segunda-feira, 7 de outubro de 2013

FISÁLIS - fruto BIOdelicioso


           A fisális é um fruto que cresce protegido por um invólucro semelhante a um pequeno capuz. Os ingleses chamam-na de golden berry ou baga dourada.

               Em Portugal, já é comum, hoje em dia, encontrar uma ou duas fisális nos bolos de pastelaria, dando-lhes um toque decorativo.

                 Mas esta baga tem mais para dar além do mero papel decorativo. É especialmente rica em vitamina C, fornecendo 46 mg por 100 g, e atinge assim uma quantidade semelhante à da laranja (50 mg/100g). Reúne também excelentes níveis de fósforo e fibras (4,9 g/100 g), bem como de pró-vitamina A, o que identifica desde logo a sua riqueza em carotenóides, onde prevalece o β-caroteno, já explicados os seus benefícios, em rubricas anteriores, a propósito de outros frutos e legumes.

             A quercetina é o composto fenólico encontrado em maior quantidade na fisális. Este fitoquímico tem acção anti-inflamatória, anti-alérgica e anticancerígena, confirmadas por diferentes estudos. Da família de flavonóides estão ainda presentes, nas bagas de fisális, a miricetina e o kaempferol, conhecidos por exercer outros efeitos benéficos na saúde.

              As bagas douradas colhem-se entre os meses de setembro e outubro. Ficam maduras por esta altura e por isso tornam-se doces. Depois de entender a sua composição interior, que não se vê, mas a sua utilidade na prevenção das doenças e na manutenção do estado de saúde está lá, prove-as e depois tire as suas conclusões.

O texto Fisális: a baga dourada» foi publicado pela primeira vez no Stop Cancer Portugal


VALEU!!
BIObjs - Prof. Lú

Nenhum comentário:

Postar um comentário