sábado, 1 de outubro de 2011

ÁGUA - cálculo da pegada hídrica - o consumo de água escondida nos produtos

Você sabe qual a quantidade de água doce é necessário para produzir um quilo de carne ou açúcar? Ou ainda o total de água que é gasto para produzir uma xícara de café? O calculo utilizado para medir o total de água doce utilizada no processo de produção de um bem de consumo é chamado de Pegada Hídrica.


O QUE É LEVADO EM CONTA PARA A PEGADA
Água azul - Volume de águas superficiais e subterrâneas consumidas como resultado da produção de um bem ou serviço.

Água verde - Volume de água da chuva consumida durante a produção. É relevante principalmente para produtos agrícolas e florestais e se refere à perda de água da chuva de campos e plantações por transpiração, além da água incorporada ao produto colhido.

Água cinza - Indicador de poluição de água doce que pode ser associado a um produto ao longo de sua cadeia de abastecimento global. É calculado como o volume de água necessário para diluir os poluentes de tal forma que a qualidade da água continue acima dos padrões de qualidade.

exemplo -para produzir 1kg de carne bovina:
informação retirada do - http://www.estadao.com.br


outro exemplo encontrado no site planeta sustentável:


Vamos contribuir para o uso consciente da água potável!!!
Nós podemos economizá-la em atitudes diárias em nossa casa, como por exemplo: tomar banhos mais curtos e escovar os dentes com torneira fechada.... e tem muito mais....
Valeu!!
biobjs - profe Lú

Nenhum comentário:

Postar um comentário