quarta-feira, 21 de novembro de 2012

AULA PRÁTICA - FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA - TURMAS: 201 & 202



É um  processo anaeróbio em que ocorre a produção de ATP, a partir de compostos orgânicos.. A fermentação envolve menores ganhos energéticos já que apenas se formam 2 moléculas de ATP por molécula de glicose.



A fermentação alcoólica é realizada por leveduras; - O ácido pirúvico é convertido em etanol e CO2.
Pão:- A fermentação é realizada pela levedura Saccharomyces cerevisiae e a temperatura favorável é de 27ºC. - A fermentação inicia-se com a adição das leveduras (fermento de padeiro) e termina quando o calor do forno as mata. O calor provoca a expansão do gás, a evaporação do álcool e dá estrutura ao pão.
Vinho: - A fermentação do açúcar de uvas é realizada por leveduras, principalmente do tipo Saccharomyces cerevisiae, que existem na casca das uvas.
Cerveja: - É fabricada com malte (grãos de cevada germinados e secos), outros materiais ricos em amido (como arroz, milho ou sorgo), lúpulo, água e leveduras  Saccharomyces cerevisiae ou S. carlsbergensis.


Aula Prática: Colocar o açúcar e o fermento (Saccharomyces cerevisiae) no copo e misturar bem. Adicionar água morna no copo e mexer. Com o uso do funil, colocar a mistura na garrafa pet. Por fim colocar na boca da garrafa o balão de aniversário. Aguardar a reação. 

HOUVE LIBERAÇÃO DE CO2 enchendo os balões!!!

EGISTROS DA AULAS COM OS ALUNOS DA 201 & 202
TURMA 201







TURMA 202







FOI UMA AULA MUITO PRODUTIVA!!
VALEU!!
BIObjs - PROFE LÚ

Nenhum comentário:

Postar um comentário