sábado, 10 de setembro de 2011

Arborização Urbana: importância e escolha das espécies adequadas


Com a chegada da PRIMAVERA e também do dia da árvore, vou postar várias matérias que tratam de plantas, informações gerais, dicas ...

Inicio falando de arborização urbana:

A arborização urbana é fundamental para garantir o conforto e bem-estar de quem vive na cidade, pois as árvores funcionam como um filtro ambiental, reduzindo a poluição atmosférica, amenizando o calor, diminuindo a insolação e a velocidade dos ventos, e abafando ruídos. As árvores também contribuem no combate à erosão e servem de abrigo e alimento para as aves.


Segundo a Associação Brasileira de Arborização urbana, Para a escolha da espécie adequada ao plantio em vias públicas (ruas e calçadas), a árvore deve ter características como:
  • Estar adaptada ao clima do local;
  • Ser preferencialmente uma espécie nativa da vegetação local;
  • Possuir porte adequado ao espaço disponível;
  • Não apresentar princípios tóxicos ou alérgicos;
  • Devem-se evitar espécies que necessitem de poda frequente, que tenham tronco frágil, caule e ramos quebradiços.
escolha correta das árvores é importante, porque evita que elas causem problemas para a infra-estrutura do meio urbano, como as redes de água e esgoto, a rede elétrica, o calçamento das ruas e a circulação de pedestres e carros.
Ajude a cuidar das ávores da sua cidade, regue as mudas plantadas nas calçadas nas épocas das chuvas. Plante uma árvore na sua calçada seguindo as orientações para escolha correta das árvores.
Arborização urbana é importante porque aumenta a qualidade de vida e a saúde pública da população!    informações retiradas do site - http://www.problemasambientais.com.br/
É isso aí galera!!!  Vamos cuidar com muito carinho das árvores!! Valeu!!
biobjs-profe Lú

Nenhum comentário:

Postar um comentário