domingo, 30 de março de 2014

DNA & CARIÓTIPO



                    O ácido desoxirribonucleico (ADN, em português: ácido desoxirribonucleico; ou DNA, em inglês: deoxyribonucleic acid) é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus, e que transmitem as características hereditárias de cada ser vivo. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e ARNs. Os segmentos de ADN que contêm ainformação genética são denominados genes. O restante da sequência de ADN tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.

                    A estrutura da molécula de ADN foi descoberta conjuntamente pelo norte-americano James Watson e pelo britânico Francis Crick em 7 de Março de 1953, o que lhes valeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1962, juntamente com Maurice Wilkins.

DNA dos BIOgulosos
MOLÉCULA DE DNA COMESTÍVEL


CARIÓTIPO HUMANO
                O cariótipo, conjunto de cromossomos, geralmente é definido na metáfase mitótica pela morfologia (utilizando a posição do centrômero, e geralmente por técnicas especiais de coloração, como bandeamento fluorescente e número, disposto em uma sequência que é padrão para cada organismo. 
           Na espécie humana, as células diplóides do sexo masculino apresenta 44 cromossomos somáticos e dois sexuais (XY), totalizando 46 cromossomos.
SEXO MASCULINO
Na espécie humana, as células diplóides do sexo feminino apresenta 44 cromossomos somáticos e dois sexuais iguais(XX), totalizando 46 cromossomos.

SEXO FEMININO

                    CARIÓTIPO HUMANO 
        Versão com meias  - muito criativo


VALEU!!
BIObjs - PROFE LÚ

Nenhum comentário:

Postar um comentário