quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Exemplo de trabalho!!

Olá galerinha!!!
Quero começar 2012 divulgando este belo trabalho realizado por uma ex-aluna do colégio Murialdo. Pâmela foi minha aluna no ensino médio...juntamente com sua irmã gêmea Paula!!!
Fico muito feliz em saber que minhas alunas  estão fazendo o bem por esse mundo afora!!!
Pedi para a Pâmela fazer um texto para a divulgação - leiam!

À cosedura das linhas, tintas e botões

eu tentei compreender a costura da vida.
me enrolei pois a linha era muito comprida
mas como é que eu vou fazer
para desenrolar, para desenrolar
Sérgio Pererê

Sou Pâmela e está é um pouco dos caminhos que ando trilhando nos últimos anos. Sou estudante de história e trabalho numa loja de materiais elétricos, mas as prioridades, além das leituras literárias e do próprio curso, é a costura, em especial a customização. Como forma de proporcionar novos ciclos de vidas aos materiais que são despercebidos pelos nossos olhos, a customização é uma forma de renovar aquelas roupas surradas que o guarda-roupa esquece no seu fundo ou transformar sobras de tecidos ou tecidos de segunda mão em camisetas e bolsas novinhas! Segue um texto que traduz esse trabalho!

Posta as palavras no tecido, a caminhada partilhada em comunidade se incorpora à cosedura das linhas, tintas e botões. Sou cor. Somos cores. Somos rostos de muitos sóis, com marcas das realidades de não-ternura. Mas, com alegria e flores nas mãos, irradiamos palavras e cores de Esperança. Os sóis nos aquecem e nos vestem de suor: o suor da coragem histórica de tantos caminheiras e caminheiros.

As memórias incorporadas em mim, coloridamente, fazem uso da criatividade. Pedem pelos pincéis, pelas agulhas, pelos papéis. Mergulham na transubstanciação das cores. O que não sabem dizer em palavras, expressam por meio das tintas. Para aquilo que não sabem dizer em customização, catam as palavras. Dos botões, os alinhavos da poesia.

É a manifestação das cirandas das caminheiras e dos caminheiros. Cirandas bordadeiras de histórias. Cirandas lavrandeiras de horizonte.

A arte que minhas mãos costumam alinhavar é um pouco disso: da vida que é tecida na insistência de sonhar, na gravidez do inesperado, na ternura e texturas irreverentes dos rostos-sóis, nos retalhos que tecem a bonita memória latino-americana.

Somos lavrandeiras e lavrandeiros.

Pâmela Cervelin Grassi

Confira alguns trabalhos realizados pela Pâmela:

Camisetas velhinhas ou cuja estampas não agradam, porém no liquidificador das cores e das tecelagens, digerem a customização e transformam-se em camisetas com um novo e colorido ciclo de vida.



bolsa customizada


destaco aqui os blogs da Pâmela:
Vale muito a pena dar uma conferida!!

Marias Lavrandeiras
cirandalavrandeira.blogspot.com/


e
http://alinhavodecores.blogspot.com/


Para quem quiser entrar em contato com os trabalhos da  Pâmela - 
Pâmela Cervelin Grassi @pamelagrassii 
Pastoral da Juventude da Diocese de Caxias do Sul
OI (54) 96096683 TIM (54) 81064913


Paula e Pâmela 

Adorei!! 
Quanta criatividade!!
Atividades que fazem um bem enorme para o Planeta e para as Pessoas!!
Espero que vocês também curtam e quem sabem se inspirem!!
valeu!!
BIObjs - Profe Lú

3 comentários:

  1. Profª Lu! Mais com a postagem, fiquei mais feliz com as tuas palavras! Revelam um carinho bem grande, que é mútuo! Um grande beijo e um forte abraço! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. eu que agradeço poder continuar fazendo parte da vida de uma aluna (agora amiga)e ver que a cada dia super dedicada e realizada com o que faz!!! bjs e conte comigo sempre!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Adorei a ideia de reciclar também as roupas!
    Parabéns Pâmela pelo trabalho maravilhoso.
    Profª Lu, adorei o teu blog.
    Espero reencontrá-las.
    Beijos

    ResponderExcluir