domingo, 9 de outubro de 2011

Aula prática - Fermentação alcoólica

A Fermentação alcoólica é um processo biológico no qual açúcares como a glicose, frutose e sacarose são convertidos em energia celular com produção de etanol e dióxido de carbono como resíduos metabólicos. Como este processo pode ser realizado sem a presença de oxigênio é considerado um processo anaeróbico.
É importante perceber que as reações químicas da fermentação são equivalentes às da glicólise. A desmontagem da glicose é parcial, são produzidos resíduos de tamanho molecular maior que os produzidos na respiração e o rendimento em ATP é pequeno.

imagem retirada de wwwsobiologia.com
As turma 201 & 202 realizaram um experimento para comprovar a liberação  de CO2. Essa liberação é responsável pelo crescimento de massas de bolo e de pão que possuem fermento (organismo fermentadores). A fermentação também é responsável pela fabricação de bebidas alcoólicas. 
Cada grupo Colocou açúcar e  fermento em um copo e misturou bem. Adicionaram água morna no copo e  colocaram a mistura na garrafa pet. Por fim colocaram na boca da garrafa o balão de aniversário. ....e a
guardaram a reação.


O experimento utilizou fermento biológico que possui a levedura da espécie Saccharomyces cerevisiae.
Os alunos obtiveram bons resultados na atividade... conforme podemos constatar nas fotos abaixo:

Experimentos da turma 202 registrado após 10min de observação
Experimentos da turma 201 registrado após 10min de observação

experimentos da turma 201 - registrado após 4horas - balões com Gás Carbônico 

 VALEU GALERA!!
ESPERO QUE ESSA AULA PRÁTICA TENHA FIXADO A TEORIA!!
BIOBVJS - PROFE LÚ

Nenhum comentário:

Postar um comentário