quinta-feira, 4 de abril de 2013

ATIVIDADE SOBRE VERMINOSES - turma 202

Pesquisa sobre  verminoses. Os conteúdos abaixo foram produzidos pelos alunos. Este material servirá de apoio para que a galera preencha uma tabela resumo!!
Mãos a obra galerinha!!


BIOequipe - centopeia

 verme: Wuchereria bancrofti 
filo : Nematóide 

tamanho : Machos medem 4 cm, e fêmeas mede de 8 – 10 cm 

nome da doença: Elefantíase (filariose linfática) 

habitat:Vasos linfáticos das pernas e braços do hospedeiro 

nome dos hospedeiros: intermediário é o mosquito - Culex e o hospedeiro definitivo é o homem. 

forma de transmissão da doença: Picada de mosquito 

principais sintomas: Febre e calafrios na fase inicial, inflamações dos vasos linfáticos ( após alguns anos de acúmulos da linfa- fase crônica. 

profilaxia: Proteger-se de mosquitos adequadamente ( usando repelentes), campanhas públicas para exterminar o agente transmissores. 

descrição do ciclo de vida do verme e esquema com desenho : 

Mosquito contaminado com o verme Wuchereriabancrofti pica o hospedeiro definitivo passando a larva, que se instala nos vasos linfáticos, e ali permanecendo de 10 á 15 anos.




fontes utilizadas na pesquisa http://www.infoescola.com/doencas/elefantiase-filariose-linfatica/, http://pt.wikipedia.org/wiki/Wuchereria_bancrofti



BIOequipe - hidra

1.  VERME:Enterobius vermicularis (oxiúro). 


2. FILO: Nematode a(Nematódeos). 


3. TAMANHO: Os oxiúros são vermes nematódeos que, dependendo do sexo, têm tamanhos diferentes. Os machos têm cerca de 3 a 5 mm e as fêmeas alcançam geralmente 1 cm de comprimento.

4. NOME DA DOENÇA: Enterobiose/Oxiurose.

5. HABITAT (no corpo dos hospedeiros): Habitam o sistema gastrointestinal humano.

6. NOME DOS HOSPEDEIROS (intermediário e definitivo): Definitivo: homem; Intermediário: não há.

7. FORMA DE TRANSMISSÃO DA DOENÇA: Basicamente, ingestão de ovos dos vermes, por forma direta (ingerindo diretamente os ovos) ou indireta (alimentos ou água contaminados).

8. PRINCIPAIS SINTOMAS: Diarreia, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, prurido anal intenso (sintoma mais marcante), inflamação da região anal. Também é considerável alterações de humor e perturbações do sono.

9. PROFILAXIA: Ter o hábito de higiene das mãos e limpeza corporal; uso de roupas limpas (tanto as do corpo como as de cama); ecuidados com o cozimento e preparação de alimentos.

10.  CICLO DE VIDA DO VERME E ESQUEMAS COM DESENHO

11 FONTES UTILIZADAS NA PESQUISA:

http://www.infoescola.com/doencas/oxiurose

http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=2029&evento=3



BIOequipe - polvo

  Nome do verme:Taenia saginata
      Filo: Platelmintos
      Classe:Cestoda
      
Tamanho: O verme adulto varia de 5 a 15 metros de comprimento
    
 Nome da doença: Teníase
      
Habitat (no corpo dos hospedeiros): Intestino delgado (homem); músculos (bovinos)
    
 Nomes dos hospedeiros: Bovino (intermediário) e homem (definitivo)
    
  Forma de transmissão da doença: Pela ingestão de carne bovina crua ou mal cozida
     
 Principais sintomas: Dores abdominais, perda de peso, enjoo, diarreia, fadiga e fraqueza
  
Profilaxia: Inspeção rígida do abate de bovinos destinados ao consumo humano, saneamento básico e evitar comer carne bovina mal cozida ou crua.
  
Descrição do ciclo de vida do verme e esquema com desenhos: O verme adulto, que reside no intestino humano, produzem proglotes que se engravidam, destacam-se do verme, migram para o ânus e saem com as fezes. Cada proglote grávida contém de 80.000 a 100.000 ovos que saem com as fezes. Os bovinos acabam ingerindo vegetação contaminada com esses ovos, quando eles chegam ao intestino do animal a oncosfera é liberada, que invade a parede intestinal e migra para os músculos onde se desenvolve. A ingestão da carne contaminada recomeça o ciclo.

   Fontes utilizadas para a pesquisa:




BIOequipe - tênia

Dermatose do bicho geográfico


Nome do Verme: Ancylostoma Brasiliensis

Filo: Nematóide

Tamanho:Varia 7 a 12 cm

Nome da doença: Dermatose do bicho geográfico

Habitat: intestino delgado de cães e gatos

Nome do hospedeiro acidentalmente - pele dos humanos
Forma de transmissão da doença: contato com fezes de cães e gatos contendo ovos do verme.

Principais sintomas:pequenas saliências, irritações, coceiras e manchas

Profilaxia: consiste na aplicação de medicamentos antiparasitários

Ciclo do verme:



Fonte: Google ,wikipedia e acervodamedicina.pt



BIOequipe - estrela-do-mar

TAENIA SOLIUM 

1 – Nome da doença: Teníase e Cisticercose 

2 – Filo: Platelmintos 

3 – Classe: Cestoda 

4 –Tamanho: De 2 a 3 metros até 10 metros. 

5 – Nome da doença: Teníase e Cisticercose 

6 – Habitat:Teníase: Intestino Delgado dos humanos, Cisticercose: Também pode ser encontrada nos tecidos musculares dos porcos, bem como nos tecidos subcutâneos, olhos e cérebro. 

7 – Nome dos hospedeiros: Teníase: Solitária, hospedeiros definitivos. Cisticercose: Larva popularmente conhecida como ‘’canjiquinha’’, os hospedeiros intermediários mais comuns são os suínos e os bovinos. 

8 – Forma de transmissão da doença: Teníase: A teníase ocorre devido a ingestão de carne suína ou bovina, que não teve os devidos cuidados de preparo, como congelamento e cozimento. Cisticercose:Os portadores de teníase eliminam ovos através das fezes no ambiente, assim, por acidente, os humanos podem ingerir estes ovos e adquirir a parasitose. Além desta forma, os humanos podem adquirir a cisticercose através dos mecanismos abaixo: 

- Autoinfecção externa 
A contaminação é dada pela ingestão dos ovos do próprio portador de Taenia solium, em condições de falta de higiene e nos casos de ingestão de fezes em crianças e indivíduos com doenças mentais. 

- Autoinfecção interna 
Pode ocorrer quando o portador de tênia vomita, nos movimentos retro peristálticos do intestino. Assim os ovos podem atingir o estômago e iniciar o ciclo de cisticercose. 

- Heteroinfecção 
Outro indivíduo pode contaminar a água e os alimentos com ovos de tênia. Desta forma o homem ao ingerir estes itens poderá contaminar-se. 

9 – Principais sintomas: Muitas vezes essas doenças não produzem sintomas característicos. Porém, podem surgir alterações do apetite (fome intensa ou perda do apetite), enjoo, diarreia frequente, desconforto abdominal, perturbações nervosas, irritação, fadiga e insônia

10 – Profilaxia: Consiste na educação sanitária: não contaminar o meio ambiente com fezes, lavar as mãos antes e depois de usar o sanitário e manipular alimentos, cozinhar bem a comida (principalmente carnes) e não consumi-la mal cozida. Vermifugação dos rebanhos suíno e bovino. 

11- Descrição do ciclo de vida do verme e esquema com desenhos: 




A Taenia solium é monóica (cada individuo apresenta sistemas reprodutores de ambos os sexo) e digenéticas (sempre apresentam dois hospedeiros em seu ciclo). Apresenta duas estruturas: o escólex (região em que ocorre a fixação do animal no intestino do hospedeiro) e as proglótides (o restante do corpo da tênia). Na fase adulta uma proglótide se autofecunda e fica cheia de ovos. 

As proglótides "grávidas" são liberadas juntamente com as fezes, depois de um tempo os ovos são liberados pelas proglótides e o porco ingere algum alimento contaminado com os ovos da tênia. No corpo do porco os ovos tem sua casca rompida e se transforma em uma larva, que é conhecida como oncosfera. Essa larva rompe a parede do intestino e chega ao sangue onde se aloja na musculatura e se torna uma bolsa cheia de líquido, o cisticerco. 

Caso o ser humano coma uma carne mal cozida que pode estar contaminada com o cisticerco, estes iriam se alojar no intestino e se transformar em uma tênia adulta. Em alguns casos esses cisticercos se alojam na musculatura ou no cérebro. Na musculatura causam-se poucos problemas, já no cérebro pode causar uma doença conhecida como cisticercose humana, que podem provocar convulsões semelhantes as da epilepsia. 

12 – Fontes utilizadas:




BIOequipe - mosquitos


Nome do Verme:  Ascaris lumbricoides
Filos Nematódeos 

Tamanho: O verme macho adulto mede aproximadamente 15-30 cm de comprimento, a fêmea mede aproximadamente 35-40 cm de comprimento. 

Nome da doença: Ascaridíase 

Habitat (no corpo dos hospedeiros): Intestino delgado humano (principalmente jejuno e íleo), podendo estar fixado à mucosa intestinal através dos lábios ou em migração pela luz intestinal. 

Hospedeiro –  Ser Humano - intestino delgado. 

Transmissão da doença: A contaminação por ele se dá pela ingestão de seus ovos, geralmente encontrados no solo, água, alimentos e mãos que tiveram um contato anterior com fezes humanas contaminadas. 

Principais sintomas: febre, dor de barriga, diarreia, náuseas, bronquite, pneumonia, convulsões e esgotamento físico e mental. 


Profilaxia: Os principais meios de prevenção são a educação para a saúde, de modo a evitar a contaminação no solo com fezes, e contato direto com solo, melhoria dos hábitos higiênicos no preparo de alimentos e seu manuseio, especialmente vegetais. 

O saneamento básico, a desinfecção e o tratamento são os principais meios de erradicar a doença. Devem-se usar latrinas, fossas secas e outros dispositivos para o recolhimento de dejetos, especialmente nas comunidades com precárias condições socioeconômicas. A desinfecção do solo também deve ser tentada, especialmente galinheiros e fazendas, além da desinfecção de alimentos, o que é mais dificultado, pois geralmente utilizamo-nos da fervura, o que por si só não seria possível para completa desinfecção.



BIOequipe - aranha

Ancylostoma duodenale-
 é um verme do filo Nematoda e seu tamanho varia de 0,8 a 1,3 cm. Causador da verminose denominada Ancilostomose ou amarelão, como é popularmente conhecida (tal nome faz referência a cor que o indivíduo infectado apresenta). 

Habitat e hospedeiro: As formas adultas desses parasitas se instalam no aparelho digestivo dos seres humanos, onde se fixam na porção que compreende o intestino delgado, nutrindo-se de sangue do hospedeiro e causando anemia. Não existindo hospedeiro intermediário, seu único hospedeiro fixo é o homem.

Transmissão: Essa doença é transmitida através da penetração ativa de pequenas larvas infectantes na pele de um indivíduo em contato com ambientes propensos, principalmente o solo, a água e consequentemente a vegetação, contendo fezes contaminadas por ovos que eclodem e desenvolvem as larvas.

Sintomas: Coceira e ferida no local onde a pele tocou o solo são geralmente os primeiros sinais da infecção. Esses sintomas ocorrem quando a larva penetra a pele. Ainda que infecção leve possa não apresentar sintomas, infecções graves podem ocasionar anemia, deficiência de proteínas, dor abdominal, diarreia, perda de apetite e emagrecimento, além de causar cansaço e dificuldade de respirar quando sob esforço. Infecções graves crônicas em crianças que são continuamente infectadas por muitos vermes podem prejudicar o crescimento e desenvolvimento mental.


Ciclo de vida: Os vermes adultos vivem no intestino delgado do homem. Depois do acasalamento, os ovos são expulsos com as fezes (a fêmea do Ancylostoma duodenale põe até 30 mil ovos por dia, enquanto que a do Necator americanus põe 9 mil). A larva originada denomina-se rabditóide, abandona a casca do ovo e assim passa a ter vida livre no solo. Em média, depois de uma semana transforma-se em uma larva que pode penetrar através da pele do homem, denominada larva filarióide infestante.
Quando os indivíduos andam descalços nestas áreas, as larvas filarióides penetram na pele, migram para os capilares linfáticos da derme e, em seguida, passam para os capilares sanguíneos, sendo levadas pela circulação até o coração e, finalmente, aos pulmões.
Depois, perfuram os capilares pulmonares e a parede dos alvéolos, migram pelos bronquíolos e chegam à faringe. Em seguida, descem pelo esôfago e alcançam o intestino delgado, onde se tornam adultas. 


Profilaxia: O amarelão pode ser evitado com saneamento básico eficiente, evitando contato com solos úmidos apropriados ao desenvolvimento da larva, por exemplo, com o uso de calçados, lavar bem frutas e verduras, encaminhando as pessoas doentes a um posto de saúde e com uma boa higiene pessoal.

fonte:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ancilostomose/ancilostomose-7.php http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/verminoses/verminoses-5.php http://www.copacabanarunners.net/amarelao.html http://www.algosobre.com.br/biologia/nematelmintos.html http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/Ancilostomiase.php



BIOequipe - caracol

Esquistossomose 
 Verme - Schistossoma mansoni. 
 Filo -   Platelmintos.

Classe - Trematoda
Nome dos hospedeiros:  Intermediário:  caramujo  &  Definitivo: homem

Transmissão: larvas cercárias penetram na pele.

Sintomas: aumento do fígado e baço, anemia, hemorragias, aumento do abdome e perturbações gástricas.

Ciclo do verme - não teve descrição.




Profilaxia:
Basicamente as estratégias para controle da doença baseiam-se em: Identificação e tratamento de portadores. Saneamento básico (esgoto e tratamento das águas) além de combate do molusco hospedeiro intermediário.



valeu!!
BIObjs - profe Lú

Nenhum comentário:

Postar um comentário