domingo, 18 de março de 2018

Atenção alunos das turmas - 301 & 302 - gabarito das questões de revisão

GABARITO DO VOL 9 - CAP 17 - 
VÍRUS E REINO MONERA


ATIVIDADES DOS NÚMEROS - 1 A 29.
páginas - 7 a 14.



VÍRUS - P. 7
1.B
2. D
3. D
4. C
5. D
6. C
7. E
8. C
9. D
10. Os antibióticos atuam nas vias metabólicas das bactérias, impedindo o seu desenvolvimento. Como os vírus não  apresentam metabolismo próprio, eles não são influenciados pela ação dos antibióticos.
11. a) Um vírus é composto de ácido nucléico ( DNA ou RNA) e uma parede de proteína. Os ácidos nucleicos se localizam no interior das proteínas. As envoltório proteico se dá o nome de capsídeo. Ex.  raiva, dengue, sarampo, ........
     b) O vírus ebola é transmitido de pessoa a pessoa através de secreções corpóreas  e sangue contaminado. As secreções incluem saliva, suor, urina, fezes e esperma.
       O vírus da gripe é transmitido por meio de gotículas eliminadas pela tosse, espirro e catarro, além do contato com as mãos e objetos contaminados, tais como, copos, talheres, roupas, etc.
12.B
13. a) pq essas duas viroses são transmitidas  pelo mesmo vetor - MOSQUITA 
                            Aedes aegypti.
b) combater os focos do mosquito, evitar água parada.....
14. a) a vacina não atinge eficiência de 100% pq  é produzida a partir de quatro tipos mais comuns do vírus. Desse modo a população  não é imunizada contra outros subtipos.
       b) Vacina é uma substância produzida com bactérias ou vírus (ou partes deles) mortos ou enfraquecidos. Ao ser introduzida no corpo do ser humano, a vacina provoca uma reação (imunização) do sistema imunológico, promovendo a produção de anticorpos (leucócitos) contra aquela substância. Desta forma, a vacina prepara o organismo para que, em caso de infecção por aquele agente patogênico, o sistema de defesa possa agir com força e rapidamente. Assim a doença não se desenvolve ou, em alguns casos, se desenvolve de forma branda.
15. B
16. B
17. transcriptase reversa é uma enzima encontrada nos vírus cujo material genético é o RNA, também chamados de retrovírus. Essa enzima faz uma transcrição inversa, produzindo uma molécula de DNA a partir de seu RNA. Na transcrição normal, que acontece em todos os outros seres vivos, o que se tem é a síntese de RNA a partir do DNA. Uma vez produzido o DNA nos retrovírus, pela atividade da transcriptase reversa este se integra ao cromossomo da célula infectada e ocorre a síntese de proteínas virais, seguindo o processo normal da síntese protéica (DNA-RNA-proteína). Um exemplo desse tipo de vírus é o HIV, causador da Aids.


REINO MONERA - . 11

18.   as bactérias apresentam células procariotas e, portanto, não têm organelas membranosas.
19. B
20. O O² liberado na fotossíntese realizada pelas cianobactérias é proveniente do CO² que elas retiram da atmosfera, já o liberado pelas sulfobactérias é proveniente do SO³ e SO² (ácido sulfídrico ) gases também encontrados na natureza - destacam-se por contribuírem para a diminuição da formação de chuvas ácidas, por fixarem o Enxofre em si.
21. A
22. 

Na conjugação bacteriana, pedaços de DNA passam diretamente de uma bactéria doadora, o "macho", para uma receptora, a "fêmea". Isso acontece através de microscópicos tubos proteicos, chamados pili, que as bactérias "macho" possuem em sua superfície.
O fragmento de DNA transferido se recombina com o cromossomo da bactéria "fêmea", produzindo novas misturas genéticas, que serão transmitidas às células-filhas na próxima divisão celular.

23. a) O mecanismo é Transformação. Fragmentos do DNA da bactéria morta chegam ao citoplasma da bactéria viva e se recombinam com seu material genético, conferindo à bactéria receptora a característica de apresentar cápsula.
b) O mecanismo é Conjugação, pois é necessária a presença do pillus interligando as células bacterianas para que possa ocorrer a transferência do material genético.
c) No mecanismo de Transdução. O material genético do vírus se integra ao genoma da célula bacteriana, para que o ácido nucleico viral possa ser duplicado. Dessa forma, sequencias do DNA bacteriano podem permanecer ligadas ao DNA viral e consequentemente serem transportadas por outra bactéria.
24.  Bactéria = gráfico B;             bacteriófago =  gráfico A. 
 As bactérias possuem divisão binária, por isso seu número dobra a cada ciclo.
 Os bacteriófagos são vírus que infectam as bactérias e utilizam seu metabolismo para formar novos vírus. A cada ciclo lítico, um único bacteriófago gera muitos outros.
25. D
26.B
27. a) O dispersante aumenta a superfície de contato do petróleo derramado. Desta forma, as bactérias podem agir em uma maior área de degradação.
b)As zonas mortas são áreas com menor quantidade de O2 dissolvido, graças ao uso desse gás pelas bactérias aeróbias na degradação do petróleo.
28.D
29.C




VALEU GALERINHA!!
ESTUDEM!!
BIObjs - profe LÚ

Nenhum comentário:

Postar um comentário