terça-feira, 7 de maio de 2013

FILO ARTRÓPODES - Ordem dos insetos



BIOgincana  ATIVIDADE _____ - COLEÇÃO DE ARTRÓPODES
Nome da EQUIPE:                            
 TURMA:      
VALOR: 100 PONTOS 

“Usar este material somente para classificar os animais da classe Insecta”
    


METAMORFOSE
a)      Insetos ametábolos: 
o prefixo a designa negação. Portanto, são aqueles que, ao saírem do ovo, já são muito semelhantes a um adulto. Portanto, não passam por estágio larval nem sofrem metamorfose.   
Exemplos: insetos da ordem Thysanura, como a traça dos livros.


b) Insetos hemimetábolos (hemi, metade):
 os hemimetábolos são os insetos que, quando da eclosão do ovo, nascem diferentes dos adultos mas sofrem transformações graduais na forma e na sua fisiologia. Essa passagem gradativa para a vida adulta é chamada metamorfose incompleta (também chamada gradual ou parcial). As formas jovens são chamadas ninfas e, à medida que sofrem mudas, vão se tornando cada vez mais parecidas com o adulto. 
São exemplos de insetos hemimetábolos os cupins, os gafanhotos, as cigarras e as baratas.

c) Insetos holometábolos (holos, todo): 
são os insetos que passam por transformações muito mais significativas, durante algumas fases da vida. Quem já comparou uma larva de borboleta com um adulto da mesma espécie pode perceber como essas transformações são radicais. Do ovo, sai um organismo vermiforme e nitidamente segmentado, a larva. Alimenta-se com grande apetite durante alguns dias e cresce bastante. Ao se imobilizar, adquire um revestimento mais escuro e espesso, assumindo a forma característica de pupa (ou crisálida). A pupa permanece imóvel, pendurada em galhos de árvores enrolada em folhas, em buracos no solo ou nos troncos das árvores.
As transformações mais significativas desses insetos ocorrem exatamente nessa fase, e não podem ser acompanhadas em função da presença do revestimento da pupa. Os tecidos da larva são digeridos e novos tecidos e órgãos se formam. Esse processo é conhecido por metamorfose completa, e termina quando o revestimento da pupa se rompe e dela emerge um adulto (ou imago). O imago já possui todos os sistemas próprios de um adulto e, no caso dos insetos, já se encontra apto para a reprodução.


Uma característica marcante dos insetos holometábolos é que as larvas e os adultos apresentam, geralmente, hábitos alimentares bastante distintos, o que evita a competição pelo alimento entre os membros de uma mesma espécie. As lagartas das borboletas, por exemplo, possuem potentes peças bucais mastigadoras e alimentam-se de folhas, enquanto os adultos têm peças bucais sugadoras e alimentam-se de néctar.

A classe Insecta, pela diversidade, é dividida em numerosas ordens. 
A seguir, apresentaremos algumas das principais:
1- Ordem Thysanura - (thysan= franja; ura= cauda), esses insetos são ametábolos, pertencentes aos filamentos com cerdas na extremidade do abdome, também são ásperos e tem o corpo achatado. Alimentam-se de folhas mortas e restos vegetais ou, nas casas, de papel e tecidos.       
Exemplo: a traça-dos-livros.

2- Ordem Odonata - (odonata – dentes; indica os dentes das mandíbulas). insetos hemimetábolos e suas ninfas vivem na água. Herbívoros ou carnívoros apresentam peças bucais mastigadoras e longas asas transparentes.            
Exemplos: libélulas .

3- Ordem Blattodea - (blatta-barata). São insetos hemimetábolos; as asas anteriores são resistentes e pergamináceas, seu corpo é achatado.           
 Exemplo: as baratas.

4- Ordem Isoptera – (iso=igual; ptera=asas ; pelo fato das asas serem bastante parecidas). São insetos hemimetábolos e apresentam estrutura social.  Suas sociedades são divididas por sexo e por castas - categorias sociais. Os cupins constroem suas galerias no solo ou em troncos de árvores. Os membros estéreis da sociedade são os operários, responsáveis pela busca de alimento e pela defesa. Apenas os machos e fêmeas férteis (reis e rainhas) possuem asas, e somente durante o período de acasalamento.
         Exemplo: os cupins. 

5- Ordem Orthoptera – (ortho=retas; ptera=asas). São insetos hemimetábolos, dotados de uma grande cabeça com peças bucais mastigadoras. Herbívoros ou omnívoros (comem "de tudo").
                        Exemplos: gafanhotos, grilos e  esperanças.

6- Ordem Anoplura: são ectoparasitas sugadores de sangue. Portanto, possuem peças bucais sugadoras. Alguns deles transmitem doenças para os seres humanos. Todos os membros dessa ordem são hemimetábolos.      
Exemplos: piolhos e percevejos.

7- Ordem Heteroptera – (hetero=heterogêneo; pter=asas). São insetos hemimetábolos; as asas anteriores são bastante resistentes.       
Exemplo: são os percevejos-do-mato.

8- Ordem Hemiptera: possuem peça bucal sugadora e são herbívoros, carnívoros ou ecto-parasitas.
São hemimetábolos.      
 Exemplos: "barbeiros" ou chupanças.

9- Ordem Homoptera – (homo=uniforme; ptera=asas). São insetos hemimetábolos, sugadores de seiva.                    
Exemplo: cigarras e pulgões, cigarrinhas e cochonilhas.

10- Ordem Phasmida – (phasma=fantasma). São insetos hemimetábolos; as asas posteriores são menores.                                   
Exemplo: os bichos-pau.

11- Ordem Phthiraptera (antiga anoplura) – (phthirus=piolho; a=sem; ptera=asas). São insetos hemimetábolos; ápteros; ectoparasitas de aves, mamíferos e até mesmo dos humanos. 
Exemplo: os piolhos.

12- Ordem Coleoptera – (coleo=estojo; ptera=asas). São insetos holometábolos. Trata-se da maior ordem conhecida de seres vivos (mais de 400 000 espécies descritas). A característica mais significativa do grupo é a presença da carapaça sobre as asas. Na verdade, essa carapaça, o élitro, é a asa anterior modificada.Há espécies herbívoras e outras carnívoras.          
 Exemplos: besouros, joaninhas, brocas e carunchos.

13- Ordem Hymenoptera (hymen=membrana; ptera=asas). São insetos holometábolos, as asas anteriores são maiores e unidas com as posteriores. É uma das mais polimorfas ordens de insetos (cerca de 250 000 espécies), apresenta animais dotados de peças bucais sugadoras, mastigadoras ou lambedoras. Em algumas espécies, como nas formigas, as asas estão presentes apenas nos indivíduos sexualmente ativos e apresentam estrutura social.               
 Exemplo: são as abelhas vespas e formigas.

14- Ordem Díptera (di= duas; ptera=asas). São insetos holometábolos. Várias espécies são parasitas de vários animais. (transmitem doenças).
Exemplos: moscas,  mosca do berne, mosquitos,  mutucas, borrachudos e pernilongos.

15- Ordem Siphonaptera (siphon= tubo; a=sem; petera=asas). São insetos holometábolos; desprovidos de asas (ápteros); com patas posteriores longas e adaptadas para saltos; peças bucais picadoras. Alguns representantes do grupo são vetores de doenças humanas, como a peste bubônica.
Exemplo: a pulga e o bicho-do-pé.

16- Ordem Lepidóptera (lépido= escama; ptera=asas). São insetos holometábolos, tem quatro asas membranosas grandes e coloridas. Apresentam a peça bucal sugadora, longa e enrolada quando em repouso e as suas lagartas representam prejuízo para muitas lavouras.          
Exemplos: mariposas e borboletas.
17. Ordem Mantodea – (Mantis = louva-a-deus /profeta)  São insetos hemimetábolos; com patas anteriores, juntas denteadas  e opostas, aparelho bucal mastigador;  são insetos predadores e comem qualquer inseto que conseguirem capturar.          
 Exemplo:  louva-a-deus.

18. Ordem Dermaptera - (Derma =pele + ptera = asas) São insetos hemimetábolos; com asas anteriores do tipo élitro, muito reduzido: cercos em forma de pinça, no abdome. As lacrainhas são insetos de hábito noturno, atraídos por luz. A maioria das espécies nutre-se de polpa de frutos abertos e em decomposição, e pólen; existem ainda alguns predadores e canibais, e outros chegam a constituir pragas de algumas culturas.                                              

Exemplos: tesourinhas.



BOM TRABALHO GALERINHA!!
VALEU!!
BIObjs- PROFE LÚ

Nenhum comentário:

Postar um comentário