segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Meu relatório do Fórum Mundial de Educação


Meu BIOrelatório


Eu &  minha amiga Joice Irion fizemos uma 
dupla e tanto neste Fórum!!

 PRIMEIRO DIA
21 de janeiro de 2014 (terça-feira) - Chegamos às 8 horas na Ulbra/Canoas para o credenciamento.


Com a participação de 15 países iniciou-se, na manhã desta terça-feira (21), o Fórum Mundial de Educação Temático – Pedagogia, Região Metropolitana e Periferias, no Campus da Ulbra/Canoas.


 Abertura com Atividade cultural- Trilhos Sonoros - Canoas Projeto Social - composto por crianças e adolescentes de Canoas


9 horas Abertura com as autoridades:




        Participaram da mesa de abertura do FME, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, a vice, Beth Colombo, o secretário Municipal da Educação de Canoas, Eliezer Pacheco, a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, a secretária em exercício da Educação do RS, Maria Eulália do Nascimento, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Pedro Westphallen, a secretária-geral do Conselho Internacional de Educação para Adultos(ICAE/Uruguai), Celita Eccher, o coordenador da secretaria executiva do Conselho Internacional do Fórum Mundial de Educação, Albert Sansano, e o representante do Comitê Organizador do Fórum Social Temático de Porto Alegre, Claudir Nespolo.




            “Trata-se de um espaço democrático, de debate, crítica e diálogo”, destacou o prefeito Jairo Jorge, na abertura do FME, lembrando que o primeiro Fórum foi realizado em 2001. O prefeito também destacou que educação não é negócio, mas, sim, um instrumento que qualifica para a vida. “A educação deve gerar oportunidades para os jovens do presente e do futuro”, disse. 



“Educação abre portas”


A ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, que representava a presidenta Dilma, apontou a educação como um direito fundamental da cidadania. “Ela abre portas para toda a sociedade que se dispõe ao ensino”, afirmou.

O secretário Municipal da Educação de Canoas e integrante da coordenação do FME, Eliezer Pacheco, destacou: “Devemos discutir como a educação dará a sua contribuição para que todos tenham acesso à escola pública de qualidade.

O coordenador da secretaria executiva do Conselho Internacional do Fórum Mundial de Educação, Albert Sansano, falou que o FME é um evento para oportunizar a troca de experiências de diversos países, já que são 15 nações participantes.



10 horas: O primeiro debate do Fórum, tratou o tema “Pedagogia, Territórios e Resistências”, abordado por Jaume Martinez Bonafé, da Universidade de Valencia (Espanha), Guadalupe Jover, coordenadora da Plataforma Cidadãos pela Escola Pública (Espanha) e Moacir Gadotti, do Instituto Paulo Freire (Brasil). O mediador foi o secretário municipal de Educação de Canoas, Eliezer Pacheco.

A necessidade de mudanças e alternativas para uma escola mais inclusiva e democrática permeou o diálogo, que tratou também da importância da aproximação da escola com a realidade dos alunos, das famílias e dos movimentos sociais, para que realmente haja uma transformação. Transformação essa que se faz urgente para elevar a qualidade e eficiência de ensino.

Os debatedores falaram ainda, entre outras questões, de reavaliação do currículo educacional, da influência do território no rendimento escolar e da relevância de ouvir a comunidade para construir alternativas, conjuntamente. Na sequência do Fórum, à tarde, tiveram início as discussões dos grupos de trabalho.




                                                             PAUSA:
paradinha básica para comprar livros!!




14h30 - GRUPOS DE TRABALHO:

Nesta tarde, os seis grupos temáticos:
1) Pedagogia,Territórios e Resistências;
2) Gestão Democrática – A Educação como Direito Humano;
3) Educação, Ambiente e Sustentabilidade;
4) Educação, Direitos Humanos e Cultura da Paz;
5) Educação no Paradigma Emergente; e
6) Educação, Diversidade e Inclusão
 iniciaram as discussões de propostas que foram apresentadas pelas relatorias de cada eixo no final da manhã de quinta-feira (23), último dia do Fórum.

EU participei do nº 3 - Educação, Ambiente e Sustentabilidade
Joice participou do nº 5 - Educação no Paradigma Emergente


parte do meu grupo de discussões:

professor italiano Alessio Surian & o colega biólogo de Sergipe Danilo - divulgando o cd - FORMIGUINHA o poder da ação individual -

GRUPO DE TRABALHO - FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO - Neuziana de Macapá, Aidil Borges de Cabo Verde, Danilo Moura de Sergipe, Eu Luciana Gecchelin Santini de Caxias do Sul e Leila do Paraná - divulgando o cd "formiguinha" — em Ulbra - Universidade Luterana do Brasil



                                           SEGUNDO DIA
22 de janeiro de 2014 (quarta-feira)
Atividade Cultural:


O segundo dia do Fórum Mundial de Educação apresentou no palco a Orquestra Villa Lobos, com 40 músicos, com idades entre 10 e 20 anos. No repertório, Beatles, Demônios da Garoa, Sandra de Sá, O Rappa, entre outros grandes compositores da música popular brasileira e mundial. A maestrina Cecília Silveira afirmou que a Orquestra integra, há 22 anos, um programa de educação musical da Petrobras, que atende mais de 800 crianças na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre.


9horas - DEBATE:
“Educação, Ambiente e Sustentabilidade” foi o tema do segundo dia (22/01/2014) de debates do Fórum Mundial de Educação. No centro das discussões – que teve a mediação da integrante do Instituto Paulo Freire, Sheila Ceccon – estavam a prefeita de Comunal I de Bakao – Mali (África), Fotoumata Konte, a representante da associação feminista União de Mulheres Alternativa e Resposta de Portugal (UMAR) – Brasil, Leslie Campaner de Toledo e, pelo Instituto Superior de Cabo Verde, Aidil de Carvalho Borges.




Leslie abordou o tema sob a perspectiva de gênero. “Não há sustentabilidade sem as mulheres”, declarou, lembrando que há mais educadoras do que educadores nas escolas. Mas ponderou que essa grande representatividade não ocorre nas direções das escolas. Questionou o motivo pelo qual, dentro de um processo democrático de eleição, as direções ainda ficam, na maioria dos casos, em mãos masculinas. “Precisamos nos preparar para mudar isso”. Entre outras declarações, comemorou que este é o FME com mais presença feminina, desde sua primeira edição.



A representante africana Fotoumata defendeu que é possível construir um novo mundo e melhorar as condições de vida nas comunidades pobres, através da educação. “O desenvolvimento sustentável pode ser construído com a promoção da escola”, ressaltou, afirmando que é a partir do desenvolvimento local, da promoção de democracia e da participação da população no seu próprio desenvolvimento que isso se torna possível.






















Aidil trouxe a experiência de Cabo Verde. Falou da dicotomia metrópoles versus
 periferias na realidade africana, muito diferente dos continentes americano e asiático. “Existem várias Áfricas no mesmo continente”, afirmou, informando que lá não existem grandes centros urbanos, apesar de ser o terceiro continente em tamanho e o segundo mais populoso do mundo. Para a debatedora, a educação é a única forma de libertação do povo africano. O principal questionamento proposto por ela foi “como a educação pode intervir nesse campo”.


Eu com Aidil  de Cabo Verde


13h- ao lado do lago -  Automákina - Universo deslizante
Apresentação do ator Luciano Wieser, do Grupo de Teatro De Pernas Pro Ar, interpretar o personagem Duque Hosain’g. Em sua performance de Teatro de Rua, representou a peça “Automákina – Universo Deslizante”, do diretor Jackson Zambelli. As apresentações foram assistidas por um público de aproximadamente 200 pessoas.
 





                                           TERCEIRO DIA
23 de janeiro de 2014 (quinta-feira)
Atividade Cultural:
grupos de teatro: Retalhos e Associação Legato e Game Over

Show de inclusão


Terminou na quinta-feira 23/01, na Ulbra, o Fórum Mundial de Educação. Durante os três dias de atividades, participaram cerca de cinco mil pessoas de 15 países. O último dia do evento foi marcado pelo debate sobre gestão democrática, a explanação da ministra da Secretaria Nacional Direitos Humanos Maria do Rosário e a apresentação da síntese das conclusões do fórum elaboradas por 60 grupos de trabalho, divididos em seis.

“A interatividade dos participantes foi intensa nestes três dias. Mesmo com o forte calor o trabalho foi muito bom e teve muitas ideias”, afirmou o coordenador da Secretaria-Executiva do Conselho Internacional do Fórum Mundial da Educação, o espanhol Albert Sansano. Ele ressaltou, ainda, que o fórum mostrou como trabalhar nas áreas metropolitanas e periféricas, e como elaborar estratégias para aprofundar a democracia. “Foi debatido também a educação não só com a participação dos professores, mas com a participação dos pais e alunos”, enfatizou.
Diário de Canoas -


Registro de uma amizade: Eu, Luis Vieiro e Joice

Marcha do Fórum Mundial de Educação Canoas e Fórum Social Temático Porto Alegre


      

 Mesmo com sol forte e calor de quase 40 graus, milhares de pessoas participaram da marcha de encerramento do Fórum Mundial de Educação Canoas e abertura do Fórum Social Temático Porto Alegre do Fórum Social Temático (FST) 2014 na tarde de quinta-feira (23), em Porto Alegre (RS). A caminhada percorreu as ruas do centro da capital gaúcha, iniciando no Largo Glênio Peres e se encerrando na Usina do Gasômetro.





INTEGRANTES DA MARCHA MUNDIAL DO CLIMA PARTICIPANDO NA MARCHA DE ABERTURA DO FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO 2014:" CRISE CAPITALISTA, DEMOCRACIA, JUSTIÇA SOCIAL E AMBIENTAL" EM PORTO ALEGRE - RS



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Joice & EU...o calor de 40°C


colegas de Fórum - final de tarde (19h - e o sol a mil!!)


Momento de Meditação da dupla: Luciana & Joice

Momento especial - reencontrar a ex-aluna - Paula Cervelin


VALEU!!
PROFE LÚ - BIObjs



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