quarta-feira, 15 de agosto de 2012

GRUPOS SANGUÍNEOS - TRANSFUSÕES DE SANGUE

Especialmente para os 3º anos


                      Os grupos sanguíneos ou tipos sanguíneos foram descobertos no início do século XX (cerca de 1900 - 1901), quando o cientista austríaco Karl Landsteiner se dedicou a comprovar que havia diferenças no sangue de diversos indivíduos. Ele colheu amostras de sangue de diversas pessoas, isolou os glóbulos vermelhos (hemácias) e fez diferentes combinações entre plasma e hemácias, tendo como resultado a presença de aglutinação dos glóbulos em alguns casos, e sua ausência em outros.                           Landsteiner explicou então por que algumas pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não. Em 1930 ele ganhou o Prêmio Nobel por esse trabalho. 



      O sistema ABO compreende de dois tipos de aglutinogênios (A e B) e dois tipos de aglutininas (anti-A e anti-B). O grupo sanguíneo A, possui aglutinogênios A e aglutininas anti – A . O grupo sanguíneo B, possui aglutinogênio B e aglutininas anti-A.





QUADRO RESUMO - TRANSFUSÕES DE SANGUE




Confiram o cara que se dá bem.....é o AB Rh+!! Esse recebe de todos!!

APRENDA JOGANDO!!


Jogo: Transfusão sanguínea


Esse site possui uma animação que permite trabalhar grupos sanguíneos, tipagem sanguínea, Rh e transfusões sanguíneas. Ótima sugestão para trabalhar com alunos do 8º ano e até do 3º ano do Ensino Médio no conteúdo de Sistema ABO e grupos sanguíneos. O jogo é em inglês, mas, só pela cara dos pacientes dá para saber se você acertou ou não.




Tem um outro jogo que também fala do mesmo assunto, grupos sanguíneos, o objetivo é descobrir doadores em potêncial. O jogo vai dando dicas sobre os tipos sanguíneos dos outros pacientes.
http://wwwusr.inf.ufsm.br/~rose/rived/objeto2g1/bio1ativ2.swf


BIOlegal, 
EU RECOMENDO!!
VALEU!!
BIOBJS - PROFE LÚ

Nenhum comentário:

Postar um comentário