na economia de água.
- Descargas com duplo fluxo de acionamento também.
- Lâmpadas com sensor de presença ajudam na redução do gasto de energia.
- Tintas sem material tóxico respeitam o meio ambiente.
- Que tal investir em objetos feitos de material reciclável?
- Alguns telhados podem se transformar em verdadeiras plantações.
- Para facilitar a drenagem das águas, existem vários tipos de piso para áreas externas.
VAMOS PRATICAR A SUSTENTABILIDADE!!
BELO EXEMPLO...QUEM SABE ESSA IDEIA SE MULTIPLIQUE!!
VALEU!!
BIObjs - PROFE LÚ



quinta-feira, 25 de outubro de 2012

SIMULANDO A TRANSMISSÃO DE CARACTERÍSTICAS HUMANAS

A atividade foi lúdica e altamente motivadora, teve por objetivo reforçar a compreensão de que os filhos recebem de seus pais  diferentes combinações de genes.
Os alunos receberam  um casal com fenótipos relacionados ao  contorno de rosto, tipo de cabelo, de olho, de sobrancelhas etc).  


Em seguida, os estudantes recortaram  e colaram a ilustração correspondente a característica  do "filho" que fizeram!! 
Será que os "pais" conseguem identificar seus filhos abaixo!!
Confiram as "figurinhas" que nasceram 
na aula de biologia!!!



ESPERO QUE TENHAM GOSTADO!!!
VALEU!!
BIObjs - PROFE. LÚ

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

CÉLULAS COMESTÍVEIS - Projeto BIOchefs

Turmas: 201 e 202
Disciplinas envolvidas: Biologia & Química 



Citologia  - Termo célula (do grego kytos = cela; do latim cella = espaço vazio), foi usado pela primeira vez por Robert Hooke (em 1655) para descrever suas investigações sobre a constituição da cortiça analisada através de lentes de aumento. A teoria celular, porém, só foi formulada em 1839 por Schleiden e Schwann, onde concluíram que todo ser vivo é constituído por unidades fundamentais: as células. Assim, desenvolveu-se a citologia (ciência que estuda as células), importante ramo da Biologia. As células provêm de outras preexistentes. As reações metabólicas do organismo ocorrem nas células. 

Objetivo do trabalho:  Identificar e diferenciar as células animal e vegetal e as organelas citoplasmáticas. Reconhecer a importância dos compostos orgânicos para a alimentação. Aprender e fixar os componentes celulares de uma forma lúdica...


...REGISTROS DAS 
"CRIATURAS E SEUS "CRIADORES"
BIOequipes da TURMA 201









BIOequipes da TURMA 202










REGISTROS ESPECIAIS:

EU COM A BIOEQUIPE "CARIOTECA" E SUA CÉLULA VEGETAL


EU COM A BIOEQUIPE "CENTRÍOLOS"
& infiltrados como o aniversariante do dia FÁBIO!!

GALERINHAAAAAA DAS TURMAS 201 & 202...
Quero registrar uma BIOfala - foi tudo muito BIOfofo o nosso BIOchefs!!! Parabéns a todas as BIOequipes.... as BIOcélulas estavam lindas e deliciosas!!!nhamy...nhamy.... porém muito calóricas!!!!
... já estou pensando para o próximo ano solicitar células light..... muitos BIObjs a todos que colocaram criatividade, esforço e dedicação para o sucesso dessa atividade!!!! 

VALEU!!
BIObjs - PROFE LÚ



terça-feira, 16 de outubro de 2012

TESTE PARA DALTONISMO


OLÁ GALERINHA!!
ESSE TESTE ABAIXO É ESPECIALMENTE PARA OS BOYS!!!

Observe os círculos, todos eles tem números. 
Siga a tabela para descobrir se está tudo bem com você!
Será que dá certo?

ESPERO QUE TENHA DADO TUDO CERTO!!
E VOCÊ SEJA NORMAL....PARA DALTONISMO!!!

VALEU!!
BIObjs-PROFE LÚ


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

BIOdica para o ENEM


GALERINHA!!!

ENCONTREI esse site com  muito conteúdo referente ao Enem e vestibulares. VALE a pena conferir.

Aproveitem .... estudem!!!!!
Valeu!!
BIObjs - Profe Lú

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

DIA NACIONAL DO DOADOR DE ÓRGÃOS E TECIDOS

 
POR QUE DOAR?

A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

1) Quem é o potencial doador não vivo?

São pacientes em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com morte encefálica, geralmente vítimas de traumatismo craniano ou AVC (derrame cerebral). A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico, como qualquer outra cirurgia. Após uma série de exames que excluam doenças transmissíveis, a família será consultada sobre seu desejo pela doação de órgãos. Somente com a autorização dos familiares o paciente será um doador de órgãos.

2) Como é feito o diagnóstico de morte encefálica?

O diagnóstico de morte encefálica passa por algumas etapas: o primeiro passo é o diagnóstico clínico, que deve ser repetido após seis horas de observação, sendo pelo menos uma destas avaliações realizada por médico neurologista. Em seguida, deve ser documentado através de um exame complementar: eletroencefalograma, angiografia cerebral, entre outros. Cabe ressaltar que nenhum dos médicos responsáveis pelo diagnóstico de morte encefálica pode fazer parte de equipe que realiza transplante.

3) O que é morte encefálica?

O encéfalo é a parte do corpo geralmente confundida com o cérebro. Na verdade, é quase a mesma coisa, mas além do cérebro, o encéfalo inclui o tronco cerebral. O encéfalo controla todas as funções essenciais do organismo do homem: a respiração, a temperatura do corpo, o funcionamento dos pulmões etc. Apenas o coração pode continuar funcionando sem o comando do encéfalo, por causa do seu marcapasso.
Se o encéfalo morre, depois de certos acidentes ou derrame cerebral, os demais órgãos do corpo param de funcionar. Se o marcapasso do coração ainda estiver vivo para fazê-lo bombear o sangue, os outros órgãos podem continuar funcionando por mais algum tempo com ajuda de aparelhos. Nas poucas horas em que os órgãos ainda funcionam por causa dos aparelhos é que é possível aproveitá-los para transplante.

4) Qual é a diferença entre morte encefálica e coma?

Ao contrário do que muita gente pensa, morte encefálica e coma não são a mesma coisa. No estado de coma, o encéfalo ainda está vivo e executando suas funções rotineiras, ainda que com dificuldade. Com a morte encefálica, essas funções não podem mais ser executadas.

fonte: doadoresdeorgaos.blogspot.com.br/

Doação em vida

No caso do rim, medula óssea, pâncreas, fígado e pulmão, existe a possibilidade de que se realize o transplante com doador vivo. A legislação brasileira permite a doação de órgãos entre parentes até quarto grau. Além desse grau de parentesco é necessário uma autorização judicial. Já a legislação portuguesa permite que qualquer pessoa, como cônjuges ou amigos, seja dador de órgãos em vida, independentemente de haver relação de consanguinidade e barriga.

http://jangadeiroonline.com.br/uploads/2009/09/20090917_doa____o_de___rg__os.jpg

Doar órgãos é 
um ato de amor e solidariedade!

VALEU!!
BIObjs - PROFE LÚ

terça-feira, 25 de setembro de 2012

BIOinformação......

ISSO REALMENTE É ALARMANTE...


Vamos consumir mais alimentos orgânico...
vamos fazer a nossa hortinha caseira...
Vamos diminuir o consumo de agrotóxicos...
Vamos levar uma vida mais natural!!!!
Vamos ser mais humanos e mais felizes!!!

VALEU!!
BIObjs - PROFE LÚ

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Cadeia e Teia alimentar

.... especialmente para os 1º anos!!

CADEIA ALIMENTAR é uma sequência de seres vivos, uns servindo de alimento a outros, sucessivamente.
Resumindo é uma sequência de transferência de matéria e energia de um organismo para outro sob forma de alimento.

Fazem parte de uma cadeia alimentar:
Produtores
Consumidores
Decompositores
 

TEIA ALIMENTAR -  é um conjunto de cadeias alimentares (inter)ligadas entre si representadas por um diagrama baseadas em diversos organismos ou espécies de um ecossistema. Nas teias alimentares, cada espécie se alimenta dentro dos níveis diferentes, produzindo sua própria teia de interações alimentares. 


GOSTARAM DA REVISÃO!?
VALEU!!
BIObjs - PROFE LÚ

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

CÉLULA - organelas

REVISANDO O QUE VIMOS EM AULA - TURMAS 201 &202

Células Eucariontes

         Estas células possuem um núcleo delimitado por um sistema de membranas (a membrana nuclear ou carioteca), nitidamente separado do citoplasma. Têm um rico sistema de membranas que formam numerosos compartimentos, separando entre si os diversos processos metabólicos que ocorrem na célula. Como modelo de células eucariontes, veremos uma célula animal e uma célula vegetal.





Principais diferenças entre célula animal e vegetal
Celulas


Células Procariontes

As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes das eucariontes. A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Também possuem DNA na forma de um anel não-associado a proteínas (como acontece nas células eucarióticas, nas quais o DNA se dispõe em filamentos espiralados e associados à histonas).

Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma.

A este grupo pertencem seres unicelulares ou coloniais:

Bactérias
Cianofitas (algas cianofíceas, algas azuis ou ainda Cyanobacteria)
BACTÉRIA


VALEU GALERINHA!!
BIObjs - PROFE LÚ