sexta-feira, 14 de março de 2014

Exposição de Sebastião Salgado em POA


Chega em POA em 13 de março de 2014, 
às 19h, a EXPOSIÇÃO do fotógrafo 


A mostra será aberta ao público até 12 de maio,
 na Usina do Gasômetro.
Entrada franca.

            Uma jornada às paisagens terrestres e aquáticas, às pessoas e os animais que permaneceram intocados, preservados do mundo acelerado dos nossos dias. Um testemunho de que nosso planeta ainda abriga vastas e remotas regiões onde a natureza reina em silenciosa e imaculada majestade.

           Na obra de Sebastião Salgado, este é o terceiro mergulho de longa duração em questões globais.Trabalhadores (1986-1992) e Êxodos (1994-1999) – esta última apresentada na Usina do Gasômetro em 2000 – retrataram as duras consequências das radicais mudanças econômicas e sociais sobre as vidas humanas. Desta vez, ele trata do nosso ambiente natural, mas, ao invés de colocar os holofotes nas consequências da poluição e das alterações climáticas sobre a terra, o mar e o ar, Salgado nos oferece um poema de amor, com imagens que exaltam a majestade e a fragilidade do nosso planeta, retratando a beleza deslumbrante de um mundo “perdido” que de alguma maneira ainda sobrevive. E esta beleza proclama: isso é o que está em perigo, isso é o que devemos salvar.

               As 245 fotografias, divididas em cinco seções geográficas, revelam maravilhas que permanecem imunes à aceleração da vida moderna – montanhas, desertos, florestas, tribos, aldeias, animais –, imagens que o fotógrafo brasileiro radicado em Paris registrou entre 2004 e 2011.

                  Foram mais de 30 viagens a regiões remotas do globo – a maioria delas, inóspita e de dificílimo acesso, envolvendo aviões de pequeno porte, helicópteros, barcos e canoas, longas caminhadas em terrenos difíceis e enfrentando extremos de temperatura.

                 O conjunto das imagens foi dividido em cinco seções geográficas, organizadas em ecossistemas, que formam os núcleos da exposição. É uma maneira de vislumbrar o funcionamento da natureza.




Sebastião Salgado apresenta a exposição Genesis na Usina do Gasômetro e provoca uma movimentação cultural como há tempos não se via em Porto Alegre
criador e a obra,ao fundo painel de 14 metros de altura— com Sebastião Salgado - Genesis em Usina Do Gasometro.


GENESIS, DE SEBASTIÃO SALGADO
De 13 de março a 12 de maio de 2014, na Usina do Gasômetro -Av. Presidente João Goulart, 551 – Centro
Visitação: de terça a sexta, das 9h às 21h; 
sábado e domingo, das 10h às 21h.
Entrada franca.


Patrocínio Projeto Genesis: Banrisul
Patrocínio: Corsan
Apoio: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Produção: Brasil Imagem e Alice – Agência Livre para Informação Cidadania e Educação
Correalização: Prefeitura Municipal de Porto Alegre/Secretaria Municipal da Cultura
Realização: Ministério da Cultura
 VALE A PENA CONFERIR!!

VALEU!!
BIObjs - Profe Lú

Nenhum comentário:

Postar um comentário