sexta-feira, 13 de abril de 2012

Anencefalia: STF aprova interrupção da gravidez

Nesta semana ocorreu um avanço muito importante na legalização da interrupção da gravidez de mulheres com fetos sem cérebros.

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) apoia a interrupção de gravidez de fetos anencéfalos, também chamada antecipação terapêutica do parto -foram oito manifestações favoráveis e duas contra. Para a maioria dos ministros, não há aborto no caso dos anencéfalos porque não há vida em potencial. Consequentemente, não há crime.
O aborto é permitido apenas em casos de estupro e de risco à vida da gestante.



Anencefalia
A anencefalia causada por um defeito no fechamento do tubo neural
(estrutura que dá origem ao cérebro e à medula espinhal). Ela pode surgir entre o 21º e o 26º dia de gestação. O diagnóstico é feito no pré-natal, a partir de 12 semanas de gestação,
inicialmente por meio de ultrassonografia.
Entidades médicas afirmam que o Brasil tem aproximadamente
um caso para cada 700 bebês nascidos.
A grande maioria das crianças que nascem sem cérebro morrem instantes depois. Além de carregar no útero um bebê fadado a viver possivelmente por alguns minutos, as mães ainda têm de lidar com a burocracia de registrar o nascimento e o óbito no mesmo dia.  

Entenda a anencefalia e a merocrania

Na anencefalia, há a ausência da maior parte do cérebro e da calota craniana (parte superior e arredondada do crânio). Na merocrania, uma condição extremamente rara, há um defeito menos acentuado da caixa craniana e o resquício do cérebro é coberto por uma membrana. Ambas as anomalias são fatais, mas, no segundo caso, a sobrevida costuma ser maior. O tronco cerebral, quando bem formado, garante ao feto funções vitais como respiração e batimentos cardíacos.

Acredito que é um direito da mulher escolher em continuar ou não uma gravidez de um feto que não terá a menor chance de sobreviver. Imagine (se você conseguir) todo o sofrimento de acompanhar até o final uma gestação, de toda a espera pela VIDA nova que está chegando e ao dar a luz... e em poucas horas o seu tão sonhado baby se vai!!! É dura essa realidade!!!

E VOCÊ...QUAL A SUA OPINIÃO?

VALEU!!
BIOBJS - PROFE LÚ

Nenhum comentário:

Postar um comentário