quarta-feira, 22 de março de 2017

Murialdo lança projeto “Criando Asas - construindo uma sociedade para todos”

 


LOLA E SUA TURMA DE 2017


Nesta terça-feira, 21 de março, as turmas das segundas séries do Ensino Médio deram início ao projeto multidisciplinar “Criando Asas - construindo uma sociedade para todos”. A iniciativa busca promover um local livre de preconceitos e estereótipos e propõe uma reflexão sobre a inclusão das pessoas com diferentes deficiências nos diversos segmentos da sociedade.





O lançamento aconteceu no miniauditório I e contou com a presença da “aluna eterna” do Murialdo e cadeirante, Ariella Baron; Matheus Rocha, que tem síndrome de Down e é campeão de taekwondo, Enzo Ascher Piccoli Mattana, portador da síndrome de Down e aluno do Colégio Murialdo e, Bernardo Hoffmann, com nanismo. Acompanhados de suas mães, que deram depoimentos falando de como é o seu dia a dia e quais são os desafios e dificuldades que enfrentam na vida, todos sensibilizaram e emocionaram os presentes no evento. Também esteve presente a Terapeuta Ocupacional de Ariella, DEISE LIMA que contou como são adaptados os recursos para que Ariella tenha maior aproveitamento.
ARIELLA E A MÃE MARI

ENZO COM A MÃE TATIANA

MATHEUS, ENZO COM A BIOlú

ARIELLA E SUA TERAPEUTA OCUPACIONAL PRISCILA

BERNARDO COM SUA MÃE FLÁVIA




As professoras Luciana Gecchelin Santini (Biologia), Lisiane Betto e Olga Lima (Literatura), Isabel Spies (Educação Física), Simone Pezzini (Física) e Gládis de Bortoli (Matemática), salientam os objetivos do Projeto: “diminuir o preconceito e conscientizar as pessoas sobre as capacidades e potencialidades dos portadores de deficiência; sensibilizar e criar uma ‘rampa’ de acesso até o coração das pessoas; realizar discussões, emitir opiniões e elaborar propostas sobre assuntos da atualidade e possibilitar a convivência respeitosa com as diferenças”.

Durante todo ano, os estudantes irão desenvolver diversas atividades como palestras, entrevistas, leituras de livros, e posteriormente, deverão produzir pesquisas, relatórios, vídeos, entre outros.

Com a realização do projeto “Criando Asas - construindo uma sociedade para todos”, os alunos irão aumentar o conhecimento e pensarão em soluções para a melhoria da qualidade de vida e acessibilidade para todos. Dessa forma, todos podem contribuir para diminuir o preconceito e ajudar na conscientização da população sobre as capacidades e potencialidades das pessoas com deficiência.

Fotos Jerônimo Galvan, Luciana Gecchelin Santini & Amanda Demoliner











Para complementar o encontro de hoje, segue cordel de Bráulio Bessa:
 A VIDA
Sendo eu um aprendiz / a vida já me ensinou / que besta é quem vive triste / lembrando do que faltou / magoando a cicatriz / esquece de ser feliz / por tudo que conquistou. / Afinal, nem toda lágrima é dor / nem toda graça é sorriso / nem toda curva da vida / tem uma placa de aviso / nem sempre que você perde / é de fato um prejuízo./ O meu ou o seu caminho / não são muito diferentes / tem espinho, pedra e buraco / pra mode atrasar a gente / não desanime por nada / pois até uma topada / empurra você pra frente./ Tantas vezes parece que é o fim / mas no fundo é só um recomeço / afinal pra poder se levantar / é preciso sofrer algum tropeço / é a vida insistindo em nos cobrar / uma conta difícil de pagar / quase sempre por ser um alto preço./ Acredite no poder / da palavra desistir / tire o D coloque o R / que você vai RESISTIR / uma pequena mudança / às vezes, traz esperança / e a faz a gente seguir./ Continue sendo forte / tenha fé no criador / fé também em você mesmo / não tenha medo da dor / siga em frente a caminhada / saiba que a cruz mais pesada / o filho de Deus carregou."     






Pessoas que fazem o bem geralmente levam um sorriso no rosto, tem olhos que brilham, um abraço muito gostoso, a voz é agradável, estão sempre disponíveis e andam para lá e para cá. 
E se repararmos bem, tem um par de “asas”, que até hoje eu 
não sei se ficam nas costas ou no coração! (M. Bruce)


VALEU!!
BIObjs - PROFE LÚ



Nenhum comentário:

Postar um comentário