quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Projeto Charão realiza curso sobre o Resgate do Pinheiro-Brasileiro



PROFESSORES SOMAM ESFORÇOS pela Floresta com Araucárias.....14 municípios da região de Caxias do Sul estiveram presentes na primeira etapa do curso do RESGATE DO PINHEIRO-BRASILEIRO, em 13/08/2019.

Estratégia da área de educação para que a Araucária continue na mente das comunidades escolares, e assim continue nas paisagens futuras...

Promoção do Projeto Charão (AMA-ICB/UPF), com apoio da Fundação Grupo Boticário, SEMA/RS, SESC/RS, e PAN Papagaios/ICMBio.


Professores representantes das Secretarias Municipais de Educação de 14 municípios da região de Caxias do Sul participaram nessa terça-feira, dia 13 de agosto, da primeira etapa do curso "Resgate do Pinheiro-Brasileiro", no auditório do Sesc daquele município. A atividade foi promovida pelo projeto de extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF) "Projeto Charão e suas ações na conservação da natureza”. O curso promove o resgate da importância ambiental, social, econômica e cultural das florestas com araucárias para as comunidades que se estabeleceram próximas ou em meio a esse ecossistema típico das regiões sul do Brasil e de regiões com grande altitude na região sudeste. 

O curso é uma estratégia pedagógica que mostra as possibilidades de utilizar o potencial didático do pinheiro-brasileiro em diversas disciplinas escolares, como um eixo transversal em atividades multidisciplinares. Pelo fato de ser uma espécie de árvore bastante conhecida dos estudantes dessas regiões, com uma série de significados, experiências e conhecimentos relacionados a ela, o pinheiro-brasileiro proporciona aprendizagens significativas na trajetória dos educandos.

Participaram da primeira etapa do curso 72 professores do ensino fundamental e médio, que irão continuar as atividades em suas comunidades escolares pelo período de um ano, envolvendo diversas disciplinas com o tema transversal das florestas com araucárias, realizando um resgate em seus municípios, para, após, envolverem-se na propagação do pinheiro-brasileiro nos viveiros florestais escolares. Em maio e junho do próximo ano, as mudas produzidas deverão ser transplantadas para local definitivo, propiciado pelo poder público municipal, ou doadas para serem plantadas em propriedades particulares.

O curso é uma das atividades do projeto Charão e conta com o apoio da Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA), do Sesc do Rio Grande do Sul, da Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA/RS) e da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. A ação integra as atividades de conservação da natureza do Programa Nacional para a Conservação do Papagaio-de-peito-roxo.


O coordenador do projeto e ministrante do curso, professor Dr. Jaime Martinez, relata que os professores ficaram sensibilizados com a história do pinheiro-brasileiro e sua situação de conservação e mostraram-se estimulados com as inúmeras possibilidades que ele proporciona na área da educação. Também ministraram o curso a professora Dra. Nêmora Pauletti Prestes, do Departamento de Vida Silvestre da AMA, e as professoras Anizete Hoffmann Schneider, Irma Pelle e Maristela Dall'Agnol, da Prefeitura Municipal de Nova Bassano, que vem realizando atividades do resgate do Pinheiro-Brasileiro desde 2013.




BIOshow de projeto!! 
Vida longa para a Araucaria angustifolia!! 
Juntos somos melhores e podemos mudar o mundo!! Bora plantar pinhão!!! 

Valeu!! 
BIObjs da BIOlú




Nenhum comentário:

Postar um comentário