sábado, 2 de junho de 2012

Logística Reversa e Sustentabilidade

A Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realiza anualmente a Semana do Meio Ambiente. 
Em 2012, de 28 de maio a 5 de junho, com o tema

 “A responsabilidade do consumidor na logística reversa”


Esclarecendo:

Reduzir a produção de resíduos; 
Reutilizar e reciclar o que for possível; 
Recuperar e tratar adequadamente o que não for passível de reaproveitamento e,só então, encaminhar o que sobrar para um aterro – devidamente preparado para tal fim.
 Eis o mundo perfeito no tocante ao gerenciamento de resíduos sólidos. 
Perfeito e distante, bem distante da realidade nacional.


Pelo menos agora, depois de 20 anos de discussões, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) está regulamentada e, em breve, deverá reestruturar a cadeia produtiva nacional, introduzindo conceitos de:

 produção eficiente, 
responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e logística reversa dos resíduos.
“Logística reversa” não é um termo bonito só no nome; o ato de assumir a responsabilidade pela destinação final de um produto é tão óbvio e deveria ser tão comum que, o fato de só ser instituída agora denuncia o quanto o Brasil ainda precisa avançar em respeito aos recursos naturais e, consequentemente, ao próprio consumidor. “A logística reversa é a alma da Política Nacional de Resíduos Sólidos; ela corresponde a praticamente 80% da regulamentação e é, sem dúvida, a parte mais importante e mais complicada de toda a Política”, esclarece o engenheiro e professor Paulo Roberto Leite, fundador e presidente do Conselho de Logística Reversa do Brasil (CLRB).

Valeu!!
BIObjs - Profe Lú

Nenhum comentário:

Postar um comentário