terça-feira, 22 de março de 2016

o sonho de Paloma

Candidata com síndrome de down quer ser Senhorita Festiqueijo de Carlos Barbosa-RS

Paloma Lopes Deitos, 18 anos, sonha em desfilar para comunidade barbosense

Candidata com síndrome de down quer ser Senhorita Festiqueijo de Carlos Barbosa Jankiel Azevedo/Divulgação






























Uma das 13 candidatas que desejam o posto de Senhorita Festiqueijo, título de soberana de Carlos Barbosa, tem síndrome de down. É a primeira vez na Serra Gaúcha que uma jovem com esta deficiência se candidata a um concurso que exige beleza e bastante conhecimento sobre história e cultura local. Paloma Lopes Deitos recém completou a maioridade e lança sua candidatura e simpatia aos barbosenses. As meninas serão apresentadas em evento nesta quinta-feira.
— Pensei que fôssemos ouvir comentários maldosos, preconceituosos, mas me enganei: as pessoas entenderam que é uma vontade dela e estão apoiando, dizendo que ela merece participar — conta orgulhosa a mãe Cristiane Lopes Gusatto.

A novidade foi o assunto da volta às aulas na Escola Carlos Barbosa nesta semana, onde Paloma frequenta o 6º ano. Professores e colegas se preparam para participar da torcida que a mãe organiza. Até agora, o número de  confirmados ultrapassa uma centena. A mobilização é tanta que empresas e moradores cedem pequenas colaborações para que camisetas, banners e outros fardamentos que levem o nome da jovem possam entrar em cena na noite de 19 de março, quando as candidatas sobem no palco do Centro Municipal de Eventos e desfilam para 5 mil pessoas. 

— A ideia pegou bem. É uma excelente forma de inclusão, de mostrar que não existe diferença entre ela e outras jovens da mesma idade. Aqui, é uma aluna igual a outra —descreve a diretora da escola, Andréa Maria Fontana. 
Paloma é responsável e se organiza para ir aos compromissos do pré-concurso acompanhada da mãe. Participará de cursos de auto-maquiagem, de degustação de queijos, dicção e oratória, sobre história e turismo de Carlos Barbosa. Também irá tirar as medidas para o vestido longo que usará no desfile, acompanhado de uma sapatilha elegante que garantirá conforto - a única distinção perante as outras meninas, que estarão de salto alto. A ideia de concorrer surgiu após assistir ao desfile do Miss Universo do ano passado. A pretensão de Paloma, no entanto, é menos ambiciosa que das outras 12 concorrentes ao Senhorita Festiqueijo: ela só deseja desfilar para a comunidade barbosense.



— Eu sei que não vou ganhar, mas estou muito feliz. Para as pessoas me param na rua, me abraçam, eu diria que ser diferente é normal! — ensina Paloma.


fonte: Raquel Fronza - Jornal Pioneiro


"Estou bem famosa", diz candidata à Senhorita Festiqueijo que tem síndrome de down Felipe Nyland/Agencia RBS

BELO EXEMPLO DA PALOMA!!
NADA É IMPOSSÍVEL
SIGA OS SEUS SONHOS!!



VALEU GALERA!!

BIObjs - PROFE LÚ 




Nenhum comentário:

Postar um comentário