sábado, 25 de junho de 2011

QUE PLANETA QUEREMOS?

                 Ser sustentável não é uma tarefa das mais fáceis em pleno século 21. Somos diariamente bombardeados, de todos os lados, por produtos e situações que nos fazem ignorar a importância de termos cuidado com nosso planeta e, principalmente, com o ser humano. O desenvolvimento atual, apesar de trazer melhorias à população, trouxe inúmeros desequilíbrios ambientais: o aquecimento global, o efeito estufa, o degelo das calotas polares, a poluição, a extinção de espécies da fauna e flora entre tantos outros. A partir de tais problemas pensou-se em atividades para frear essa degradação.

 Neste ano de 2011 o projeto Somos Herdeiros do Futuro está trabalhando o segundo princípio da Carta da Terra -
 INTEGRIDADE ECOLÓGICA - Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial preocupação pela diversidade biológica e pelos processos naturais que sustentam a vida.



Na disciplina de biologia sob a minha orientação os alunos do ensino médio confeccionaram “ecobags” para substituírem as sacolas de plástico. Muitos devem estar se perguntando:
                  
 Porque devemos abandonar as poluentes sacolas de plástico?
Temos motivos de sobra:
* o saquinho plástico é um derivado do petróleo, substância não renovável,
* sua degradação no ambiente pode levar séculos;
* para a produção do plástico se gasta muita energia elétrica,
* sem contar a água utilizada no processo e os dejetos resultantes.
* Há outro problema: a poluição dos mares provoca a morte de muitos animais entre outros tantos motivos fazem das sacolinhas um dos grandes vilões ambientais.

                    Temos a capacidade de reagir, de transformar, de conhecer e aplicar os conhecimentos que nos cercam para transformar a vida. Com esse pequeno gesto de produzir as “ecobags” os alunos comprovaram que podemos fazer a diferença!
É tempo despertar. Mude! Ainda dá tempo.
Confiram as fotos dos criadores e suas “ecobags”
Profe de biologia Luciana Gecchelin Santini






valeu!!

biobjs - profe lú

Nenhum comentário:

Postar um comentário