terça-feira, 9 de abril de 2013

ECOTELHADOS

Construções sustentáveis serão maioria até 2020. 

Um TELHADO VERDE ou um ECOTELHADO não é simplesmente estética, beleza, teste ou até mesmo uma loucura, na verdade é uma realidade que vem se acentuando. Diferentes pesquisas no mundo todo confirmam que os telhados verdes proporcionam benefícios que vem a melhorar diversos problemas das grandes cidades.

Benefícios do ECOTELHADO:

Aumento da biodiversidade; redução da velocidade de escoamento da água da chuva na fonte (telhado); aumento da retenção da água da chuva na fonte (drenagem urbana); limpeza da água pluvial, contribuindo para redução da poluição; redução da emissão de carbono, atenuante da poluição do ar; diminuição da temperatura do micro e macro ambiente externo; conforto térmico e acústico para ambientes internos; contribui para a maior durabilidade dos prédios, pois diminui a amplitude térmica; inclusão social, aumentando a oportunidade de convívio com a natureza em diferentes locais; contribui significativamente na pontuação de certificações como LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental)






Tradicionalmente, um telhado verde é feito em camadas. Mais próximo da base, fica a membrana impermeável, para evitar que a água das chuvas penetre no telhado e provoque infiltrações ou vazamentos. 
Logo acima, a camada que vai armazenar parte da água das chuvas, que será usada pelas próprias plantas como reserva. Em cima vem a camada de terra, que pode variar em espessura. Esta camada torna o sistema bastante pesado e, por isso, é imprescindível analisar a estrutura da obra antes de qualquer implantação. Por último, vem a camada de plantas. 

AS PLANTAS IDEAIS PARA O ECOTELHADO SÃO AS SUCULENTAS E 
AS FORRAÇÕES PARA JARDIM.



PARA TODAS AS MINHAS TURMAS: 
201 - 202 - 203 - 301 -302

SEGUE ALGUMAS SUGESTÕES RETIRADAS DA INTERNET:
Nem só de grandes construções comerciais e  residenciais são feitos os ecotelhados. Vamos investir pesado no conceito de sustentabilidade e levar os ecotelhados para as casinhas dos nossos cães! 

 A equipe irá produzir um ecotelhado em uma casinha de cachorro, vocês podem construir a casa e/ou reutilizar um modelo já pronto. 
Quem sabe no futuro as nossas casas tenham ecotelhados!! 
 Peçam ajuda aos amigos e familiares!!! Vamos colocar em prática brilhantes ideias!! Boa sorte BIOengenheiros!!! 

As casas farão parte de uma exposição no Colégio no mês de junho.



COLOQUEM EM PRÁTICA SUAS IDEIAS!!! 
*****************************************************************

bioBÔNUS: Lembrando da ideia que comentei em aula..... vamos mobilizar a prefeitura/ escola....e vamos fazer o ECOTELHADO da parada de ônibus em frente ao colégio!!! Abaixo segue uma foto de como poderia ficar!!!
Sonhar não custa...quem sabe nós vamos convencer alguém!!!
BIOforça galera!!!


VALEU!!
BIObjs - PROFE LÚ

Nenhum comentário:

Postar um comentário