sábado, 21 de setembro de 2013

DIA DA ÁRVORE


GALERA!!! 
VAMOS REFLORESTAR ESTE PLANETA!!!

VAMOS PLANTAR MAIS ÁRVORES.... &
VAMOS CUIDAR DAS ÁRVORES QUE JÁ ESTÃO PLANTADAS




As melhores árvores para plantar
Optar pela espécie errada na hora de plantar uma árvore pode trazer problemas para a região em que ela está localizada e, inclusive, afastar os bichinhos que vivem no local. Aprenda quais são as melhores espécies para serem plantadas em cada bioma brasileiro e bom plantio!

Você já ouviu falar em espécies invasoras? São plantas e animais que nascem em um lugar, mas acabam sendo levados pelo homem para outras localidades, onde causam desequilíbrio ambiental, exatamente porque pertencem a outros ambientes (para saber mais, leia: Todo cuidado com as espécies invasoras é pouco! e O Rio de Janeiro contra as espécies invasoras). 

No Brasil, a maior parte das árvores que vemos, todos os dias, nas ruas são espécies invasoras, que vieram da Europa e foram plantadas, de forma irresponsável, pelos portugueses na época da colonização. A atitude trouxe problemas para o nosso meio ambiente e causou o desaparecimento de muitas espécies nativas de plantas e animais que viviam no nosso país. Chato, né? 

A boa notícia é que todos nós podemos ajudar a mudar essa situação. Você sabe como? Antes de plantar uma árvore no seu quintal, condomínio ou, até mesmo, na escola, informe-se sobre as espécies que são nativas da região em que você mora e que, portanto, não causarão danos ao meio ambiente - muito pelo contrário, as árvores só trazem benefícios para a natureza e para nós, seres humanos, se plantadas de forma correta (saiba mais em Árvores: verdadeiras fábricas de saúde).

Para ajudar, Ricardo Cardim, biólogo, ambientalista e fundador da Associação Amigos das Árvores de São Paulo, listou para o Planeta Sustentável algumas espécies que podem ser plantadas por todos nós, sem culpa, em cada um dos biomas brasileiros. Confira a lista, abaixo, escolha a sua espécie favorita e bom plantio! 

AMAZÔNIA 
- Monguba 
- Araça-boi 
- Pau-rosa 

CAATINGA 
- Aroeira-vermelha 
- Juazeiro 
- Umbuzeiro 

CERRADO 
- Ipê amarelo do cerrado 
- Sucupira 
- Jatobá do cerrado 

MATA ATLÂNTICA 
- Cambuci 
- Pitanga 
- Cabeludinha 
- Uvaia 
- Araça 

PAMPAS 
- Figueira-brava 
- Canela 
- Jerivá 

PANTANAL 
- Ipê-roxo 
- Pau-tucano 
- Pau-formiga

FONTE - https://www.facebook.com/perfilplanetaviavel




VALEU!!
BIObjs - PROFE LÚ

Nenhum comentário:

Postar um comentário