BORA ESTUDAR PARA A BIOprova 2
GABARITO DAS QUESTÕES DO CAP 10 - VOL.5
FILO PORÍFEROS - p. 24....
1. complete......
poros
tecidos
sésseis - filtração
aneuromiários
marinha
áscon - sícon - lêucon
assexuada - gemulação
sexuada - interna
indireto - anfiblástula
2. D
3. A gemulação ou gemiparidade é um processo de reprodução no qual ocorre a formação, no progenitor, de gemas ou gomos, que, ao separarem-se do progenitor, desenvolvem-se dando origem a novos indivíduos.Brotamento: formam-se, no corpo de indivíduos adultos, brotos (a partir de amebócitos) que depois se desprendem e dão origem a novos indivíduos.
4. COANÓCITO - a movimentação dos flagelos dessas células possibilitam o animal filtrar o alimento presente na água - digestaõ intracelular.
5. amebócitos são células totipotentes (cel - tronco), capazes de se diferenciar nos vários tipos celulares dos poréferos - regeneração do corpo.
6. A
7. a) espículas
b) são estruturas calcárias ou de sílica - sustentar as diferentes células das esponjas.
FILO CNIDÁRIOS p.26.....
8. complete....
marinhos
celenterados
diblásticos
incompleto
protostômio
acelomados
radial
cnidócito ou cnidoblasto
fixa e medusas
assexuada e sexuada
plânula
9. A
11. D
12. soma 1 + 16 = 17
13. B
14. B
15. D
FILO PLATELMINTOS - p. 28.....
16. complete.......
achatatos - parasitas
triblásticos
incompleto - protostômios
acelomados
bilateral
difusão e osmose
ausentes
célula-flama - amônia
direto
17.na região superior, há um acúmulo de tecidos nervosos, que formam gânglios cerebrais, sugerindo inicio de cefalização - desses gânglios cerebrais partem gânglios nervosos laterais.
18. através de difusão - de célula para célula.
19. a) células receptoras do ambiente - identificando partículas químicas da água.
b) na região da cabeça - são estruturas sensoriais fotoreceptoras que ajudam na localização por percepção, mas não imagens.
20. C
21. B
22. D
23.a) esquistossomose
b) presença ou não de caramujos - gênero Biomphalaria, pq são hospedeiros intermediários do verme da esquistossomose
24. E
25. a) T. solium
b) T. saginata
c) cisticercose - ingestão de ovos da T. solium presentes na água ou alimento ( ingestão de carne com cisticerco - causa teníases.
26. soma 1+8 = 9
27. B
FILO NEMATÓDEOS - p. 31.....
28. complete.....
cilindricos
pseudocelomados
bilateral
pseudocelomático
tubos em H
amônia
dioicos
29. A
30. D
31. verme se aloja no intestino delgado, perfura a mucosa intestinal, provoca hemorragia, causando anemia, causando a palidez na pessoa.
32. a única é a FILARIOSE -transmitida pela picada do mosquito Culex- injetam microfilárias, que atingem os vasos sanguíneos e em seguida os vasos linfáticos provocam inchaço/edemas dos membros.
33. a) erro - lombrigas não são iguais a solitárias - lombrigas são Ascaris - nematódeos e solitárias são Taenia - platelmintos
b) solitárias vivem no intestino delgado, absorvendo os nutrientes digeridos do hospedeiro, com isso a pessoa poderá ficar desnutrida (emagrecimento)
34. V = 0-0 e 2-2 e 4-4 as outras são F
35. B
36.
a) As lombrigas são nematelmintos, enquanto as tênias, platelmintos. Os nematelmintos são mais parecidos com os seres humanos porque têm tubo digestório completo e digestão extracelular. Os platelmintos não têm tubo digestório, são parasitas que absorvem diretamente os alimentos digeridos pelo hospedeiro.
b) A distribuição do alimento da tênia é feita por difusão, pois esses animais não possuem sistema circulatório ou cavidade corporal. A lombriga também não possui sistema circulatório, mas possui pseudoceloma. A distribuição do alimento é feita pelo líquido desse.
37. A
ESTUDEM GALERINHA!!
VALEU!!
BIObjs da BIOlú
Nenhum comentário:
Postar um comentário