segunda-feira, 24 de outubro de 2011

8ª Bienal do Mercosul – Porto alegre

GALERA!!!! EU FUI...E GOSTEI!!

A 8ª edição da Bienal do Mercosul – Ensaios de Geopoética tem como tema o território e sua redefinição crítica a partir de uma perspectiva artística. 

Reúne 107 artistas de 34 países que tratam de tópicos relevantes para essa discussão: mapeamento, colonização, fronteira, aduana, alianças transnacionais, construções geopolíticas, localidade, viajantes científicos, nação e política. 

Segundo José Roca, curador-geral dessa edição, “a 8ª Bienal quer mostrar alternativas à noção convencional de nação, além de discutir novas cartografias, as relações entre as condições políticas e geográficas, o posicionamento entre o regional e o global, as rotas de circulação e o intercâmbio de capital simbólico, a cidadania em territórios não-urbanos, o status político de nações fictícias e a relação entre ciência, viagem e colonização”. 

Estive com colegas e um grupo de alunos do NEEJA visitando:as exposições Geopoéticas e Cadernos de Viagem, no Cais do Porto,  Além Fronteiras, no MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul –e a exposição do artista homenageado, o chileno Eugenio Dittborn, no Santander Cultural.  Estes são alguns dos espaços onde acontecem exposições gratuitas da 8ªBienal.
1. Registros no Cais do Porto:
LESLIE SHOWS Manteca, Estados Unidos, 1977. Vive em São Francisco, Estados Unidos.trabalho com tintas - recortes em papel e bandeiras brancas

grandes carimbos na madeira de  BARTHÉLÉMY TOGUO

eu com parte dos colegas e alunos do NEEJA
Obra de Fábio Moraes - SP - com 42 representações de territórios e mapas fragmentados.
 Os atlas são organizados no chão, em forma de círculo, com um vazio no centro. Eles tratam dos mais diversos temas, que vão da presença da indústria química no território aos fatos históricos mais lembrados, como uma espécie de estratificação oficial da nação. Mas, o que a cartografia oficial de uma nação encobre?

galera reunida aguardando o bus

profes do NEEJA: Eu (rosa), Neide , Raquel e atrás
Márcio e Diana
2. Registros no MARGS – 
Museu de Arte do Rio Grande do Sul:

O mais impressionante foi este enorme "tapete" registrando uma visão por satélite, panorâmica, da região de Ijuí, Rio Grande do Sul, obtida através de Google Earth por Weinstein, possibilitou uma transposição dessa imagem em forma de carpete com materiais industrializados para a área central do espaço térreo do MARGS. Esse trabalho é uma sequência da série realizada anteriormente pelo artista em Israel, focalizando a terra partida por terremotos ou em vistas aéreas de seu país. 
As fotos foram retiradas do site da Bienal, pois é proibido fotografar dentro deste Museu.
Ramat Gan, Israel, 1970. Vive em Tel Aviv, Israel.

vista no andar superior "vista aérea"

3. Registros no Santander Cultural

EUGENIO DITTBORN


Uma das mostras centrais da 8ª Bienal do Mercosul é a exposição do chileno Eugenio Dittborn (Santiago do Chile, 1943), artista de referência na América Latina. A obra de Dittborn baseou-se na transterritorialidade, no nomadismo e nas estratégias para subverter as fronteiras e penetrar os centros sem se deixar neutralizar por eles. 




Dittborn trabalha desde 1983 em suas Pinturas Aeropostais, obras que são dobradas para serem enviadas em um envelope postal. Cada envelope possui inscrito o itinerário da viagem, as cidades para onde a obra foi enviada e os lugares em que foi exposta e é exibido ao lado da pintura aeropostal desdobrada, já que isso é a sua condição de possibilidade. - José Roca, curador -





fonte: http://www.bienalmercosul.art.br

 e no final da tarde...uma pausa para um cafezinho no cofre do Santander...que atualmente é a cafeteria do Centro Cultural!!
Eu e a profe Neide numa pausa antes de retornar a Caxias do Sul

Vale a pena ir a Porto Alegre e visitar a Bienal!!
Valeu !!
Biobjs - Profe Lú
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário