terça-feira, 20 de março de 2012

SÍNDROME DE DOWN


A alteração de um dos pares de cromossomos da célula humana, o de número 21, foi o fator para determinar a data do Dia Internacional da Síndrome de Down: 21 de Março.
 
A Síndrome de Down (SD) ou trissomia 21 consiste em uma anomalia cromossômica que está relacionada a um cromossomo adicional no grupo 21. Normalmente existem dois cromossomos em cada grupo, porém por uma falha genética o autossomo 21 ficará com três cromossomos em todas as células do organismo de seu portador, resultando em um total de 47 cromossomos, sendo microscopicamente demonstrável. Essa alteração hereditária, não progressiva, pode ocorrer durante ou imediatamente após a concepção, alterando todo o desenvolvimento e maturação do feto. Sua etiologia ainda é desconhecida, mas sabe-se que está relacionada com a idade materna, sendo marcado por características físicas e mentais típicas e constantes a todos os seus portadores. (BORGES, 2003).

Esta síndrome é caracterizada como uma condição genética, onde há um erro no desenvolvimento das células do embrião, que provoca atraso no desenvolvimento do corpo, nas funções motoras e mentais das crianças. Conseqüentemente seus portadores, terão um ritmo de desenvolvimento mais lento que o normal, ou seja, as aquisições das habilidades físicas e mentais vão surgir em um tempo superior ao de uma criança com desenvolvimento normal. (PUESCHEL,1993).




De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o número de pessoas com Down, corresponde a 10% dos habitantes do planeta. 

 
Algumas das principais características do portador de Down:
Presença de fendas palpebrais;
Dobras pequenas de pele, localizadas no canto interno dos olhos;
Excesso de pele na nuca;
A língua pode apresentar-se aumentada e proeminente;
Parte detrás da cabeça achatada;
Orelhas e boca apresentam-se em tamanho reduzido;
Mãos e pés pequenos;
Tônus muscular decrescido;
Distância aumentada entre o primeiro e segundo dedos dos pés.

Pessoas com síndrome de Down têm apresentado avanços impressionantes e rompido muitas barreiras. Em todo o mundo, há pessoas com síndrome de Down estudando, trabalhando, vivendo sozinhas, se casando e chegando à universidade. (fonte: Wikipedia)

O mais importante é lembrar que respeito e amor às pessoas com síndrome de Down são ingredientes fundamentais para que estes humanos vivam em harmonia com qualquer 
outro ser humano!!!

Vamos respeitar as diferenças!!!
Ser diferente é normal!!
valeu!
BIObjs - profe. Lú

Nenhum comentário:

Postar um comentário