terça-feira, 7 de agosto de 2012

BIOcuriosidade - OVOS DE VESPAS PARASITAS

           Algumas vespas apresentam artimanhas muito peculiares a fim de garantir a sobrevivência de sua prole.
          Uma das táticas mais curiosas utilizadas por algumas espécies de vespas consiste na manipulação de lagartas como guardiãs de seus descendentes.

FOTO FEITA PELO MEU AMIGO  E BIÓLOGO CRISTIANO 

AS IMAGENS ABAIXO FORAM RETIRADAS DA INTERNET:

                     Esses representantes da ordem Hymenoptera, apresentam o ovopositor como uma arma a seu favor, ao ser utilizado como uma broca que perfura o corpo do hospedeiro e injeta os ovos com precisão no interior da lagarta.


 


Além disso, juntamente com os ovos liberados pelo ovopositor, a vespa parasita fêmea também inocula uma poderosa toxina que encerra de uma vez por todas o ciclo de desenvolvimento da lagarta.
 
Juntamente com os seus ovos, as vespas parasitas injetam partículas, chamadas vírus poli-DNA, que transportam genes que, quando expressos, impedem a resposta imunitária da lagarta, permitindo assim o desenvolvimento seguro dos ovos da vespa.

 

Após algum tempo, os ovos eclodem e os parasitas saem do corpo do hospedeiro formando casulos. A lagarta pára de se alimentar, e como uma guarda-costas, protege os casulos de possíveis predadores que se aproximem destes.

A lagarta morre pouco depois que as vespas adultas emergem dos casulos.A utilização de vespas como agentes de controle biológico já é uma prática adotada em diversas culturas, como no cultivo da cana-de-açúcar, milho e eucalipto.
Parasitoides: insetos benéficos e cruéis

GOSTARAM?

VALEU !!
BIObjs - PROFE LÚ

3 comentários:

  1. Olá, achei interessante o trecho em que você disse que " a vespa parasita fêmea também inocula uma poderosa toxina que encerra de uma vez por todas o ciclo de desenvolvimento da lagarta. ". Isto quer dizer que se a lagarta aparecer coberta com estes ovos, ela irá morrer?

    Bem, em meu jardim, tenho um pé de pimenta de cheiro, que serve de abrigo e fonte de alimento para duas Manduca Sexta. Hoje de manhã (05/03) uma das duas apareceu com estes ovos brancos. (Sim, foi somente hoje de manhã pois eu as acompanho a alguns dias)

    Numa tentativa desesperada de salvá-la, eu retirei cuidadosamente os ovos da superfície da lagarta com uma pinça. E gostaria de saber, se essa atitude a salvou, ou se não tem mais jeito para ela? Meu objetivo é que as Manduca Sexta's completem seu ciclo de vida, e não as vespas.

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wilber!!
      Se vc tirou a tempo os ovos e salvou a sua lagarta, só vamos saber se a lagarta não morrer, pq não temos como acompanhar o desenvolvimento das vespas se vc conseguiu tirar todos os ovos... tente continuar a observação das lagartas, caso ela se transforme em casulo (ela não foi atingida pelo veneno) e quem sabe vc terá uma borboleta ou mariposa em seu jardim!!! MAS cuidado pra lagarta não devorar as folhas do seu pé de pimenta de cheiro!! BIObjs e se possivel me mande fotos!!!

      Excluir
  2. Bem, em um dia ela estava grande e rechonchuda como na foto que postei no meu twitter: https://twitter.com/wilberlima/status/838081657827655681/photo/1 (não sei como fazer o upload de uma foto aqui), e quando acordei no outro dia e fui procurá-la, a encontrei completamente lotada de ovos de vespa. Eu os removi, mas ainda assim ela parecia diferente.

    De tarde, ela já tinha mais ovos externos, e percebi que larvas de vespas estavam saindo de dentro dela. Notei também que ela estava murcha, ontem de noite, e com aspecto escuro.

    Hoje de manhã, a procurei, mas não encontrei ainda... Tenho procurado pelo chão do jardim também, caso ela tenha caído, não sei. Eu só queria tê-la salvo, e poder ter a satisfação de que ela se tornasse um adulto.

    Desde já agradeço sua atenção, e todas as informações deste post! Grande beijo! :D

    ResponderExcluir