sexta-feira, 4 de maio de 2012

CICLO MENSTRUAL DA MULHER

GALERA DO 3º ANO - REVISÃO - 


A menstruação marca o início do ciclo menstrual.
Durante o período de menstruação, que varia de 3 a 7 dias, a hipófise começa a aumentar a produção de hormônio folículo estimulante (FSH), aumentando a taxa desse hormônio no sangue. 
O FSH estimula o desenvolvimento de folículos ovarianos que produzem estrogênio. 
Como consequência, a taxa desse hormônio no sangue se eleva progressivamente até 
atingir determinado nível, quando estimula a hipófise a liberar grandes quantidades de
FSH e hormônio luteinizante (LH). 
Esses dois hormônios estimulam o rompimento de folículo ovariano e provoca a ovulação.

A partir daí, a elevada taxa de LH no sangue induz as células do folículo ovariano rompido a se transformar no corpo amarelo que produz um pouco de estrógeno e grande quantidade de progesterona. 
O corpo amarelo irá atingir seu desenvolvimento máximo cerca de 7 dias após a ovulação.

O estrogênio e a progesterona atuam em conjunto sobre o útero, continuando sua preparação para uma eventual gravidez. 
A alta taxa desses hormônios, entretanto, exerce agora um efeito inibidor sobre a hipófise, que diminui a produção de FHS e LH.
A queda na taxa de LH tem como consequência direta a regressão do corpo amarela, que deixa de produzir estrogênio e progesterona. 
A redução brusca nas taxas desses dois hormônios ovarianos faz com que a mucosa uterina sofra descamação e começa a menstruação, iniciando um novo ciclo menstrual.

SAIBA MAIS:

DISTÚRBIOS HORMONAIS 
Irregularidades nos ciclos menstruais como a ausência de menstruação ou o sangramento uterino excessivo e fora de época são os distúrbios menstruais que mais afetam as mulheres na fase reprodutiva. O desequilíbrio na produção de hormônios estrogênios e de progesterona, especialmente deste último, está em geral por trás dessas irregularidades, embora elas possam ser consequência, em alguns casos, de problemas psíquicos ou do estresse físico. O excesso de exercícios, por exemplo, leva geralmente à suspensão das menstruações. A ausência de menstruação por um ou mais ciclos menstruais sem a ocorrência de gravidez, também chamada de amenorreia, pode ser primária ou secundária e tem origens diversas como veremos a seguir. O sangramento uterino excessivo, o segundo tipo mais comum de distúrbio menstrual, ocorre na maioria dos casos como resultado da anovulação (falta de ovulação) ou em função do desenvolvimento de pólipos e miomas. 
fonte - internet
valeu!!
BIObjs - profe lú

Nenhum comentário:

Postar um comentário