segunda-feira, 22 de agosto de 2011

PIRÂMIDE ALIMENTAR

 A Pirâmide Alimentar pode ser o seu guia para uma dieta equilibrada e alimentação saudável. Ela foi desenvolvida pelo departamento de agricultura americano e oferece orientações simples e fáceis para você escolher seu cardápio. Mostrar de forma clara e objetiva como alcançar as necessidades de calorias e nutrientes da população utilizando seus alimentos habituais, tornando-a assim, prática e flexível.

Beta, Gio, EU e Mari - junto com a nossa pirâmide
Os 4 grupos da Pirâmide Alimentar:
Energéticos-  Pães, massas, batatas, arroz, entre outros, são alimentos ricos em carboidratos. Os carboidratos têm como principal função fornecer energia ao nosso corpo.

Reguladores-  vegetais e o outro por frutas com alto teor de vitaminas e minerais. As frutas e verduras também são boas fontes de fibras dietéticas mas essas são diferentes das fibras contidas nos cereais integrais.

Construtores-  o grupo do leite e seus derivados, o grupo das carnes e o grupo das leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico,...) e oleaginosas (castanha, nozes, amendoim,..). Ambos os grupos estão compostos por alimentos ricos em proteínas. Cada proteína é formada por vários aminoácidos. As proteínas desempenham uma função construtora no nosso organismo, traduzindo, dependem das proteínas a formação das unhas, cabelos, regeneração e formação da pele, formação de hormônios. 

Energéticos Extras
No topo da pirâmide estão os açúcares (carboidratos simples), os óleos e gorduras. Como podemos observar eles ocupam só a pontinha da pirâmide, portanto devem ser ingeridos em pouca quantidade durante o dia. Mas não corte radicalmente as gorduras da sua alimentação, elas participam da formação das nossas células, na formação de hormônios. 60% do nosso cérebro é gordura! 


Abaixo está a  formatação da nova pirâmide alimentar:
A nova pirâmide alimentar, proposta pelo Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, tem como base os exercícios físicos e o controle de peso. O novo modelo coloca os carboidratos complexos no topo da pirâmide, entre outras modificações. Confiram....

Você é o que você come!
Vamos cuidar da nossa alimentação!
O nosso organismo agradece.
valeu......biobjs - profe. Lú

Nenhum comentário:

Postar um comentário