segunda-feira, 16 de abril de 2012

REFLEXÃO - CORREDOR DA ESPERANÇA

GALERA!!!
 ESSE BELO TEXTO FOI ESCRITO PELO POETA PADRE  MARCIONEI MIGUEL DA SILVA
(e vice-diretor do Colégio Murialdo Caxias do Sul)
PARA QUEM É OU FOI ALUNO DO COLÉGIO MURIALDO...vai se encontrar nessas linhas!!!
Boa leitura!!
Eu com o Padre Marcionei...no corredor da esperança!!


                O olhar se enche de esperança diante do maravilhoso cenário que o corredor do saber desenhado nos trilhos da escola, que sonha o amor na pedagogia do coração, nos apresenta. Cada passo traz uma história com portas abertas ao presente por ousar antecipar o projeto que o futuro coloca sobre nossos ombros. É inevitável o sorriso, até mesmo quando não se pode esconder a lágrima. O sonho não é a grandeza de um mundo que se foi, mas a força dos sentimentos que ainda estão para chegar. O nosso peito guarda os segredos dos sentimentos e sonha com as páginas que ainda não foram impressas. Há um mundo que nos oferece o que desejamos e um sonho que quer fazer-se notar pela nossa capacidade construtiva nos intervalos de nossa irreverente ousadia.
         Cores, olhares, aplausos, silêncio, passos e uniformes contam a nossa capacidade de socialização, mesmo que o mar seja misterioso, dando-nos a impressão de uma interminávelmonotonia. O colorido está na alma e a beleza no olhar, no jeito de andar e até de sorrir; o talento está na teimosia e o sucesso no suor. Investimos naquilo que amamos, construímos o que acreditamos e vivemos o que escolhemos. Onde anda nossa juventude? Onde está a força do nosso saber? O coração está onde mora o amor. Ele está na pessoa amada, em nossos filhos e filhas, em nossa família. A mente e o coração andam de mãos dadas para serem decifrados com responsabilidade, amorosidade e ternura. O educador faz a ponte entre o corredor e a sala de aula.
         O corredor é uma passagem sinequa non para o lugar do aprendizado. O meio é fundamental. Ficamos presos ao espaço, à sala de aula e à nossa casa e nos esquecemos da estrada, do corredor, do pátio e da praça de alimentação. Para muitos o corredor será mais marcante do que a sala de aula. A nossa memória vai guardar esse “mar de gente” dos corredores, o silêncio, os professores acompanhando os alunos, o diretor olhando os alunos subirem as escadarias, o monitor de pátio tendo sob seu olhar a presença de todos os alunos e os professores seguindo os passos nas escadarias do aprendizado com seus pequenos aprendizes.
              O corredor da esperança nos traz lembranças de um futuro promissor. Os olhares enigmáticos, os sentimentos contidos, o passo comportado e as expressões faciais sérias e comunicativas nos fazem pensar. Cada corte de cabelo revela um estilo e mostra uma identidade.                      Conseguimos identificar as marcas da mídia e os heróis de nossos jovens.
                As mochilas falam, a tatuagem mostra a força de uma escolha e imprime uma forma de identidade. Até o jeito de falar e andar mostram a peculiaridade de nossa juventude em suas inevitáveis diferenças. Nos corredores podemos ver a cultura em miniatura, os talentos ocultos e os comunicados sutis. A sexualidade está à flor da pele, mas a realidade externa exerce um poder de controle sobre os sentimentos que querem extrapolar a medida de seu próprio desejo. A estrutura é mais forte do que o impacto subjetivo que o corpo quer extravasar. Os limites propostos movem os passos diante dos seguros corredores. A escola limpa é sinal de que esse espaço lhe pertence. Estar num lugar de qualidade significa estar num ambiente capaz de projetar a própria imagem do educando. O lugar me representa e eu também represento o ambiente. Sou o reflexo dos meus educadores e a inspiração da minha geração. Somos a esperança do novo e a certeza de um mundo mais humanizado. Os passos nos corredores nunca se repetem. 


Belas palavras Marcionei!!!
Observações muito interessantes de quem para e observa um simples corredor de passagem de alunos e professores.... 
vê tanta coisa nele  que até me deixou espantada... 
nunca literalmente parei e fiquei observando quem passa por ele...mesmo sabendo que são!!! 
O tempo.... o tempo passa tão depressa que muitas vezes não conseguimos dar "uma parada" nele...e tudo passa..todos passam...
O mais importante é que muitos vão guardar na memória e no coração tudo o que viveram aqui dentro!!
Parabéns pela bela poesia!! 

Valeu!!
Biobjs - Profe Lú

Nenhum comentário:

Postar um comentário