sábado, 16 de junho de 2012

RIO +20



Rio+20 deve definir agenda sustentável das próximas décadas 

20 anos depois, Rio volta a discutir futuro do planeta
Conferência que marca duas décadas da Rio-92 aborda a sustentabilidade como prioridade global


Vinte anos atrás, representantes de mais de 170 países reuniram-se no Rio de Janeiro para discutir o futuro do planeta, numa conferência histórica que ficou conhecida como Rio-92. Dela nasceram vários acordos importantes; entre eles, a Convenção sobre Mudança do Clima, para tratar do problema do aquecimento global, e a Convenção da Diversidade Biológica, para promover a conservação da biodiversidade.

Vinte anos depois, milhares de governantes, diplomatas, ambientalistas, empresários, cientistas e outros representantes da sociedade civil ao redor do mundo estão na Cidade Maravilhosa para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20 –, que ocorre do dia 13 ao 22 de junho.

O desafio é essencialmente o mesmo: fazer as pazes entre crescimento econômico, justiça social e conservação ambiental. Promover o chamado desenvolvimento sustentável, “que atenda às necessidades das gerações presentes sem comprometer a habilidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades”, segundo a definição oficial, de 1987.

A conscientização global sobre a importância da sustentabilidade aumentou expressivamente desde a Rio-92. Mas os problemas permanecem. A população mundial, que era de 5,5 bilhões em 1992, agora é de 7 bilhões, e a pressão sobre os recursos naturais é cada vez maior.


O momento é crítico, mas a crise econômica e os fracassos diplomáticos dos últimos anos geraram um cenário pouco favorável à discussão de compromissos ambientais, sem os quais o desenvolvimento sustentável se torna insustentável. Se a Rio+20 servirá apenas para reafirmar velhos problemas ou para oferecer novas soluções, só as duas semanas de negociação poderão dizer. 


Artigo escrito por Herton Escobar - publicado no estadão.com.br 


Acompanhe a cobertura do melhor da Rio+20 e dos seus bastidores

DEZ TEMAS PARA UM PLANETA SUSTENTÁVEL
que estão na discussão

Economia Verde

Água

Agricultura

Energia

Clima

Biodiversidade

Oceanos

Pobreza

Povos Tradicionais

Cidades


VAMOS FICAR LIGADOS NAS NEGOCIAÇÕES!!


ESPERO QUE AS PESSOAS SE ENTENDAM E

 FAÇAM O MELHOR PARA O PLANETA!!

VALEU!!

BIOBJS - PROFE LÚ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário