quinta-feira, 28 de julho de 2011

BIOquímica

Galera, quero compartilhar com vocês essa aula de química da minha amiga Profe Diana Favero..
Ela fez com os 3º anos do ensino médio em uma escola estadual!!!

PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, QUEM CONSTRÓI O CONHECIMENTO É O PRÓPRIO ALUNO!
Não adianta você estudar química orgânica (terceiro ano do ensino médio) e não saber associá-la a exemplos práticos do nosso atual cotidiano, pois ninguém gosta de estudar coisas imagináveis! Não é mesmo?
Então, para solucionar este problema temos alguns exemplos que encontramos facilmente em nosso dia-dia e não precisamos ir muito longe, porque muitos destes você encontra em sua própria casa.
Vamos pensar um pouco!!!
Cerca de 10% do gás acetileno (et-1-ino) produzido no mundo é utilizado para soldas de oxiacetileno. O restante serve como matéria-prima de plástico e vários outros compostos, então, Porque o plástico filme PVC que compramos no mercado é tão importante para o uso doméstico??
Ele mantém o alimento à temperatura ambiente, fazendo com que o alimento não estrague e ainda protege de insetos oportunos, e na geladeira, não deixa que o alimento exale cheiro .
A professora confeccionou, os elementos químicos carbono, hidrogênio e ligações simples, duplas e triplas, com material de EVA, separou os alunos em quatro grupos e a partir dos desafios propostos, os alunos representaram as fórmulas estruturais de alcanos, alcenos e alcinos.
                                    Agora é com vocês (alunos), mãos à obra !!!!!







Como finalização do trabalho cada grupo criou uma fórmula estrutural de um hidrocarboneto da função alcano, alceno ou alcino, com ramificação anexando-a a um cartaz, para que os demais grupos nomeiem tal cadeia individualmente, fazendo o devido registro em seu caderno.




E finalmente, depois de tanto estudo uma música para relaxar!!!!!

"ado, ado, ado cada um no seu quadrado...
Ano, ano, ano se é simples (-) é alcano,
Eno, eno, eno se é dupla (=) é alceno,
Ino, ino, ino se é tripla é alcino,
Reno, reno, reno Armático é ARENO!!!

Confiram, fica bem legal para trabalhar com os alunos.





valeu pessoal...gosto de ver meus colegas fazendo a diferença na educação!!!

biobjs - profe lú

Nenhum comentário:

Postar um comentário