terça-feira, 1 de maio de 2018

turmas: 201 & 202 - BIOgabarito DAS QUESTÕES DO CAP 10 - VOL.5 -

imagens de, para ser preguiça engraçadas;
BORA ESTUDAR PARA A BIOprova 2
Resultado de imagem para RESPOSTAS
GABARITO DAS QUESTÕES DO CAP 10 - VOL.5


Resultado de imagem para poríferos

FILO PORÍFEROS - p. 24....
1. complete......
poros
tecidos
sésseis - filtração
aneuromiários
marinha
áscon - sícon - lêucon
assexuada - gemulação
sexuada - interna
indireto - anfiblástula

2. D
3. A gemulação ou gemiparidade é um processo de reprodução no qual ocorre a formação, no progenitor, de gemas ou gomos, que, ao separarem-se do progenitor, desenvolvem-se dando origem a novos indivíduos.

Brotamento: formam-se, no corpo de indivíduos adultos, brotos (a partir de amebócitos) que depois se desprendem e dão origem a novos indivíduos. 


4. COANÓCITO - a movimentação dos flagelos dessas células possibilitam o animal filtrar o alimento presente na água - digestaõ intracelular.

5. amebócitos são células totipotentes (cel - tronco), capazes de se diferenciar nos vários tipos celulares dos poréferos - regeneração do corpo.

6. A

7. a) espículas
b) são estruturas calcárias ou de sílica - sustentar as diferentes células das esponjas.


Imagem relacionada
FILO CNIDÁRIOS p.26.....
8. complete....
marinhos
celenterados
diblásticos
incompleto
protostômio
acelomados
radial
cnidócito ou cnidoblasto
fixa e medusas
assexuada e sexuada
plânula

9. A

10. METAGÊNESE -  A metagênese ou alternância de gerações é uma forma de reprodução encontrada em todas as plantas e nos celenterados/cnidários. Nesses organismos ocorre uma reprodução por via assexuada - estrobilização  dos pólipos (não ocorre troca de gametas) e uma fase sexuada nas medusas (ocorre troca de gametas). 

11. D

12.  soma 1 + 16 = 17

13. B

14. B

15. D


Resultado de imagem para platelmintos
FILO PLATELMINTOS - p. 28.....

16.  complete.......
achatatos - parasitas
triblásticos
incompleto - protostômios
acelomados
bilateral
difusão e osmose
ausentes
célula-flama - amônia
direto


17.na região superior, há um acúmulo de tecidos nervosos, que formam gânglios cerebrais, sugerindo inicio de cefalização - desses gânglios cerebrais partem gânglios  nervosos laterais.

18. através de difusão - de célula para célula.

19. a) células receptoras do ambiente - identificando partículas químicas da água.
b) na região da cabeça - são estruturas sensoriais fotoreceptoras que ajudam na localização por percepção, mas não  imagens.

20. C
21. B
22. D
23.a) esquistossomose
b) presença ou não de caramujos - gênero Biomphalaria, pq são hospedeiros intermediários do verme da esquistossomose

24. E
25. a) T. solium
b) T. saginata
c) cisticercose - ingestão de ovos da T. solium presentes na água ou alimento ( ingestão de carne com cisticerco  - causa teníases.

26. soma  1+8 = 9
27. B


FILO NEMATÓDEOS - p. 31.....

28. complete.....
cilindricos
pseudocelomados
bilateral
pseudocelomático
tubos em H
amônia
dioicos

29. A
30. D
31. verme se aloja no intestino delgado, perfura a mucosa intestinal, provoca hemorragia, causando anemia, causando a palidez na pessoa.

32. a única é a FILARIOSE -transmitida pela picada do mosquito Culex- injetam microfilárias, que atingem os vasos sanguíneos e em seguida os vasos linfáticos  provocam inchaço/edemas  dos membros.

33. a) erro - lombrigas não são iguais a solitárias - lombrigas são Ascaris - nematódeos e solitárias são Taenia - platelmintos

b) solitárias vivem no intestino delgado, absorvendo os nutrientes digeridos do hospedeiro, com isso a pessoa poderá ficar desnutrida (emagrecimento)

34. V = 0-0  e 2-2 e 4-4 as outras são F

35. B
36.
a) As lombrigas são nematelmintos, enquanto as tênias, platelmintos. Os nematelmintos são mais parecidos com os seres humanos porque têm tubo digestório completo e digestão extracelular. Os platelmintos não têm tubo digestório, são parasitas que absorvem diretamente os alimentos digeridos pelo hospedeiro. 

b) A distribuição do alimento da tênia é feita por difusão, pois esses animais não possuem sistema circulatório ou cavidade corporal. A lombriga também não possui sistema circulatório, mas possui pseudoceloma. A distribuição do alimento é feita pelo líquido desse. 

37. A

ESTUDEM GALERINHA!!

Exercício - O que você tem falado para você? Poder da Palavra!  Veja o post e vídeo em http://patypegorin.net/poder-da-palavra/
VALEU!!
BIObjs da BIOlú

Nenhum comentário:

Postar um comentário