segunda-feira, 23 de abril de 2012

PROBLEMAS AMBIENTAIS DO PLANETA TERRA




PARA QUE POSSAMOS NOS "ORIENTAR" SOBRE OS 

Principais problemas ambientais no mundo e no Brasil: 

 Alterações climáticas

Os efeitos de El Niño e La Niña 

São fenômenos que se manifestam nas águas oceânicas do Pacífico ocasionando alterações no clima do planeta Terra e interferências nas variações de temperatura e na regularidade das chuvas. 

Degelo no Mundo 

O degelo é um dos efeitos do aquecimento global que vem ocorrendo em diversas partes do planeta. 

Poluição

Poluição do ar 

É causada principalmente pela queima de combustíveis fósseis (como o carvão e o petróleo) que aumenta a concentração de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera terrestre. 


Poluição da água 

As águas são contaminadas pelo lançamento de materiais poluentes nos mares, rios, lagos e represas. Lixo, produtos químicos e esgoto sem tratamento são os principais poluentes das águas e a despoluição das águas é um processo bastante trabalhoso. 


Poluição do solo

É causada pelos lixos que são jogados em locais impróprios e que demoram se decompor, e por componentes químicos. 



Extinção de espécies e desmatamento

Muitas florestas estão sendo derrubadas para o comércio de madeira, ou sendo queimadas para a formação de pastos e para o crescimento urbanização. Animais estão sujeitos à caça e pesca predatória para a comercialização de sua pele e carne. 



Com isso, muitas espécies de plantas e animais correm sérios riscos de entrar em extinção. 

Importância das florestas 

As florestas são muito úteis para a vida na terra, é o habitat mais diversificado do planeta. 

Conservam o equilíbrio entre os gases presentes na atmosfera. 

 Mantêm o equilíbrio da temperatura. 

Protegem os rios, diminuindo as chances de assoreamento. 

 Protegem os solos da água da chuva, evitando que ela passe pelo tronco e infiltre no subsolo. 

Favorece a existência de animais de várias espécies, fornecendo alimento à eles. 

Portanto, a destruição das florestas representa um grande risco ambiental. 



O lixo 

Com o crescimento populacional, a quantidade de lixo produzido também tem aumentado. A decomposição é uma forma de controlar o lixo urbano, porém 
grande parte desse lixo não é biodegradável, portanto, não se decompõe 
causando a poluição. 

O lixo das cidades pode ser levado para os lixões, aterros sanitários ou passam pelos processos de incineração ou compostagem. 


Lixão 

Os Lixões são extensos terrenos a céu aberto para onde os lixos urbanos são levados. 

Neste local o lixo não recebe tratamento adequado, causando grandes problemas ambientais como a reprodução de moscas e a produção do chorume através da decomposição do lixo, substância altamente tóxica que contamina os lençóis freáticos e o solo. 

Aterros Sanitários 

O aterro sanitário é um local onde o lixo é enterrado em camadas alternadas de lixo e terra, evitando-se assim o mau cheiro e a proliferação de insetos. Na execução de um aterro sanitário, é importante impermeabilizar sua base para evitar a contaminação do subsolo e construir canais de drenagem para os gases e líquidos (chorume) que se formarão. 

O lixo que vai para o aterro sanitário são os não-recicláveis, no entanto, é comum encontrar materiais recicláveis nos aterros, pois a coleta seletiva ainda não é realizada adequadamente. 

Incineração 

Incineração é um processo que consiste em queimar o lixo em câmaras de incineração, reduzindo o número de resíduos e destruindo os 
microorganismos causadores de doenças. 

Compostagem 

Compostagem é um processo na qual o lixo passa por uma triagem e é divido em três partes: material orgânico, materiais não-aproveitáveis e materiais recicláveis. 

O material orgânico passa por um tratamento biológico, onde é produzido um composto que é usado como adubo para a fertilização do solo. 

Os materiais não-aproveitáveis são levados para os aterros sanitários.

Os materiais recicláveis são direcionados para determinados locais onde ele será reaproveitado para fazer novos produtos. 

Reciclagem 

É um processo que reaproveita certos materiais com o intuito de reduzir a produção de lixos. É preciso nos conscientizar de que reciclar é importante para a vida do planeta, pois esta prática traz muitos benefícios, como a economia de energia, redução de poluição, limpeza e higiene das cidades, geração de empregos,
 entre outras. 

Para reciclar é necessário adotar uma série de atitudes como a coleta seletiva, ou seja, não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo; reutilizar vasilhames, latas e sacolas, etc.

fonte - internet

VAMOS FAZER A NOSSA PARTE!!
valeu!!
BIObjs - PROFE LÚ


Nenhum comentário:

Postar um comentário